O que significa RM no treino?

Perguntado por: lzanette . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 5 votos

A Repetição Máxima (RM), é a quantidade máxima de repetições que você consegue realizar com uma carga. Agora entenda que 1RM ( 1 repetição máxima), será o máximo da sua força (100%), você já deve ter feito na academia ou em casa, algum exercício que não conseguiu realizar mais de 1 repetição. Lembra?

Faça um teste de 10RM, ou seja, coloque uma carga na qual você só consiga fazer 10 repetições e nenhuma a mais. Pegue esse número e multiplique por 1,33. Pronto! Você saberá o valor do seu 1RM.

O exame de ressonância magnética (RM) ou ressonância magnética nuclear (RMN) serve para auxiliar o médico no diagnóstico de diversas doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Ao contrário da radiografia (RX) e da tomografia computorizada (TC), não utiliza radiação ionizante.

- Hipertrofia: deve-se usar entre 67% e 85% da 1RM, De acordo com esse exemplo, seriam entre 67 kg e 85 kg. - Ganho de resistência muscular: para esse objetivo, a carga deverá ser igual ou menor a 67% do 1RM, o equivaleria a 67 kg ou menos, possibilitando um maior número de repetições.

Para testar 1 RM de um grupo muscular, como flexores de cotovelo ou extensores de joelho, é escolhido um peso, ao dispositivo do exercício, porém abaixo da capacidade máxima de levantamento do indivíduo. Se uma repetição é completada, acrescenta-se peso ao dispositivo do exercício.

Suporta até 300 kg de anilhas, e possui 3 níveis de regulagem no suporte de pesos, 3 níveis de regulagem no encosto e 3 locais de alojamento de anilhas.

Se você está começando a treinar agora, o ideal é escolher pesos de academia que pesam entre 2kg e 5kg, pois essa é a quantidade razoável de peso para as pessoas se exercitarem minimamente bem.

Como vimos acima, tanto cargas menores quanto exercícios sem nenhuma carga podem gerar hipertrofia. Porém, para gerar o máximo de ganho de massa muscular (hipertrofia) os estudos mostram que cargas acima de 65% de 1RM são melhores.

As repetições entre 6 e 12 são as mais utilizadas em musculação para as séries pesadas, sem contar repetições mais altas eventualmente utilizadas nas séries de aquecimento. Esse número de repetições é classicamente considerado “treinamento para hipertrofia”, por ser a que mais estimula o aumento do volume muscular.

Repetições para ganhar massa muscular
Uma estratégia mais precisa para o ganho de massa muscular são repetição entre 8 e 12 RM, pois esta faixa de repetição proporcionaria os dois tipos de estímulos, tencionais e acumulo de acido lático, levando assim a melhores resultados.

Como é feito o exame? A RM é realizada no interior de um tubo que contém um grande imã chamado magneto. O paciente fica no interior deste equipamento deitado em uma maca é acompanhado do lado externo da sala pela equipe responsável pelo exame, geralmente técnicos e médicos radiologistas.

PR em inglês significa Personal Record, ou seja, Recordes pessoais e RM significa Repetition maximum (repetição máxima). Esses recordes podem ser a diminuição de tempo, evolução nas cargas ou maior quantidade de repetições de um movimento.

Se deve utilizar a velocidade rápida quando o objetivo seja trabalhar potencia muscular, algum movimento especifico de um esporte ou para variar o estimulo em um ciclo de treinamentos onde o ritmo lento já foi usado em alguns períodos . Más em outros casos a velocidade cadenciada sempre funcionará de forma mais eficaz.

É o que revelam cientistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), após acompanharem homens saudáveis e jovens na academia. Na prática e no seu organismo, não faz diferença apostar em mais peso ou em um número maior de repetições nas séries.

Nota: Cada Placa de peso tem aproximadamente 5 kgs.

Exemplo: uma pessoa com 1,75m de altura e 65kg. A altura deve ser multiplicada ao quadrado: 1,75 x 1,75 = 3,0625 . Seguindo com o cálculo do índice de massa corporal, o peso deve ser dividido pela altura ao quadrado: 65/3,0625 = 21,2244. Este é o IMC da pessoa.

Mas é importante lembrar: você pode incorporar ambos no seu treino! Se isso não for possível, então opte pelo Agachamento. No Feito de Iridium, tem um post sobre exercícios que não fazem falta no seu treino – o Leg Press era um deles.

Por mais que o leg press trabalhe especificamente os músculos da perna, o agachamento consegue ser ainda mais eficiente que ele para essa região do corpo. É que de acordo com uma pesquisa publicada no ano de 2001, o agachamento trabalha mais os músculos da perna do que o próprio leg press.

Nestes casos, o leg press pode ser um ótimo substituto! Outro ponto a ser destacado é que o leg press é muito interessante para o desenvolvimento de força, quando utilizado juntamente com o agachamento. O que é fundamental em ambos os casos é a qualidade do movimento.