O que significa requerimento realizado com sucesso?

Perguntado por: eornelas . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Requerimento realizado com sucesso. Nessa tela, irão aparecer todos os dados do atendimento como serviço, prazo, unidade, protocolo e data do pedido. Ainda, é possível conferir as informações adicionais, onde contém a explicação de como acompanhar o andamento da sua solicitação.

60 dias para dar andamento ao requerimento em análise
De acordo com a Lei nº 9.784/1999, a administração federal tem o prazo de 30 dias para decidir qualquer requerimento. Contudo, este prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto. Basta conferir na sua carta de concessão.

Esse termo significa que o seu requerimento feito à autarquia foi concedido, então você tem direito ao benefício pleiteado.

Na verdade, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), esses 45 dias se referem ao tempo estipulado para a implantação do benefício. Isto é, após a concessão do seu pedido, o INSS tem até 45 dias para iniciar o pagamento.

Quanto tempo demora para a carta ser emitida? A partir do momento da aprovação do benefício, o documento pode demorar até 30 dias corridos para chegar ao endereço cadastrado via Correios. No entanto, o documento costuma ficar disponível online bem antes no portal do INSS.

3. Central 135 do INSS. Outra opção para consultar o benefício do INSS é solicitar atendimento por meio da central telefônica do INSS, no número 135. O titular do benefício pode fazer sua identificação ao informar o número do CPF ou pedir informações sobre outras pessoas e benefícios.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Acesse o portal REGULARIZE e clique em "Consultar Requerimento".

Problemas nos documentos apresentados pelo segurado
De todos, esse é o problema mais recorrente para a demora na análise do INSS. Isso porque, documentos desatualizados ou insuficientes para a prova do requerimento também são obstáculos no processo administrativo do INSS.

O advogado previdenciário é o profissional certo para ajudar você a agilizar o benefício em análise e exigir seus direitos. O trabalho do previdenciarista inclui todo o apoio necessário para fazer a solicitação do benefício da melhor forma possível e aumentar as chances de deferimento.

O pagamento é 20% da média de uma porcentagem de 80% das últimas contribuições, com base em cada mês de atraso, e juros de 0,5%. Ademais, será necessário quitar a multa de 10% sobre o valor da contribuição. Essa é uma forma de realizar o cálculo da multa INSS em atraso autônomo.

É muito simples consultar precatórios, para buscar as informações por conta própria, basta acessar o site do Tribunal responsável pelo processo. Nas plataformas de cada um, através de consulta online, é possível verificar o status do processo, a lista e ordem de pagamento, além do valor inicial a ser recebido.

Após ter o benefício concedido, o primeiro pagamento do benefício será realizado em um período que pode variar de 30 a 90 dias. E no primeiro pagamento o novo segurado deverá comparecer à agência bancária, que está determinada na carta de concessão, para receber o valor do benefício.

Atualmente, existem três status possíveis para um requerimento do INSS. Confira: Concedido: ou deferido, indica que o INSS aprovou o pedido. Indeferido: ou negado, significa que o pedido não foi aprovado pelo INSS.

Emitir Carta de Concessão de Benefício

  1. Pedir o serviço. Entre no Meu INSS; Clique em “Do que você precisa?” e escreva “carta de concessão”; ...
  2. Receber resposta. Pedido pelo aplicativo ou site do Meu INSS: o documento sai na hora. Com agendamento na Agência: o documento será entregue ao final do atendimento.

O que significa benefício concedido judicialmente? Benefício concedido judicialmente, é todo aquele benefício que foram conquistado após uma demanda judicial (normalmente após recusa do INSS de concessão administrativa).

Ao receber a carta de benefício concedido, é preciso verificar no documento a agência bancária em que o depósito de pagamento será realizado. Depois de verificar, vá até a agência com documento de identidade com foto e número do benefício para ter acesso aos valores.

A carta de concessão trará informações relevantes, como:

  1. identificação do titular e do benefício;
  2. NIT (Número de Registro do Trabalhador);
  3. data da solicitação, concessão e pagamento;
  4. data de autorização;
  5. valor base e do pagamento;
  6. memória de cálculos;
  7. forma de pagamento dos ordenados.

5) Como consultar a carta de concessão do INSS

  1. indo até uma das agências do INSS (lembrando que é necessário agendar previamente a visita, através do MEU INSS);
  2. acessando o site ou aplicativo do MEU INSS;
  3. ligando para o telefone 135 e solicitando o envio de uma 2ª via pelos Correios.

A carta de concessão é um documento oficial emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para informar se a sua solicitação de benefício já foi concedida, a forma como o valor do benefício foi calculado, entre outras informações.