O que significa resenha para os jovens?

Perguntado por: umoraes5 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Se nos dicionários a palavra "resenha" significa uma descrição feita com detalhes ou uma análise crítica de um livro, para jovens da periferia de São Paulo o termo ganhou um novo sentido: conversar.

Resumo sobre resenha crítica
É um texto pertencente ao gênero jornalístico. Tem como principal característica a descrição e informação sobre determinado produto social (livro, filme, série, show, música etc.).

A resenha é um texto que consiste em uma descrição, opinativa ou neutra, de determinado objeto, seja ele um evento ou uma obra cultural. Na atualidade, a resenha assume papel importante no sucesso ou fracasso de produções culturais.

A resenha consiste em uma descrição minuciosa de uma determinada obra literária, filme ou outra expressão artística. Uma resenha crítica consiste na elaboração de um resumo da obra em questão, seguida da escolha das ideias principais, e elaboração de um juízo sobre o valor da obra.

Temos como significado de uma "resenha entre amigos" quando um grupo de pessoas próximas se reúnem com a intenção de confraternizar, no entanto, sem nenhum tipo de data especial ou comemoração, apenas com o objetivo de se divertir.

2 apreciação, avaliação, análise, consideração, recensão, revista.

Significado de resenha: significado: festa; evento particular; lugar de diversão com muitas pe...

5 passos para fazer uma resenha

  1. Identifique-se. O primeiro passo é se identificar. ...
  2. Apresente o texto-objeto da resenha. Em seguida, você deve apresentar o texto sobre o qual você vai fazer a resenha. ...
  3. Descrição do conteúdo. ...
  4. Se for uma resenha critica, você deve fazer uma análise crítica. ...
  5. Conclusão.

Fazer uma resenha envolve escrever um texto que misture resumo com opinião. Ela costuma ter de 3 a 4 páginas digitadas — 130 a 160 linhas — e pode ser estruturada em 2 partes (resumo e depois opinião), ou então ser escrita de maneira a combinar esses dois elementos.

A vídeo-resenha segue a estrutura discursiva da resenha crítica, na qual um autor discorre sobre um objeto, descrevendo e analisando-o de sob o seu ponto de vista.

Como fazer uma resenha em 7 passos

  1. Identifique e apresente a obra analisada. Não deixe o leitor confuso. ...
  2. Faça um panorama inicial. ...
  3. Descreva a estrutura da obra. ...
  4. Discorra sobre conteúdo. ...
  5. Faça sua análise crítica. ...
  6. Discorra um pouco sobre o autor.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

A diferença entre resumo e resenha está basicamente na quantidade de informações apresentadas sobre a obra. Enquanto um resumo contém apenas a reunião dos fatos centrais de uma criação, uma resenha apresenta, além desse mesmo compilado, informações adicionais sobre a peça, como análises sobre seu contexto e objetivos.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Resenha é um texto curto que tem como objetivo transmitir ao leitor a ideia contida em um livro, um artigo ou um filme, por exemplo. Há dois tipos de resenha: descritiva e crítica. A resenha descritiva faz a descrição de uma obra, por exemplo, de um livro.

A resenha crítica é um tipo de trabalho acadêmico que tem o objetivo de analisar e interpretar uma obra. Pode ser um livro, um capítulo de livro, um artigo, um filme, uma série. Se você está fazendo uma graduação, é possível que algum professor peça uma resenha crítica, como um método de avaliação.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.