O que significa resenha na Bahia?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

É uma expressão extremamente comum aqui no estado onde moro (Bahia). 'Ser resenha' ou 'ser resenheiro(a)' podem significar bastantes coisas até. A princípio, referem-se a alguém piadista, engraçado, bem-humorado (1).

Significado de Resenha
Descrição repleta de detalhes; sinopse: resenha de um filme. [Popular] Opinião específica sobre algo ou alguém: só comprei o produto porque li suas resenhas. [Popular] Ato de conversar, de trocar ideia; conversa. Verificação ou lista; enumeração feita por partes.

A resenha é uma modalidade textual em que o autor (resenhista) descreve ou emite opinião sobre um determinado filme, álbum musical, romance e demais produções culturais. Ela tem como objetivo influenciar o seu leitor a acessar o material ou a evitá-lo.

"Tirar uma resenha" ou "tá fazendo uma resenha da minha cara"' é algo como "tirar um sarro". Tem ainda o "bater uma resenha", que significa "bater um papo". "A palavra 'resenha' com o significado de conversa já é usada entre os jogadores de futebol.

Significado de resenha: significado: festa; evento particular; lugar de diversão com muitas pe...

A resenha é muito procurada na internet pelos usuários a fim de saberem a respeito de algum livro ou série antes de consumi-los. A resenha crítica é um texto pertencente ao campo jornalístico e que tem como principal função expor uma opinião do autor acerca da qualidade de determinada obra (artística, acadêmica etc.).

Resenha é um gênero textual que traz levantamentos de alguma obra (livro, filme etc.) sob o ponto de vista de um leitor. Esse gênero pode apresentar um viés crítico ou não. Resenha é um gênero textual que tem o objetivo de fazer levantamentos críticos ou comentários a respeito de um livro, filme, peça teatral etc.

Resenha é um gênero textual que consiste na descrição de um texto ou de um filme, no qual quem escreve pode expressar a sua opinião. As resenhas são lidas pelas pessoas que pretendem saber algo acerca de um conteúdo (do que se trata ou se é bem avaliado pela crítica, por exemplo).

Imparcialidade. Lembre-se que a resenha crítica não pode incluir a sua opinião pessoal. Assim, é preciso julgar o projeto analisado sem deixar sua posição clara e tentar agir tão qual um juiz em um tribunal, analisando aspectos negativos e positivos, e pontuando ambos fatores.

A forma resenhapode ser [segunda pessoa singular do imperativo de resenhar] , [terceira pessoa singular do presente do indicativo de resenhar] ou [nome feminino] .

Sobre a diferença entre resenha e resumo, podemos pontuar o seguinte: resenha é um texto de análise, crítica, comparações e opinião; resumo é um texto descritivo e imparcial, ou seja, não faz julgamentos ou avaliações e não vai além do que foi apresentado na obra.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

A resenha crítica é um texto proveniente do universo jornalístico que tem como principal característica a apresentação e análise crítica de uma obra. Ela tem como finalidade persuadir o leitor a consumir ou não aquele produto cultural, e, para isso, faz uso de argumentos e informações para defender seu ponto de vista.

A resenha é um gênero textual que tem a função de apresentar as principais informações de determinada obra – livro, filme, série, documentário, etc. – para apresentá-la aos leitores, preparando-os para o que encontrarão com a possível leitura.

Descrição da obra analisada; Resumo das informações contidas no texto-base; Inclusão de citações da obra resenhada para ilustrar um comentário; Apresentação da opinião do leitor sobre o texto-base; Além disso, a elaboração de uma resenha requer os princípios básicos de qualquer texto: a coerência e a coesão.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?