O que significa reticências entre colchetes?

Perguntado por: umedeiros . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 17 votos

5) Exatamente por isso, têm-se utilizado, na prática, as reticências entre parênteses ou entre colchetes, para indicar, com mais clareza, a supressão de parte do texto que consta do original.

Reticências são sinais gráficos que fazem referência ao sentido de continuísmo, podendo ser utilizadas no início, meio ou fim de uma frase. A palavra tem origem no latim e significa algo implícito.

O uso de colchetes em citações
Use colchetes para incluir palavras dentro de uma citação que não fazem originalmente parte desta. Por exemplo, se um trecho citado não estiver totalmente claro, pode-se acrescentar palavras entre colchetes para esclarecer o significado.

Os três pontinhos se chamam reticências e são usados, num texto, para indicar interrupção do pensamento (por ficar, em regra, facilmente subentendido o que não foi dito), ou omissão intencional de coisa que se devia ou podia dizer, mas apenas se sugere, ou que, em certos casos, indica insinuação, segunda intenção, ...

Chaves { } delimitam a estrutura de um objeto ou seja quais propriedades/caracteristicas ele vai ter. Colchetes [ ] Indica que existe mais de um elemento, é a mesma notação do array. No exemplo da pergunta seu objeto tem três propriedades Nome , Endereco e Telefones ..

Se precisar colocar reticências para indicar que parte de um texto citado foi omitida, elas geralmente devem ser colocadas entre parênteses ou colchetes.

  1. 1) Desconfie de autores-clichê Apesar da dificuldade em aferir a veracidade das frases, algumas dicas podem ajudar: sempre desconfie de autores-clichê, principalmente dos queridinhos da internet –de Mandela a Jack Kerouac. ...
  2. 2) Consulte as obras originais. ...
  3. 3) Recorra a sites especializados.

Reticências (…)
Usa-se para omitir ou dar sequência a um raciocínio inacabado pelo autor.

Para indicar a omissão de um trecho no meio da citação, são utilizadas reticências entre parênteses.

Assim sendo, as reticências transmitem hesitações, tristeza, incerteza, susto, ironia, suspense, entre outros. Veja alguns exemplos: Não sei se devo aceitar o convite... Quero ir, mas tenho os meus receios.

Travessão (—)
O travessão tem algumas funções. Uma delas é indicar diálogo. Quando substitui a vírgula ou os parênteses, dá destaque ao elemento.

Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses; todavia, seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: - Em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra. - Para intercalar palavras ou símbolos não pertencentes ao texto.

Os colchetes, também chamados de parênteses retos, são símbolos gráficos utilizados na língua portuguesa, na matemática, na química e na informática. Na língua portuguesa, os colchetes são considerados sinal de pontuação e estão intimamente ligados aos parênteses pela sua função discursiva.

Os parênteses são utilizados para indicar que a ideia intercalada é acessória, ou seja, algo a mais para a construção do texto, sem o qual ainda se conseguiria atingir o objetivo comunicativo. O travessão, por sua vez, tem finalidade oposta: serve para dar ênfase, para destacar o elemento por ele intercalado.

Há algumas razões para você não ver os dois tiques azuis, um microfone azul ou uma etiqueta indicando que a mensagem foi aberta ao lado da mensagem ou mensagem de voz enviada: Você ou a pessoa com quem está conversando pode ter desativado as confirmações de leitura nas configurações de privacidade.