O que significa Salmo 55 versículo 22?

Perguntado por: ocunha . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Os problemas e os desafios da vida continuarão a surgir, mas quando buscamos a Deus, estamos confiamos na sua Palavra. Quando confiamos verdadeiramente nele, os problemas deixam de nos afetar negativamente. Confiar em Deus é um exercício prático, é uma questão de maturidade, santificação e busca incessante ao Reino.

Davi

Provavelmente Davi escreveu o Salmo 55 por ocasião do golpe de Estado que seu filho Absalãoefetuou contra ele. Nesse Salmo específico, Davi fala das angústias que lhe sobrevinham ao coração por causa da traição que sofreu de um amigo muito chegado (v.

Provavelmente, a pessoa à qual Davi se refere nos versículos 12 a 14 é Aitofel, o gilonita, cuja traição e suicídio estão registrados em 2 Samuel 15 a 17. Aitofel é considerado o Judas do Antigo Testamento e, portanto, tais palavras também se aplicam profeticamente a Judas, traidor do Senhor Jesus.

Salmo 22 é um dos mais famosos clamores por socorro que encontramos em todo o Antigo Testamento. Nele, o salmista suplica por ajuda divina em uma situação de extrema adversidade, na qual se depara com a possibilidade real de sua morte.

Isaías 55 é outro chamado do Senhor para que nos acheguemos a Ele. No capítulo 55, Ele nos dá mais motivos pelos quais a Israel dispersa e todos nós queremos confiar Nele e segui-Lo.

Este salmo foi provavelmente escrito ao tempo da rebelião de Absalão e a traição de Aitófel (2Sm 15-17).

Constranger, rejeitar ou envergonhar. Atemorizar, desalentar, espantar ou assombrar.

“Depois que Davi terminou de falar com Saul, Jônatas ficou profundamente impressionado com Davi. Um laço muito forte de amizade se desenvolveu entre eles. Jônatas se comprometeu totalmente com essa amizade com Davi e, desde então, passou a ser seu principal defensor e melhor amigo. ” (1 Samuel 18.

Davi relata com detalhes neste salmo a perseguição que Cristo passaria na terra, e além de relatar estes acontecimentos, Davi como um profeta relata o que ainda virá na volta de Cristo, anunciada também pelos evangelhos. (Salmos 22, versículos – 9-14.).

Salmo messiânico de Davi — Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre — Predita a traição de Judas.

O Salmo 22, composto pelo rei Davi, é muito expressivo e geralmente o consideram, os exegetas, como prefigurativo de Jesus Cristo, que a Si mesmo designou como o Bom Pastor: “Salmo 22 – 1. O Senhor é meu pastor, e nada me faltará; 2. colocou-me num lugar de pastos.

Devemos compreender que os caminhos de Deus, bem como seus pensamentos são infinitamente diferentes dos nossos. Muitas vezes Deus nos levará por caminhos diferentes para que possamos alcançar os seus propósitos.

Os inimigos de Davi eram pessoas reais que simbolizavam os nossos inimigos espirituais (satanás e seus demônios, o mundo e a carne).

Este Salmo foi dado a Davi pelo Espírito Santo quando seu coração, quebrantado e arrependido devido a seu pecado contra Deus, pediu-Lhe perdão mediante o Sangue Expiatório do Cordeiro de Deus, prefigurado em Êxodo, no Capítulo 12.

Salmo 22: Um Salmo sobre Jesus Cristo.

22 Não roubes ao pobre, porque é pobre, nem atropeles na porta o aflito. 23 Porque o Senhor pleiteará a causa deles em juízo, e aos que os roubam lhes roubará a alma. 24 Não acompanhes o irascível, nem andes com o homem colérico, 25 Para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma.