O que significa RMS no multímetro?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Um dispositivo True-RMS (RMS = root mean square [média quadrática]) é uma de três ferramentas que consegue medir a corrente alternada (AC) e a tensão AC: Multímetros digitais True-RMS (ou pinça amperimétrica) Multímetro digital (ou pinça amperimétrica) de resposta média. Osciloscópio.

O Alicate Amperímetro True RMS Premium Suryha é uma ferramenta que serve para medir a corrente elétrica do sistema, assim evitando maiores acidentes. O Alicate Amperímetro Premium Suryha é uma ferramenta versátil, confiável e com inúmeras funcionalidades: Mede tensão AC/DC.

Já a potência RMS, sigla em inglês de “root mean square” ou potência média quadrática, diz respeito à potência média que os amplificadores e caixas podem atingir durante uma extensa faixa de tempo. Um atleta de corrida pode, em determinado momento de uma prova, acelerar sua velocidade para ter melhor desempenho.

A potência RMS é a potência real e que deve ser utilizada para compreender a potência dos aparelhos. Mesmo assim, é preciso entender que essa é uma medida de potência elétrica, indicando quantos decibéis as caixas conseguem produzir quando alimentadas pela potência elétrica de 1W a 1m de distância.

Uma boa potência nominal para uma caixinha portátil é a partir de 6 watts RMS, para que seja possível ouvir detalhes da música com clareza, sem estourar nem distorcer, com um volume relativamente alto.

Quanto maior for o valor da potência RMS do aparelho, maior será sua capacidade de reproduzir som com qualidade e sem distorções em volumes elevados.

A potência RMS (Root Mean Square, ou Raiz Média Quadrada) é um cálculo matemático capaz de identificar e aferir a potência elétrica real de qualquer aparelho, aparecendo em Watts (W) nas especificações técnicas dos equipamentos.

COMPRANDO O MULTÍMETRO
Corrente alternada ou ACV (Alternal Corrent), é aquela que se produz mediante geradores eletromagnéticos, no caso de nosso país, ela flui pelo pólo positivo, também chamado de pólo vivo ou fase, e negativo, também chamado de pólo neutro.

Já se preferir economia e praticidade, o modelo HM-1001 é o que você procura. O mais comum utilizado por iniciantes, atende perfeitamente no quesito continuidade, tensão e corrente.

Se o valor do resistor for mais alto que a escala selecionada, irá aparecer no visor do multímetro o numero 1, representando infinito. Caso contrário, irá aparecer o valor da resistência que está sendo medida.

O multímetro vem acompanhado por duas pontas de prova ou ponteiras, sendo uma na cor vermelha, normalmente usada na polaridade positiva; e outra na cor preta, normalmente usada na polaridade negativa.

- Potência máxima total (dos dois canais) em 4 Ohms: 400W RMS (200W por canal);

Teoricamente, a potência RMS equivale a 70% da potência de pico (IHF) e a 35% da potência de pico-a-pico (PMPO). Na prática, a maioria dos fabricantes acabam arredondando para mais, tomando que a potência IHF é o dobro da RMS.

Para ficar claro, watt é a unidade que afere valor de potência elétrica, seja ela mínima, média (RMS) ou máxima (pico/PMPO) e apenas isto.

Ou seja, um amplificador de 1500 watts PMPO pode ser equivalente a um de 350w RMS e um amplificador de 800w pmpo equivale-se a um de 200w rms.

3 – O que é Watts / PMPO / RMS?:
RMS (Root Médium Square/Raiz média quadrada): É a potência média que um alto falante pode funcionar com baixo nível de distorção harmônica.

Em aparelhos de áudio, essa potência é dada em Watts RMS, que representam a potência média que o aparelho pode apresentar com baixo nível de distorção harmônica, em explicação simples.

Ou seja, um amplificador ou alto falante de 10000 watts (PMPO) pode ser equivalente a outro de 2000W (RMS), 1000W (RMS) ou até 100W (RMS). Outra prática comum é a soma das potências dos canais, isto é, um mini system com 20W+20Wrms, depois aumentar para a potência PMPO.