O que significa requerimento reaberto no INSS?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 20 de maio de 2023
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Serviço para pedir a reativação do seu benefício, nos casos em que estiver suspenso ou encerrado. Este pedido é realizado totalmente pela internet, você não precisa ir ao INSS.

Pelo Meu INSS (online)

  1. Você deverá clicar em “Agendamentos / Solicitações” e aparecerá uma nova tela. Nessa tela, é só clicar em “Novo Requerimento” no canto inferior.
  2. Feito isso, será mostrada uma lista com os serviços disponíveis. Você deve escolher a opção “Recurso e Revisão” e depois clicar em “Revisão”.

30 dias

Cada magistrado tem o seu próprio entendimento quanto ao prazo a ser fixado para o INSS julgar o requerimento, mas a média é de 30 dias. O mandado de segurança é uma medida muito eficaz, sendo que o INSS costuma proferir a decisão logo após ser intimado.

30 dias

Qual o prazo que o INSS tem para analisar os benefícios? Segundo a Lei dos Processos Administrativos (Lei 9.784/1999), o INSS tem 30 dias após o protocolo do pedido de benefício para conceder ou negar o seu requerimento.

O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias. Mas, na prática, o instituto pode demorar muito mais para atender aos pedidos e atrasar a concessão dos benefícios devido a uma longa fila de espera.

é uma sentença negativa para o INSS nesse caso dentro do processo Porque o juiz está vendo que o INSS não tem interesse algum de se manifestar ou avaliar realmente a situação de segurado no caso de uma incapacidade então perde quem não se manifestou.

A recomendação é que a pessoa procure os canais oficiais do INSS (aplicativo e site Meu INSS, telefone 135 ou agência de atendimento) e desligue a ligação, caso seja procurado pelo celular. O número do SMS usado pela instituição para entrar em contato com os cidadãos é 280-41.

Uma pendência indica que o INSS não concluiu a análise do requerimento solicitado pelo cidadão por falta de documento ou informação.

Significa que já houve uma decisão no seu pedido.

Requerimento realizado com sucesso. Nessa tela, irão aparecer todos os dados do atendimento como serviço, prazo, unidade, protocolo e data do pedido. Ainda, é possível conferir as informações adicionais, onde contém a explicação de como acompanhar o andamento da sua solicitação.

A fila se divide em duas frentes: solicitações de benefícios como aposentadoria, pensão e pedidos de perícia médica. Do total, 1,231 milhão de segurados estão na fila do INSS. Na espera pela perícia médica, há 576, 4 mil cidadãos aguardando o exame que poderá dar acesso a benefícios por incapacidade.

3 – CONCLUIDO – Significa que já houve uma decisão no seu pedido. Logo abaixo dessa informação consta qual o tipo de conclusão: DEFERIDO (ou CONCEDIDO) : É a resposta esperada por todos! Significa que seu pedido foi concedido (aprovado) pelo INSS INDEFERIDO (ou NÃO CONCEDIDO) : Resposta que ninguém deseja.

O pagamento é 20% da média de uma porcentagem de 80% das últimas contribuições, com base em cada mês de atraso, e juros de 0,5%. Ademais, será necessário quitar a multa de 10% sobre o valor da contribuição. Essa é uma forma de realizar o cálculo da multa INSS em atraso autônomo.

Segundo a Lei de Processos Administrativos, o INSS tem 30 dias (prorrogável por + 30 dias), para conceder ou negar um requerimento após o protocolo do pedido de benefício. A partir de então, você tem, pelo menos, mais 45 dias para receber o benefício concedido pelo Instituto.

Geralmente, o benefício fica em análise ao requerer uma aposentadoria, auxílio ou pensão ou após cumprir alguma exigência do Instituto para dar andamento ao requerimento. Essa informação você irá encontrar verificando o andamento da sua solicitação no portal do Meu INSS.

Normalmente, após você enviar os documentos necessários, o INSS deve resolver o acerto pós-perícia no prazo de 5 dias. Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o seu benefício se você tiver sido aprovado na perícia.

Após o prazo decadencial de 10 anos previsto no artigo 103-A da Lei n° 8.213/91, é vedado ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) rever as condições de concessão de benefício, tais como a preexistência de incapacidade relativamente à aposentadoria por invalidez.

no Supremo Tribunal Federal o INSS não pode entrar com mais nenhum tipo de recurso e neste caso é só aposentadoria.

Contestação da perícia (caso tenha a perícia no processo): 30 dias; Depoimento de testemunhas (se for preciso) em outro lugar (cidade ou estado diferente): cerca de 90 dias: Prazo para razões finais (informações finais trazidas pelo advogado e pelo INSS): 45 dias; Prazo para sentença: entre 3 e 6 meses.

Ligue 135: central de informações do INSS passa a ser gratuita também para ligações de celular. Garantir a gratuidade das ligações feitas a partir do telefone celular para a Central 135, que presta informações do INSS.

No dia 22 de dezembro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) assinou contrato com operadora de telefonia para oferecer atendimento gratuito às ligações feitas para a Central 135 a partir de telefone fixo e também de telefone celular. Até então, apenas as chamadas feitas por telefone fixo eram gratuitas.