O que significa Samaria na Bíblia?

Perguntado por: amaldonado3 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Samaria é o nome de uma província referenciada por diversas vezes no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, situada no alto de um monte entre a Judeia e a Galileia. Atualmente, a região está situada na Palestina, entre Israel e a Cisjordânia, no Oriente Médio.

Os samaritanos adoravam “em espírito”, isto é, adoravam aquele que eles não conheciam “com alegria e verdadeiro entusiasmo”. Mas e daí? Não adoravam “em verdade” porque rejeitavam 34 livros do Velho Testamento, a Bíblia de então.

Samaria é um termo construído pelo hebraico shomron, nome da tribo shemer, que era proprietária do local e o vendeu ao Omri, que teria sido o sexto rei de Israel.

Samaria é o nome de uma província referenciada por diversas vezes no Novo Testamento da Bíblia Sagrada, situada no alto de um monte entre a Judeia e a Galileia. Atualmente, a região está situada na Palestina, entre Israel e a Cisjordânia, no Oriente Médio.

Os peregrinos que passavam pela Samaria eram muitas vezes assaltados. No entanto, Jesus decide, não só passar através deste território, mas também pedir hospitalidade numa de suas cidades. Revela-se, neste acontecimento, o coração generoso de Jesus. No entanto, sua oferta de amizade é recusada.

Os samaritanos originalmente eram os habitantes de Samaria; cidade fundada por Onri, rei de Israel, para ser a capital do reino do Norte conforme relatado em 1 Reis 16:24. Sendo assim eles eram israelitas sanguíneos, ou seja, hebreus legítimos da linhagem de Abraão.

A esposa de Naamã tinha uma empregada que lhe falou do profeta Eliseu, que vivia em Samaria, em Israel. Eliseu era um sujeito capaz de trazer a cura para o general.

Nesse poço Jesus encontra uma mulher cujo nome não é revelado, mas sabe-se que era samaritana. Judeus e samaritanos não se conversavam, já que eram povos rivais. Também naquela época as mulheres eram consideradas inferiores aos homens. Jesus sabia disso, mas ignorou o fato por considerar e tratar as pessoas iguais.

Os samaritanos convivem bem com israelenses e palestinos e tentam não se intrometer no conflito entre os dois povos. Os de Holon têm cidadania israelense e servem ao exército israelense.

Atualmente a expressão foi generalizada e "bom samaritano" passou a designar qualquer pessoa que se preocupa com os outros, que age sempre a favor do bem, que procura ajudar em qualquer circunstância, sem falsos interesses. Samaritano é o indivíduo natural da região de Samaria, próximo a Jerusalém.

Clamavam que um povo que uma vez cultuara cinco deuses, não podia ser aceito por Jeová. Ridicularizavam a pretensão dos samaritanos de que Moisés havia enterrado o Tabernáculo e seus vasos no cume de Gerizim.

A fundação e edificação de Samaria foi obra da poderosa dinastia Omri- da, que tem como fundador Omri, rei de Israel Norte, sucedido por Acabe e seus filhos Acazias e Jorão. Esta dinastia governou Israel Norte entre os anos 884-842 AEC, primeira metade do século 9º. (FINKELSTEIN, 2003, p. 234-235).

Sicar era um bom lugar para um samaritano se esconder e evitar o mundo exterior. Até Jesus chegar. Jesus poderia ter passado ao largo de Sicar. A maioria das pessoas fazia isso.

E era-lhe necessário passar por Samaria. Foi, pois, a uma cidade de Samaria, chamada Sicar, junto da herdade que Jacó tinha dado a seu filho José. E estava ali a fonte de Jacó.

E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata. 26.

O poço de Jacó é um local histórico e religioso importante para os cristãos em Nablus. É mencionado na Bíblia como o lugar onde Jesus encontrou uma mulher samaritana e falou sobre a Água da Vida. É considerado um lugar de cura e renovação espiritual, visitado por muitos peregrinos.

O bom samaritano, na verdade, o bom cristão, não é aquele que usa da vingança, não é aquele que usa do ressentimento, não é aquele que usa da mágoa. Mas, é aquele que usa do perdão, da misericórdia para quem o feriu, para quem o machucou, para aquele que, em alguma situação de sua vida, lhe fez mal.

Não, este terceiro personagem, não judeu, não religioso, é que prestou socorro. O “bom” samaritano socorreu a vítima que bem podia ser um sacerdote, levita, grego, galileu, ou o próprio Jesus; e o fez definitivamente, levando-a a uma estalagem e se responsabilizando pelos custos.

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel.

Samaria, a capital de Israel no tempo do profeta Eliseu. Ninguém entrava nem saía da cidade. A comida foi acabando, e a fome já era extrema.

McConkie definiu água viva como “as palavras da vida eterna, a mensagem da salvação, as verdades sobre Deus e Seu reino; as doutrinas do evangelho.” Ele continua, explicando: “Onde há profetas de Deus, aí haverão rios de água viva, fontes repletas de verdades eternas, mananciais jorrando a dádiva de vida que salva da ...

Continuar lendo Quem é Samaria hoje?