O que significa RNC na enfermagem?

Perguntado por: lsanches . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

O rebaixamento do nível de consciência (RNC) é um dos diagnósticos sindrômicos mais frequentes e mais importantes em uma emergência, possuindo uma grande quantidade de etiologias diferentes.

Os resultados do nível de consciência do paciente são determinados através de escores, onde o escore mais alto é 15 (responsividade máxima) e o mais baixo é 03 (responsividade mínima), sendo que o primeiro corresponde ao estado normal de consciência e o ultimo indica o coma profundo.

O nível de consciência alterado é qualquer medida de excitação diferente do normal. O nível de consciência (em inglês: Level of consciousness, LOC) é uma medida da capacidade de despertar e da capacidade de resposta de uma pessoa aos estímulos do ambiente.

As ações oriundas de um RNC devem ser gerenciadas, de preferência, em uma ferramenta informatizada para que se possa fazer filtros por responsável, assunto, setor. Coloque prazos exequíveis e no caso de não cumprimento registre o motivo do adiamento junto ao RNC.

O fornecedor pode responder à RNC por meio de um documento de resposta padrão, no qual deve constar seu parecer em relação à reclamação, informando qual foi a conclusão da sua investigação. É importante que ambas as partes demonstrem comprometimento, diálogo saudável e respeito, para facilitar a gestão dessas RNCs.

Os pacientes intubados não conseguem falar e sua pontuação verbal não pode ser avaliada. Assim, a avaliação é baseada na abertura ocular e na resposta motora, e o sufixo “T” é adicionado à pontuação para indicar a intubação. A escala, nesse caso, variará de 10T a 2T [2].

Se a soma dos resultados ficar entre 13 e 15, a lesão é considerada leve. Entre 9 e 12, é moderada, mas se o resultado pertencer ao intervalo entre 3 e 8, a lesão é grave e necessita de intubação orotraqueal para proteção de via aérea.

Dentre os métodos utilizados mais usuais estão as escalas de sedação: escala de sedação-agitação de Riker (SAS), Escala de avaliação da atividade motora (MAAS), Escala de Richmond (RASS) e/ou Escala de Sedação de Ramsay (RSS).

É o estado de lucidez em que a pessoa se encontra. Inclui o reconhecimento da realidade externa ou de si mesmo em determinado momento e a capacidade de responder a estímulos. Vigilância: estado de estar desperto, acordado, vígil, lúcido.

Também é recomendado, nos casos de traumas, a avaliação pela ECG e acrescenta-se a letra T ao final da avaliação junto com a pontuação. Tal notificação tem o intuito de determinar se o paciente é uma vítima de trauma.

É através dessa escala que é possível mensurar o nível de consciência dos pacientes.

A Escala de Glasgow foi criada em 1974 por dois professores de neurologia da Universidade de Glasgow (Escócia) para medir o nível de consciência após uma lesão cerebral. Se a soma dos resultados ficar entre 13 e 15, o trauma é considerado leve.

  1. Coma: o paciente não pode ser despertado e os olhos não se abrem em resposta a qualquer estímulo.
  2. Estupor: O paciente pode ser despertado apenas por estímulos físicos vigorosos.

Avalie a eficácia de um RNC
Um RNC só deve ser encerrado quando se comprovar a eficácia de sua ação corretiva/preventiva. Nesse contexto, avalie por um período se não houveram reincidências e encerre o RNC apenas se tiver a certeza de que as ações tomadas foram eficazes.