O que significa sanção na Bíblia?

Perguntado por: lmatamaria . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 17 votos

Sansão, cujo nome significava "homem do sol", era um nazareno dotado de extraordinária força. Era um dos juízes bíblicos cuja história está descrita no Livro dos Juízes (13-16) e no Novo Testamento (Hebreus 11,32).

Sansão: Significa “pequeno sol”, “como o sol” ou “homem de força descomunal”. Sansão é um nome masculino que se originou a partir do hebraico shimshoun, um diminutivo do termo shemesh, que significa “sol”. Portanto, o significado real do nome seria “solzinho” ou “pequeno sol”.

Um dom, que segunda a bíblia, foi dado por Deus para que ele pudesse liderar a luta dos hebreus contra os filisteus. Dalila era filisteia e foi orientada a seduzir Sansão para descobrir a origem de sua força. Sansão se apaixonou por Dalila e contou seu segredo. Ela o traiu e o entregou para seus inimigos.

Além de força, o Espírito do Senhor dera poder ao nazireu Sansão, já que o propósito de Deus era que ele fosse juiz em Israel por 40 anos. Porém, por ter se deixado contaminar por paixões carnais e desobedecer ao Senhor, ele conseguiu fazer isso somente por 20 anos.

Muitos líderes hoje são derrotados, no homossexualismo, lesbianismo, prostituição, lascívia, adultério, quer mentalmente ou com ações práticas. Sansão caiu nessa também.

Em Sansão e Dalila, Dalila é a irmã da esposa de Sansão e se arrepende de ter cortado o cabelo dele. Quando Sansão se prepara para derrubar os pilares, Dalila não segue o conselho de Sansão para sair e ela morre ao lado dele quando o templo desmorona.

(14:8-9), também não podia beber vinhos e o fiz. Deixei-me envolver por mulheres estrangeiras também em desobediência, mesmo sabendo que não daria conta de reagir e seguir o meu chamado, ser alguém a representar Deus entre o meu povo.

Durante a primeira tentativa, ele mentiu para Dalila, dizendo que perderia sua força se fosse amarrado com sete cordas de arco novas que não tivessem sido secas (verso 7). Os filisteus o fizeram.

Medida punitiva: 1 pena, castigo, punição, penalidade, corretivo, condenação, multa, coima.

A sanção é ato político de competência exclusiva dos Chefes do Poder Executivo (Presidente, Governador e Prefeito) e consiste na sua adesão ou aquiescência ao projeto aprovado pelo Legislativo.

Em três tentativas Sansão resistiu a sua investida, mas num determinado dia, após Dalila acusá-lo de falta de amor, Sansão contou-lhe sobre sua condição como nazireu, e o significado de seus cabelos com relação à força sobrenatural que vinha da parte de Deus sobre ele.

A população juntou-se aos milhares para ver a derrota de Sansão e este, num último esforço, pediu a Deus que lhe devolvesse a força, por instantes. Foi então que Sansão, heroicamente, fez ruir os pilares, causando a destruição do templo e, consequentemente, a morte dos Filisteus, de Dalila e do próprio Sansão.

Na novela, Aquilino supre a falha do nome: a esposa de Sansão chama- -se Hegla, e a meretriz chama-se Micha.

15 E achou uma queixada fresca de um jumento, e estendeu a sua mão, e tomou-a, e matou com ela mil homens. 16 Então disse Sansão: Com uma queixada de jumento, um montão, dois montões; com uma queixada de jumento matei mil homens.

Herói bíblico e não menos mítico nascido na Judéia, que, embora possuidor de um dom divino, uma enorme força física, passou a história como exemplo moralista, por causa de sua fraqueza perante as mulheres.

Ele perdeu a bênção da força porque “o Senhor se tinha retirado dele” (Juízes 16:20). Sua força física era um símbolo de seu convênio com Deus, que era a fonte dessa força. Quando Sansão quebrou os convênios por meio de ações iníquas, perdeu a força.

Dentre as suas transgressões, o livro dos Juízes também relata que Sansão se prostituiu com uma filisteia, filhas dos inimigos do seu povo, em Gaza (Juízes 16:1). Sansão estava brincando com o inimigo, ao desobedecer a Deus e não se apegar a ele como fonte das suas bênçãos.

na·zi·reu reu. [ Religião ] Relativo a ou judeu asceta que consagra a sua vida a Deus.