O que significa sacrifício pelo fogo?

Perguntado por: lsilveira4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

A palavra holocausto tem origem grega ('holókauston') e conotação bíblica, significa "sacrifício em que a vítima é queimada viva", ou "sacrifício pelo fogo".

A maior diferença entre o holocausto e as outras ofertas é que na oferta queimada, o animal inteiro era queimado sobre o altar, simbolizando total dedicação ou submissão a Deus.

1. Oferta solene à divindade, em donativos ou vítimas. 2. A morte de Cristo.

Quando falamos de sacrifício, uma expressão vem à mente: “No Pain. No gain”. Ela descreve com incrível clareza a relação direta entre as importantes conquistas e vitórias que todos objetivamos em nossas vidas e carreiras com os grandes esforços a eles associados.

1 Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em asacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso bculto racional.

Os filhos de Eli pecaram pegando carne dos sacrifícios de animais que não lhes pertencia. Ao fazerem isso, essencialmente estavam roubando de Deus as ofertas feitas a Ele e enganando as pessoas.

Eis que o bobedecer é melhor do que o csacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros. 23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

Confira algumas práticas que vão ajudar você nessa missão!

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Na Lei do Holocausto dada por Deus aos sacerdotes levíticos, o fogo do altar arderia ininterruptamente: O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Tal ação servia como um lembrete da presença contínua de Deus e da necessidade do povo de uma expiação continua.

12 E o fogo sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das aofertas pacíficas. 13 O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.

… 6Logo depois se retirará a pele do animal, que será cortado em pedaços. 7Então os descendentes do sacerdote Arão acenderão o fogo do altar e arrumarão a lenha sobre o fogo. 8Em seguida os filhos de Arão, os sacerdotes, colocarão os quartos, a cabeça e a gordura em cima da lenha que está sobre o fogo do altar.…

O ritual de sacrifício vem do livro sagrado judaico, a Torá. De acordo com a Torá, os judeus estavam sendo mantidos como escravos no Egito e, para libertá-los, Deus passou pela terra para matar o filho primogênito de cada família egípcia.

Eclesiastes 5. Deus está no céu — A voz do tolo é conhecida pela multidão de palavras — Cumpre os teus votos — As riquezas e os bens são um dom de Deus. 1 aGuarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

(Mateus 22:37) Quando vencermos nossos próprios desejos egoístas e pusermos Deus em primeiro lugar em nossa vida e fizermos convênio de servir a Ele a despeito do custo, então estaremos vivendo a lei do sacrifício.

O princípio bíblico de que obedecer é melhor do que sacrificar, nos ensina que há um jeito certo de servir a Deus. Algumas pessoas pensam que podem obter o favor e a aprovação de Deus à sua própria maneira, através das decisões e obras de suas próprias vontades.

Não é o seu modo de vestir ou de falar que caracteriza você como cristão, mas, sim, a obediência. A obediência traz vitória. Se você é um crente obediente, você é vitorioso, é uma pessoa feliz, capaz de ensinar outras pessoas a serem obedientes e a se tornarem felizes.

Os maiores sacrifícios são inúteis se o coração não estiver em Deus. A legitimidade sem amor pode se transformar no oposto do que Deus quer. O apóstolo Paulo afirma que não teria benefício algum ter todo o conhecimento e o poder da fé, e até entregar todas as suas posses, se lhe faltasse a essência que é o amor.

Servir à Deus também implica em seguir o que Ele manda. Em João 14:21 (ARA), Jesus deixa claro: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”