O que significa sala laranja no hospital?

Perguntado por: amata9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Laranja: muito urgente e precisa ser atendido o mais rápido possível. Em média, o tempo aceitável de espera nesses casos é de até 10 minutos.

A Sala Vermelha é destinada a pacientes que necessitam de cuidados e vigilância intensivos. Em geral, pessoas que aguardam a definição de um diagnóstico, uma cirurgia de emergência ou transferência para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A cor vermelha indica atendimento imediato; os casos urgentes recebem a cor amarela e têm um tempo de espera de até 30 minutos. Os usuários que recebem as cores verde e azul representam casos de menor gravidade (ou seja, pouco ou não urgentes).

A cor vermelha indica risco altíssimo, com necessidade de atendimento imediato (emergência). A cor amarela significa urgência, e demanda atendimento rápido. Já o verde indica casos de menor urgência, que podem aguardar atendimento.

A cor amarela significa urgência e indica que o paciente precisa de uma certa prioridade mas pode aguardar um pouco. Já o verde indica pouca urgência, o paciente deve ser atendido mas pode esperar até que o médico o chame.

Qual a diferença entre a Sala de Emergência e a UTI? A equipe da UTI trata desde emergências menores (fraturas, traumas menores, etc) até graves problemas como infarto, acidentes, traumas por armas, intoxicações, parada cardíaca súbita, etc.

Sala Amarela
Destinada a pacientes que aguardam resultados de exames, pareceres ou precisam ser observados por um período maior de tempo. Nela há seis camas e um leito de isolamento. A sala conta com um médico, um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem 24h por dia.

Desde que a pandemia de covid-19 avançou pelo Brasil, as Unidades de Terapia Intensiva ganharam as notícias. Mas você sabe o que é uma UTI? Esse tipo de instalação hospitalar é importantíssimo para o tratamento de doenças muito graves, que colocam em risco a vida da pessoa.

“A Sala Vermelha é o local para atendimento emergencial ao paciente grave.

As patologias de base relevantes encontradas nesses prontuários foram: problemas cardiovasculares (37,0%), destes 45% apresentaram hipertensão arterial, sendo seguido por problemas hepáticos (25,9%).

O que é internação prolongada em UTI? As definições atuais de internação prolongada variam (sete, dez ou 14 dias) conforme o perfil das unidades e dos pacientes.

Essa exigência considera, além da quantidade de colaboradores, o grau de risco da organização, que vai de 1 a 4 – em geral, hospitais são classificados como grau de risco 3.

Corresponde às emergências, pacientes em estado crítico, que necessitam de encaminhamento imediato para a sala de ressuscitação. Normalmente, eles sofreram eventos graves, portanto, a equipe de saúde não deve perder tempo realizando todos os procedimentos de classificação de risco.

Veja alguns exemplos e qual a classificação que se encontram:

  1. VERMELHO: PACIENTES COM RISCO DE MORTE.
  2. AMARELO: ELEVADO RISCO DE MORTE.
  3. VERDE: POUCA URGÊNCIA. SEM RISCO DE MORTE.
  4. AZUL: SEM GRAVIDADE OU RISCO DE MORTE.

"Código preto" é utilizado nos hospitais, mais precisamente nas salas de emergência, quando o fluxo de pacientes é muito alto e as acomodações estão muito lotadas. Isso significa que a equipe está toda muito ocupada para tratar de todos os pacientes, e alguns podem vir a morrer sem assistência.

O Sistema de Classificação de Pacientes (SCP) é um processo no qual se procura categorizar pacientes de acordo com a quantidade de cuidado de enfermagem requerido, ou seja, baseado na complexidade da assistência de enfermagem.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, sendo:

  • Três são primárias (azul, amarelo e vermelho)
  • Três são secundárias (verde, laranja e roxo)
  • Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

A Sala Amarela é destinada a casos de gravidade moderada, já estabilizados, que tenham passado pela Sala Vermelha ou não, e que necessitam de cuidados especiais, ou seja, pacientes que necessitam de atendimento médico e de enfermagem o mais rápido possível, porém não correm riscos imediatos de vida.