O que significa relacionamento monogâmico?

Perguntado por: ibaptista . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A monogamia é uma forma tradicional de relacionamento que se baseia no compromisso de exclusividade entre duas pessoas. As pessoas que optam pela monogamia geralmente buscam um relacionamento estável, duradouro e com uma forte conexão emocional.

A palavra monogamia vem de dois vocábulos gregos: monos (único) e gamós (casamento), significando um único homem para uma única mulher. Desde o Gênesis, vemos a monogamia como o modelo de união arquitetado por Deus para o casamento e a formação da família (Gn 2.24).

A monogamia é um tipo de relacionamento onde se opta por se relacionar com apenas uma pessoa. É o tradicional e mais conhecido como a relação fechada. Acredita-se que a pessoa é monogâmica quando ela tem, apenas, um parceiro amoroso/sexual de cada vez, pode ser durante toda a vida ou durante um período.

Tenho proteção contra IST? Não. Uma relação monogâmica não vai automaticamente proteger contra ISTs (ou gravidez). Qualquer pessoa pode pegar doenças sexualmente transmissíveis, às vezes sem ter sintomas.

Tanto para os humanos quanto para os animais, ser monogâmico ou poligâmico tem seus pontos positivos e negativos. Por exemplo, parceiros múltiplos podem gerar problemas com a capacidade imunológica da prole, doenças sexualmente transmissíveis e conflitos sexuais.

Tendo isso em conta, podemos dizer que a monogamia apresenta relação direta com dois afetos, discutidos de forma mais abrangente por Freud, quais sejam o amor e o ciúme, na medida em que se constitui como um arranjo afetivo, cuja principal característica é a exclusividade.

Nos humanos, a monogamia pode ser encarada como facultativa, já que, historicamente, foi imposta por muitas religiões. Portanto, não seria 'natural'. Além disso, a monogamia é vista como uma estratégia reprodutiva instável, porque aposta todas as fichas no acerto da escolha inicial.

logo: monossomático significa um corpo , unidade , união de cônjuges em uma só carne . Exemplo de uso da palavra Monossomático: Depois do casamento seremos monossomáticos!

A monogamia matrimonial só começou a ser adotada de fato na Idade Média, com a ajuda da Igreja Católica. E ganhou impulso quando o casamento foi elevado à condição de santo sacramento, no século 12. Segundo historiadores, essa foi uma tentativa de disciplinar o comportamento sexual.

Ao decidir como proceder, lembre-se de que o Pai Celestial nunca abandonará você ou seu filho (1 Crônicas 28:20). Ele ama seu filho tanto quanto você, talvez mais ainda, e deseja ajudar a ambos. Ele Se preocupa e tem um plano para vocês e “não [os deixará] órfãos” (João 14:18).

O que é Monogamia:
A relação monogâmica ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro amoroso ou sexual, podendo essa união durar a vida toda, ou ser apenas durante um determinado período. Diz-se que uma pessoa é monogâmica, quando ela não se relaciona simultaneamente como mais de um parceiro.

Os quatro estão envolvidos em um relacionamento 'poliafetivo', que é a prática de manter relacionamentos íntimos simultâneos com mais de uma pessoa por vez, com o conhecimento e consentimento de todos os envolvidos. O termo em inglês para 'poliamor' ('poliamory') entrou no dicionário Oxford apenas em 2006.

Casamento aberto é uma forma de relacionamento conjugal em que o casal permite a inclusão de outros parceiros na relação, sejam eles afetivos ou sexuais. Neste caso, a inclusão de outros parceiros não é considerado como traição ou infidelidade.

É como um "estágio inicial" da não monogamia. Existe um casal principal, mas as duas partes podem se envolver com outras pessoas. Os limites destes envolvimentos são acordados e diferem de casal para casal.

Converse sempre com cuidado e, se precisar, converse mais um pouco. Negociar os acordos é um diálogo de dentro pra fora, onde o respeito pela decisão de cada um deve prevalecer. Essa manutenção, apesar de constante, também pode ser leve e aprimorada com o tempo.