O que significa resignação na Bíblia?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

Resignação é o mesmo que aceitação, uma condição de estar submisso ao desejo e vontade de outra pessoa ou da ação do destino.

Desobrigação de um pedido; renúncia, desistência. Etimologia (origem da palavra resignação). A palavra resignação deriva da junção do verbo resignar, pelo latim "resigno", que significa "tirar o selo", e do sufixo -ção.

A resignação é a submissão à vontade de alguém ou ao destino. A pessoa resignada enxerga que os fatos são como são e, mesmo incomodada, se submete a eles. O resignado sofre e se queixa da realidade tal como se apresenta, desejando que as coisas fossem de outra forma, postura que o mantém preso e paralisado.

Na sua acepção espiritual, a entrega designa um estado de receptividade incondicional às energias supraconscientes do próprio ser, ou à Consciência Única, que é imanente à Criação e ao mesmo tempo a transcende. Esse estado é atingido gradualmente, no decorrer das etapas da ascese daquele que trilha o caminho evolutivo.

O caminho espiritual consiste, sobretudo, na penetração da consciência em estados cada vez mais elevados, até consumar-se a união com o espírito, quando tem início uma trajetória cósmica. Designa, pois, o processo de expansão da consciência do homem.

Resposta: Resignação vem do Latim resignatio, de resignare , “cancelar, desistir”, de re-, “oposto”, mais signare, “fazer uma marca”, aqui significando “fazer um sinal num registro contábil”, de signum, “marca”.

Trata-se basicamente do ato de se submeter à vontade de alguém ou de alguma ação do destino, ou seja, é quando abaixamos a cabeça para determinada situação que nos ocorre, aceitando-a com facilidade, sem questionar, tentar modificá-la ou lidar com ela de alguma maneira.

Significado de Resignar
verbo pronominal Conformar-se sem se opor; não apresentar resistência nem oposição a; aceitar sem questionar; acatar: resignou-se à pobreza. [Religião] Sujeitar-se à vontade divina: resignou-se à religião.

Já a resignação passiva caracteriza-se pela aceitação. Porém, o indivíduo ou grupo resignado, somente produz sobre supervisão e controle, ou seja, sob pressão. Logo, podemos concluir que não é fácil implantar e consolidar uma cultura organizacional que favoreça a empresa e quebre com esses paradigmas acima citados.

1 Ato ou efeito de submeter ou submeter-se. 2 Disposição a obedecer ou aceitar o controle de alguém; obediência, subalternidade. 3 Condição de quem se sente obrigado a obedecer a uma regra, autoridade ou aos poderes constituídos; subordinação, sujeição.

Obediência é o consentimento da razão; e a resignação, o consentimento do coração. Na posse desses instrumentos, não mudamos o mundo, mas melhoramos o nosso mundo interior. O ignorante, o bravo, o violento, até mesmo o teimoso, não conseguem ser resignados, porque não aceitam as consequências de seus atos, revoltam-se.

Que se submete a uma força superior.

Como servir à Deus verdadeiramente? Entenda o que é preciso fazer!

  1. Conheça mais sobre o Senhor. ...
  2. Obedeça aos seus mandamentos. ...
  3. Exerça o amor ao próximo. ...
  4. Fale de Jesus para outras pessoas. ...
  5. Tenha alegria em servir à Deus. ...
  6. Glorifique a Deus com suas ações.

Segundo especialistas, há alguns sinais comuns apresentados por pessoas que estão em processo de despertar espiritual, como a sensibilidade e a intuição mais afloradas, percepção das sincronicidades do universo, sensação de déjà vu, necessidade de conexão com a natureza, sensação de solidão etc.

Quando você confia no Senhor e entrega os seus planos nas mãos Dele, você começa a ver Deus trabalhando em seu favor. A Bíblia diz: "Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos" (Provérbios 16:3) / "Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele agirá" (Salmos 37:5).

Abaixo, separamos cinco atitudes que podem lhe ajudar a cumprir essa missão.

  1. 1- Reconhecer seu papel no mundo. A reflexão da espiritualidade é o primeiro passo para encontrar seu próprio lugar no mundo. ...
  2. 2- Ser grato. ...
  3. 3- Praticar o perdão. ...
  4. 4- Oração. ...
  5. 5- Dialogar com Deus.

O conceito de consciência espiritual e autoconhecimento corporal trata de uma conexão com a natureza e a si mesmo. Depois de ter estabelecido a conexão, o idoso vai ver a vida de uma perspectiva totalmente diferente.

A busca espiritual se divide em três etapas: aceitar o que somos, melhorar o que somos, e buscar a união com Deus. A “prece da reconciliação” nos ajuda a cruzar a primeira etapa. Vamos até um lugar que consideramos sagrado, e onde podemos ficar sozinhos.

[Figurado] Expressão de um desejo, intenção ou vontade: nunca consegui realizar meus próprios desígnios.