O que significa renúncia de prazo em um processo?

Perguntado por: ebernardes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

Significa que um juiz ou uma juíza aceitou o pedido de desistência feito pela parte autora do processo.

Desistência do direito dado por uma autorização de alguém que conferiu a outrem a capacidade de praticar em seu nome certos atos ou administrar interesses.

Assim que o advogado, juntamente com o cliente, toma a decisão de renunciar ao prazo dado pelo juiz para entrar com recurso, isso deve ser comunicado ao Tribunal por meio de uma petição de renúncia. Esse documento é protocolado, juntado aos autos e entregue ao juiz, que pode dar sequência e finalizar o processo.

Art. 112. O advogado poderá renunciar ao mandato a qualquer tempo, provando, na forma prevista neste Código, que comunicou a renúncia ao mandante, a fim de que este nomeie sucessor.

O advogado renunciou, ele não precisa mais atuar no processo? Não, tanto o CPC quanto o Estatuto da Advocacia determinam que o advogado continuará representando o cliente nos 10 dias seguintes à notificação. Quando o advogado renuncia ele terá que praticar os atos necessários nos próximos 10 dias.

Efeitos da renúncia
Na sucessão legítima, a parte da herança que o herdeiro renunciou é acrescida a parte dos demais herdeiros. Ninguém pode suceder, representando herdeiro que renunciou a herança.

Este documento é utilizado quando algum beneficiário deseja ceder a sua parte da indenização para outra pessoa.

Na conceituação de Dinamarco, "a renúncia ao direito é o ato unilateral com que o autor dispõe do direito subjetivo que vinha afirmando ter e que, se realmente tivesse, por essa razão deixará de ter"2. Isto é, com a renúncia se "abre mão do próprio direito material que busca ver reconhecido em juízo"3.

Ela vem do Latim RENUNTIA, “retirar uma palavra, negar, repudiar o que foi dito”, de RE-, “para trás”, mais NUNTIARE, “informar, declarar, anunciar”.

A renúncia de mandato é o ato pelo qual o outorgado, pessoa que recebe os poderes ou mandatário, declara expressamente que não quer mais ser procurador de determinada procuração. O conteúdo de qualquer declaração é de responsabilidade exclusiva do(a)(s) requerente(s).

A renúncia é irrevogável (art. 1.812, CC) e tem efeitos imediatos, não há possibilidade de retratação. Não se pode renunciar apenas parte da herança, nem renunciar mediante a ocorrência de condição ou termo (art. 1.808, CC).

225. A parte poderá renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor, desde que o faça de maneira expressa.” Como se vê, o art. 225 do CPC/15, versa sobre possibilidade de o litigante renuncie a prazo que seja, exclusivamente, estabelecido em seu favor e deverá fazê-lo de forma expressa.

Torna o julgamento definitivo, não cabendo mais recurso. O termo jurídico “trânsito em julgado” refere-se ao momento em que uma decisão - sentença ou acordão - torna-se definitiva, não podendo mais ser objeto de recurso.

§ 3º O advogado que renunciar ao mandato continuará, durante os dez dias seguintes à notificação da renúncia, a representar o mandante, salvo se for substituído antes do término desse prazo.

Sim, o cliente pode trocar de advogado no curso do processo judicial. É muito comum a troca de advogado durante o processo. Na maior parte das vezes não causa nenhum problema de relacionamento e é combinada com o cliente e com o novo advogado.

Nesses casos, basta o comerciante entrar com uma ação para advertir ao devedor do débito pendente. Chamada de "ação monitória", deve ser formalizada no Juizado Especial Cível (JEC) mais próximo. Feito isso, o juiz responsável expedirá um mandato de pagamento e o devedor terá 15 dias para executá-lo.

A renúncia é o ato jurídico unilateral através do qual o herdeiro declara não aceitar a herança, despojando-se da sua titularidade, não entregando para ninguém a sua parte, isto é, ele simplesmente deixa de ser herdeiro, como se jamais tivesse sido chamado à sucessão.