O que significa resistência anaeróbica?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A resistência anaeróbica está mais relacionada com a fadiga muscular e utiliza duas fontes imediatas de energia: a glicose ou a fosfocreatina. O termo “anaeróbico”, que significa “sem oxigénio”, indica que a quantidade de oxigénio é baixa em relação à energia que é requerida perante o esforço realizado.

A resistência anaeróbia também é subdividida em três subcategorias: resistência anaeróbia de curta duração (10 a 20 segundos); • resistência anaeróbia de média duração (20 a 60 segundos) e • resistência anaeróbia de longa duração (60 a 120 segundos).

Exemplos de atividades aeróbicas: subir e descer escadas; caminhadas e corridas; pular corda; pedalada; dança. – Controle das taxas de saúde. Os exercícios anaeróbicos utilizam uma forma de energia que independe do uso do oxigênio.

A diferença entre eles é a fonte de energia utilizada. Enquanto os aeróbicos utilizam oxigênio, os anaeróbicos utilizam carboidratos. Eles podem ser combinados para o ganho de massa muscular, a perda de peso, o fortalecimento do sistema imunológico e melhora no metabolismo.

O treino de resistência aeróbica consiste em qualquer forma de treino que usa o oxigénio para corresponder às necessidades de energia e é geralmente executado a uma intensidade leve a moderada.

[INFOGRÁFICO] 7 tipos de resistência que você precisa conhecer!

  1. Resistência de imersão. ...
  2. Resistência tubular aletada. ...
  3. Resistência cartucho. ...
  4. Resistência flangeada. ...
  5. Resistência em cerâmica. ...
  6. Resistência em infravermelho. ...
  7. Outros tipos de resistência.

1. Que acelera a respiração e o consumo de oxigénio . 3. [ Desporto ] Relativo à aeróbica (ex.: exercício aeróbico, ginástica aeróbica).

A resistência aeróbica assume um papel fundamental no treinamento desportivo, pois o exercício continuo leva a um aumento do volume cardíaco, conseqüentemente aumento da eficiência do coração em bomba sangue produzindo melhorias nos meios de transportes do oxigênio e da capacidade dos músculos esqueléticos, com isso, ...

Distinguem-se três tipos de resistência, de acordo com a duração do esforço.

  • Resistência de curta duração. Normalmente, entra em ação em esforços físicos que duram entre 45 segundos e dois minutos. ...
  • Resistência de média duração. ...
  • Resistência de longa duração.

A seguir, confira os principais exercícios que colaboram no aumento da resistência corpórea.

  • Sequência de escadas. É comum que hoje em dia, com os elevadores e escadas rolantes, poucas pessoas optem por subir lances de escadas. ...
  • Pular corda. ...
  • Ciclismo. ...
  • Corrida. ...
  • Yoga. ...
  • Natação. ...
  • Funcional.

Já o exercício anaeróbico se caracteriza por ter alta intensidade, curta duração e trabalhar menos músculos que os exercícios aeróbicos. Atividades anaeróbicas proporcionam o ganho de resistência localizada, ou seja, é uma ótima pedida para quem deseja aumentar o fortalecimento muscular.

1. [ Biologia ] Que pode viver e reproduzir-se privado de ar. 2. Que implica processos metabólicos que não envolvem oxigénio (ex.: exercício anaeróbico).

São exemplos de exercícios aeróbicos: caminhada, corrida, ciclismo e natação. Já a atividade anaeróbica, tem como características maior intensidade e menor duração (explosão) trabalhando a velocidade e a agilidade. Visa o ganho de resistência localizada, também chamada de fortalecimento muscular.

O termo anaeróbio abrange uma ampla gama de variação biológica. Existem os anaeróbios “estritos”, como a bactéria Treponema denticola e muitas espécies de Clostridium spp., que só crescem se o O2 estiver ausente no meio. Os anaeróbios “moderados” crescem em atmosferas que contêm até 10% de O2.

Para quem busca melhorar sua resistência e saúde cardíaca, os aeróbicos são a melhor escolha.