O que significa rotação síncrona?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

A Lua está em rotação síncrona, o que significa que mantém a mesma face voltada para a Terra o tempo todo. Essa rotação síncrona só é verdadeira em média porque a órbita da Lua tem uma excentricidade definida.

O motor síncrono trabalhando dentro de sua capacidade é capaz de operar em velocidade constante. Ele é uma máquina eficiente geralmente utilizada onde se requer alta precisão. Esta característica da velocidade surge da interação entre um campo magnético constante, gerado pelo rotor, e um rotativo, produzido no estator.

Máquinas síncronas são aquelas em que o rotor gira exatamente na mesma velocidade que o campo magnético girante, independente da carga imposta. Já os assíncronos são aqueles em que o funcionamento depende de uma diferença entre as duas velocidades, chamada de escorregamento.

Alta Capacidade de Torque O motor síncrono é projetado com alta capacidade de sobrecarga, mantendo a velocidade constante mesmo em aplicações com grandes variações de carga. Alto Rendimento São mais eficiente na conversão de energia elétrica em mecânica, gerando maior economia de energia.

1800 RPM

Velocidade síncrona: 1800 RPM (4 polos – 60Hz)

A principal desvantagem deste tipo de motores eléctricos consiste no valor elevado da corrente eléctrica que absorvem durante o arranque, além da necessidade de uma instalação de corrente contínua que assegure a alimentação do circuito indutor da máquina.

COMO FUNCIONA UM GERADOR SÍNCRONO? O gerador síncrono recebe esse nome porque a frequência da corrente elétrica gerada está diretamente relacionada (sincronizada) com a frequência de rotação do motor. Um gerador síncrono tem o mesmo princípio de funcionamento e composição muito parecida de um motor síncrono.

Significado de Síncrono
Que acontece de maneira simultânea, ou respeitando os mesmos intervalos, por ser controlado por um dispositivo temporizador. [Informática] Controlado por um mecanismo de sincronismo: programa, processo síncrono.

Como o motor síncrono desenvolve um torque somente quando gira na velocidade síncrona, ele não tem partida própria e conseqüentemente precisa de algum dispositivo que faça o rotor girar até atingir a velocidade síncrona.

O motor síncrono é um alternador funcionando como motor; aplica-se CA ao estator e CC ao rotor. O motor de indução difere do motor síncrono por não ter o seu rotor ligado a qualquer fonte de alimentação, sendo o seu rotor alimentado por indução magnética.

Motores síncronos são motores de corrente alternada. Resumidamente, é um motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação. Nestes modelos, o estator é alimentado com corrente alternada, enquanto o rotor é alimentado com corrente contínua proveniente de uma excitatriz.

Existem dois tipos de motores de indução (assíncronos) trifásicos: Motor de indução trifásico, rotor tipo bobinado (motor de anéis):

“Na comunicação síncrona, durante o home office, apenas o espaço é deslocado. Então, você faz uma reunião virtual com alguém que compartilha o mesmo momento, mas está em local distinto. Na comunicação assíncrona no trabalho remoto, além do espaço, o tempo também é deslocado.

Os rotores são normalmente de dois tipos: rotores de pólos salientes e rotores de pólos lisos ou bobinados. Nas máquinas de pequena potência usam-se também rotores constituídos por ímanes permanentes.

A velocidade de um motor elétrico é calculada com base em dois fatores: 1- O número de polos magnéticos. 2 – A frequência da rede de alimentação em corrente alternada. Nos motores síncronos, portanto, a velocidade síncrona sempre está presente variando proporcionalmente com a frequência da rede.

Este método de controlo de velocidade é largamente utilizado em aplicações de potência, onde a variação numa larga gama de velocidades envolve elevadas energias de deslizamento. A velocidade síncrona e, como tal, a velocidade do motor, pode ser variada pela alteração da frequência da tensão de alimentação.

Relação entre a velocidade do campo magnético girante e a velocidade do rotor. A velocidade do campo magnético girante é chamada de velocidade síncrona do motor.

1800 rpm

Os Motores de 4 Polos são motores elétricos mais robustos, com ótimo desempenho e durabilidade. Com velocidade de rotação de até 1800 rpm, os motor... + Leia Mais.

O fator que necessita do escorregamento é quando desejamos saber a velocidade para a sincronia do motor (ns), esta velocidade é a velocidade que é estabelecida pelo campo girante, este cálculo consiste na multiplicação da frequência por uma constante de 120 dividido números de polos.

O estator se mantém fixo à carcaça do motor, e tem por função conduzir a energia e transformá-la em elétrica. O rotor, por sua vez, é uma estrutura que gira em torno de seu próprio eixo, produzindo movimento de rotação e energia.