O que significa Ruach na Bíblia?

Perguntado por: oqueiroz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

É um termo que representa a energia divina, ou princípio vital, que anima os seres humanos. O ruach do homem abandona o corpo por ocasião da morte (Sl 146:4) e retorna a Deus (Ec 12:7; cf. Jó 34:14). O equivalente neotestamentário de ruach é pneuma, 'espírito', proveniente de pneo, 'soprar' ou 'respirar'.

A palavra grega “pneuma” é traduzida no Novo Testamento como “espírito” e tem o mesmo significado de “ruach” no hebraico, ou seja, é um sinônimo de espírito, fôlego, vento, sopro, ar. Algumas palavras como pneu, pneumático, pneumonia, etc, todas relacionadas à respiração ou ao ar, derivam da palavra “pneuma”.

Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Yeshuah - Salvação. Yeshua Hamashia - Jesus Cristo, o Messias. Yeoshua - o Eterno salva.

Yeshua Hamashia é uma expressão em aramaico que significa "Jesus Cristo, o Messias".

O nome Yeshua é escrito também como Yehoshua, traduzido em português para Josué. Yeshua Hamashia também pode ser escrito como Yeshua Meshiach. A afirmação de que Yeshua é realmente o nome original de Jesus tem sido muito debatida, pois era muito utilizada nas civilizações antigas, incluindo os gregos.

Kadosh significa santo, em hebraico. É também a expressão utilizada para designar o nome de Deus dos judeus. Kadosh significa também algo sagrado, ou um indivíduo que foi consagrado perante outras pessoas. Kadosh também aparece na Bíblia, no Novo Testamento.

Jeová é uma das transliterações para língua portuguesa (além de Javé, Iehovah, Iavé ou até Yahweh) do Tetragrama YHVH, ou seja, a designação das quatro consoantes que compõem o nome de Deus em hebraico.

Ruah, o sopro e espírito da vida, consagrou Maria, tornando-a sagrada, e elas geraram Jesus. A vida veio do feminino.

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

Dicionário Houaiss). A palavra hebraica ruah tem também significado semelhante a pneuma («hálito, ar») e é usada em português também como apelido entre indivíduos da comunidade judaica ou com ela relacionados (cf. José Pedro Machado, Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa).

O termo “alma” é a tradução do hebraico nephesh. Em Gênesis 2:7, o termo denota o homem como um ser vivente depois que o fôlego de vida penetrou no corpo físico, formado com os elementos da terra.

Os membros da Igreja também creem que Deus e Jesus Cristo têmcorpos de carne e ossos, mas glorificados e imortais. O Espírito Santo é, portanto, o únicomembro da Divindade sem um corpo.

Os dons são as graças de Deus que nos auxiliam para crescermos e nos desenvolvermos na virtude e perfeição de uma vida cristã, eles são: conselho, entendimento, fortaleza, sabedoria, piedade, ciência e temor a Deus.

O Espírito Santo manifesta-Se a homens e mulheres na Terra como o poder e como o dom do Espírito Santo. O poder pode vir a uma pessoa antes do batismo. Trata-se do testemunho convincente de que Jesus Cristo é nosso Salvador e Redentor.