O que significa sacrilégio na Bíblia?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

O sacrilégio é uma ação profana, ou seja, quando alguém trata com indignidade os sacramentos da bíblia ou os lugares que são consagrados a Deus, como igrejas e mesquitas, por exemplo.

Chamamos de profanação a violação de lugares sagrados. Quando não se respeita o limite daquele espaço que é separado ao culto de Deus.

Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.

blasfêmia - "palavras que ultrajam a divindade ou religião" heresia - "ato ou palavra ofensiva à religião" sacrilégio - "ato de profanação, uso profano de lugar ou objeto sagrado, ultraje feito a pessoa sagrada ou venerável."

substantivo masculino Desrespeito a certas normas e/ou preceitos religiosos; pecado cometido contra aquilo que é considerado sagrado.

Ser profano é violar as regras sagradas, é fazer uso abusivo de práticas impuras, indignas.

Sagrado é todo aquele espaço, objeto, símbolo, que tem um significado especial para uma pessoa ou grupo. Profano é tudo que não é sagrado, toda a vida comum do dia a dia, os fatos e atos da rotina.

Ato ou efeito de profanar o corpo humano sem vida. Ato de vandalismo, irreverência ou desconsideração com o cadáver.

Pecados considerados graves, como macular pão e vinho consagrados, violar o sigilo da confissão e planejar a morte do papa, normalmente só podem ser perdoados por bispos mais graduados, autoridades do Vaticano ou o próprio pontífice.

Primeiro, com Deus, acima de tudo, viver uma profunda comunhão com Ele! Quem tem comunhão com Deus não semeia discórdia, separação e desunião. Quem tem comunhão com Deus rende-se ao Seu Espírito, é ele quem semeia, constrói e edifica a nossa unidade no corpo de Deus.

Por exemplo, a profanação de um túmulo é o ato de agir de forma inapropriada ou degradante para com os ritos sagrados que uma sociedade dedica aos seus mortos.

Todo aquele que tiver falado contra o Filho do Homem obterá perdão, mas aquele que tiver blasfemado contra o Espírito Santo não alcançará perdão.

O pecado mortal é uma possibilidade radical da liberdade humana, tal como o próprio amor. Tem como consequência a perda da caridade e a privação da graça santificante, ou seja, do estado de graça.

Seja franco e honesto com Deus em suas orações e admita que cometeu erros. Depois de confessar seus pecados, peça ajuda. “Desta maneira sabereis se um homem se arrepende de seus pecados — eis que ele os confessará e abandonará” (D&C 58:43). Se possível, você deve reparar os danos causados por suas ações.

O que é Blasfêmia:
Blasfêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus. Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.