O que significa rogar na Bíblia?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Denomina-se rogo a um pedido ou a uma prece que uma pessoa faz com a intenção de obter aquilo que requer.

verbo transitivo
Pedir por favor. 2. Pedir com instância, suplicar.

Essa palavra vem do Latim ROGARE, “pedir, implorar, suplicar”.

Clamor é uma súplica, um pedido, no intuito de rogar alguma coisa a alguém, é implorar com instância em tom elevado de voz.

Intervem (a favor de alguém ou de algo); pede, roga, suplica. Exemplo de uso da palavra Intercede: Intercede junto ao diretor pelo colega.

REQUISITOS DA ASSINATURA A ROGO
O signatário deve ser pessoa maior e capaz que não sabe assinar ou não pode assinar por algum motivo justificável. 2. A pessoa que for assinar a rogo pelo signatário deve ser pessoa maior e capaz e não pode ser o procurador, pois o procurador assina cumprindo seu mandato.

EXPRESSÕES Rogar praga : desejar o mal a alguém; proferir imprecações: “Ela olhou novamente com ódio e deitou a correr.

“A rogo” significa “a pedido de”, diante da situação de não saber ou estar impossibilitado de assinar. Se a pessoa está nessa situação, ela não é impedida de fazer o documento. Ela assina com sua digital e outra pessoa a seu pedido e sob sua confiança, assina a rogo.

Pronuncia-se: /rôgo/ Ação ou efeito de rogar - súplica.

O plural pronuncia-se com vogal aberta: rogos /ó/. Mais vale rogo de amigo que o ferro de inimigo.

pedir, solicitar[Hyper.]

rogar

  1. Presente. eu. rogo. rogas. roga. rogamos. rogais. rogam.
  2. Pretérito Perfeito. eu. roguei. rogaste. rogou. rogámos. rogastes. rogaram.
  3. Pretérito Imperfeito. eu. rogava. rogavas. rogava. rogávamos. rogáveis. rogavam.
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. rogara. rogaras. rogara. rogáramos. rogáreis. ...
  5. Futuro. eu. rogarei. rogarás. rogará rogaremos. rogareis.

Que tem olhos garços ou azuis-claros. 2. Diz-se do animal que tem uma malha branca à roda de um ou de ambos os olhos.

E ainda fizeram cem mil prisioneiros. Em seguida, Asa clamou a Yahweh, seu Deus, dizendo: “Ó SENHOR, tu és nosso Deus; que o homem não prevaleça contra a tua vontade!” Quando ele orou, Yahweh, o ouviu e atendeu o seu pedido e o trouxe de volta a Jerusalém e a seu reino.

Orar é fazer uma oração de maneira espontânea, improvisando as falas. Rezar é fazer uma oração já existente, repetindo uma prece pronta. Importante: existe a oração do Pai Nosso, mas a pessoa reza o Pai Nosso.

É linguagem do coração, que muitas vezes nem sai por palavras, mas por lágrimas, a linguagem da alma. Clamar é suplicar, implorar, manifestar necessidade de algo, bradar, gritar, falar em voz alta. Podemos falar com Deus, sem que seja necessário clamar, mas é impossível clamar sem que haja oração.

Interceder, como consta no dicionário Michaelis, significa "ser intermediário a favor de alguém; intervir" e "pedir, rogar por outrem ou por alguma coisa". Portanto, a intercessão evangélica diz respeito a uma pessoa orando em favor de outra, ou seja, se colocando na posição de intercessor entre uma pessoa e Deus.