O que significa rosca UNC e UNF?

Perguntado por: earruda4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

UNC/BSW = Rosca grossa. UNF = Rosca fina. CEI = Rosca extra fina, desenvolvida exclusivamente para a aplicação em bicicletas e ciclomotores.

Via de regra, todos os chumbadores são UNC, exceto os de 1/2. Para estes, desde o princípio, definiu-se 1/2 UNC (13 fios por polegada) para os de rosca externa e 1/2 WW (12 fios por polegada) para os de interna. Com o passar do tempo, o mercado exigiu os dois tipos de rosca para os chumbadores de rosca interna.

UNC: rosca grossa, é recomendada para uso geral em engenharia. Na tabela as dimensões com (*) indicam roscas "unified" (unificados) e "american standard" são representadas por UNC. As demais representam somente à "american standard" e representadas por NC.

No sistema americano, a rosca normal é caracterizada pela sigla NC (national coarse) e a rosca fina pela sigla NF (national fine).

A barra roscada é um utensílio de fixação muito utilizado em projetos de construção civil e no ramo industrial. Geralmente, ela serve para as necessidades que não podem ser supridas por um parafuso, já que são disponibilizadas no mercado em tamanhos maiores do que os da ferragem convencional.

A melhor maneira de identificar se uma rosca é métrica ou polegada é utilizando um pente de rosca, visto que as roscas métricas, UNC e UNF possuem o mesmo ângulo de filete (60°), já as roscas BSW e BSF possuem um ângulo diferente (55°).

Quais os tipos de Roscas
Geralmente a rosca de um parafuso é definida através de quatro aspectos: diâmetro, número de filetes (em polegadas ou milímetros), espessura do filete ou material. Também existe uma variação no formato dos filetes de rosca.

A Rosca BSW é um padrão de rosca conhecido por aqueles que trabalham muito com parafusos. No Brasil ela é pouco utilizada, ficando disponível à algumas medidas. Criada em 1841 pelo britânico Joseph Whitworth, a British Standard Whitworth (BSW) foi o primeiro padrão nacional de rosca de parafusos.

Segundo a American Society of Mechanical Engineers (1989) tem-se que as roscas grossas possuem aplicabilidade principal em materiais com menor resistência ao escoamento, como ferro, alumínio, bronze, etc. Isso ocorre devido à roscas grossas possuírem maior resistência à cargas do que as roscas finas.

A rosca BSP, por exemplo, no que se refere à anatomia, ao contrário da NPT, é paralela e pode ser rosqueada até o final da área desenvolvida durante sua instalação. Em contrapartida, a rosca NPT, também chamada rosca cônica, é mais usada em conexões para tubulações que transportam água e gás.

Existem vários tipos de roscas, cada uma com suas próprias características e aplicações específicas. Entre os tipos mais comuns, estão as roscas soberba, Whitworth, quadradas e triangulares. Veja neste texto, quais são os principais tipos de roscas de parafusos e para que eles servem.

As roscas UN possuem três séries distintas: UNC, UNF e UNEF. Suas descrições são dadas abaixo: UNC (Coarse / Grossa): São as que possuem filetes de rosca de maior largura e utilizados em materiais de baixa resistência (ex.: plásticos, alumínio, magnésio). É adequado para situações de montagem e desmontagem frequentes.

No sistema americano, a rosca normal é caracterizada pela sigla NC (national coarse) e a rosca fina pela sigla NF (national fine).

Os fios da Rosca NPT possuem um ângulo de 60° em suas extremidades caracterizando um perfil triangular em seus filetes. Abaixo temos o desenho técnico da rosca NPT, demonstrando o perfil dos filetes, e também a tabela com as dimensões da rosca de acordo com as bitolas encontradas no mercado.

As roscas NPT / NPS têm um ângulo de 60 ° e têm filhetes triangulares (forma de rosca Sellers), enquanto as roscas BSP têm um ângulo de 55 ° e filhetes arredondados (forma de rosca Whitworth).

Para obter esse diâmetro, deve-se abrir o paquímetro, coloca-se então o fuso entre as duas hastes de medição, e se fecha o paquímetro para que as hastes encostem na área externa da rosca do fuso, em ambos os lados da barra.