O que significa respiração ruidosa Estertorosa?

Perguntado por: umarinho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 20 votos

Diz-se da respiração que demonstra ou exprime estertor; cujo ruído se assemelha ao da água que está fervendo; modo de respirar dificultoso; estertorante: respiração estertorosa.

Quando respirar faz ruído, algo está errado, pois o ar não está passando como deveria. Estes sons anormais, chamados de estridor, ocorrem em diversas situações, como rinites, atresias de coana, laringomalácia, paralisia das cordas vocais, estenoses da laringe e outros.

A respiração dos animais pode ser: branquial, no caso dos peixes, polvos e lulas; traqueal, no caso dos insetos; cutânea, feita através da pele, no caso de moluscos, anfíbios, anelídeos, cnidários, e nematódeos; e a pulmonar, feita por alguns anfíbios, mamíferos, aves e répteis.

Os tipos de respiração são: difusão, traqueal, branquial e pulmonar. A respiração é um processo que consiste basicamente na absorção do oxigênio do ambiente e na eliminação do dióxido de carbono do organismo.

Tipos de respiração

  • Respiração celular.
  • Respiração traqueal.
  • Respiração branquial.
  • Respiração pulmonar.
  • Respiração cutânea.

Há dois tipos de processo de respiração realizados pelo corpo humano, a respiração celular e a respiração pulmonar.

Os estertores são pequenos sons de clicar, borbulhar ou chocalhar no pulmão. Acredita-se que ocorrem quando o ar abre os espaços aéreos fechados. Os estertores podem ainda ser descritos como húmidos, secos, finos ou grosseiros.

O estertor é causado por excessiva produção ou retenção de secreções nas vias aéreas nos doentes muito debilitados, com incapacidade de expelir pela tosse ou de deglutir essas mesmas secreções. Pode estar associado a uma ligeira obstrução das vias aéreas superiores (hipofaringe e traqueia).

Bronquiolite é uma inflamação nas vias respiratórias inferiores, popularmente percebidas como “chiado no peito” (broncoespasmo) pelo barulho agudo ao final da expiração, semelhante a “miados de gato”.

Estima-se que uma pessoa adulta saudável complete cerca de 12 a 20 ciclos de respiração por minuto, ou seja, um indivíduo normal inspira e expira cerca de 12 a 20 vezes a cada minuto. Quando a pessoa completa mais de 20 ciclos respiratórios por minuto dizemos ser um caso de taquipneia.

RESPIRAÇÃO – TERMINOLOGIA
Ortopneia: é a incapacidade de respirar facilmente, exceto na posição ereta. Taquipneia: respiração rápida, acima dos valores da normalidade, frequentemente pouco profunda. Respiração de Kussmaul: inspiração profunda seguida de apneia e expiração suspirante, característica de como diabético.

Para um adulto em repouso, a frequência respiratória normal fica entre 12 e 20 mrm, isto é, movimentos respiratórios por minuto.

diafragma

O diafragma, uma bainha muscular em forma de sino que separa a cavidade torácica do abdômen, é o músculo mais importante usado na inspiração (ou inalação). O diafragma está preso à base do esterno, às partes inferiores da caixa torácica e à coluna vertebral.

Um exame do sistema respiratório normalmente envolve as etapas de inspeção, palpação, percussão e ausculta. Além disso, deve-se realizar sempre uma anamnese focada nas queixas pulmonares e, caso seja necessário, pode-se realizar exames de imagem.

Respiração cutânea direta
Também chamada de respiração cutânea simples. É o tipo mais primitivo de processo de trocas gasosas que ocorre por difusão diretamente na pele do animal em direção às células.

Você sabia? Enquanto a dispneia diz respeito à dificuldade de respirar, a apneia é a suspensão temporária da respiração, que, em geral, acontece à noite, enquanto a pessoa dorme. Por isso, também é chamada de apneia do sono.

Sente em posição ereta. Pode ser no chão ou em uma cadeira; Puxe o ar pelo nariz, de forma lenta e profunda. Na hora de soltar, faça um biquinho com a boca, pois isso diminui o atrito do dente e da língua para a saída do ar e faz com que a respiração seja mais harmônica.

A bronquite consiste na inflamação dos brônquios: canais que conduzem o ar da traqueia até os alvéolos pulmonares. Nessas condições, o paciente tem tosses persistentes, acompanhadas de secreção. Essa doença pode ser aguda ou crônica. A duração e o agravamento das crises é o que diferencia uma da outra.

Para garantir a respiração, o corpo realiza dois movimentos respiratórios: a inspiração, que é a entrada de ar nos pulmões, e a expiração, que é a eliminação de gás carbônico. A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação.

A respiração externa: troca de gases entre o ambiente e o sangue via superfície respiratória. A respiração interna: troca de gases entre o sangue e os tecidos internos do corpo. Nos peixes, a bomba respiratória geralmente inclui os arcos branquiais e sua musculatura.