O que significa regionalizar um espaço e qual sua importância?

Perguntado por: sourique3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais. Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidriografia, vegetação); econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia); políticos (regimes de governo); sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH); culturais (religiões, etnias), ...

A divisão do Brasil em regiões torna mais fácil o ensino de geografia assim como a pesquisa, coleta e organização de dados sobre o país, seus habitantes e suas características de modo geral. Por uma razão muito simples: os estados que formam uma grande região não são escolhidos ao acaso.

São elas:

  • Macrorregiões do IBGE.
  • Complexos regionais ou regiões geoeconômicas.
  • Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos.

A regionalidade pode ser definida como uma dimensão espacial de um determinado fenômeno tomada como objeto de observação. Isto implica em admitir que o mesmo fenômeno, visto sob a perspectiva da regionalidade, pode ser visto sob outras perspectivas.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação), econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia), políticos (regimes de governo), sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH), culturais (religiões, etnias), ...

Regionalizar o espaço geográfico é realizar a divisão de determinadas áreas através do estabelecimento de algum critério determinado. Essa é uma maneira de aprofundar o conhecimento sobre um território.

O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nelas estão agrupados os 27 estados da federação.

Regionalização mundial: o que é, tipos e como ocorreu?

  • Regionalização política.
  • Regionalização física.
  • Regionalização econômica.
  • Regionalização cultural.

Por meio das regionalizações, podemos estudar um conjunto de países comparando diferenças e semelhanças e analisando aspectos gerais de acordo com o desenvolvimento econômico.

A regionalização definida a partir deste marco representa uma intencionalidade da autoridade pública que afirma uma compreensão do território a partir das necessidades de execução de determinados serviços públicos, do exercício do poder regulatório do Estado ou por exemplo, da focalização das políticas setoriais em ...

Um dos motivos que favorece a divisão interna do país é quanto ao controle administrativo do território, no qual subdivide as responsabilidades de fiscalizar em partes menores, uma vez que grandes extensões territoriais sem ocupação e ausência de estado podem provocar uma série de problemas, inclusive de perda de ...

Posteriormente, com o intuito de adaptar às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos Estados em uma mesma região, o território nacional passou por diversas regionalizações. Essa proposta de divisão regional do Brasil surgiu para ser utilizada no ensino de geografia.

A regionalização do Brasil mais popular é aquela que divide o território em Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

A primeira divisão do território do Brasil em grandes regiões foi proposta em 1913, os "cinco brasis", para ser usada no ensino de Geografia. Os critérios utilizados para fazê-la foram físicos, já que a natureza era considerada duradoura e as atividades humanas, mutáveis.

Exemplos mais comuns de regionalização mundial

  1. Regionalização por continente.
  2. Regionalização entre países norte (desenvolvidos) e sul (subdesenvolvidos).
  3. Regionalização por culturas (ocidental, oriental…)
  4. Regionalização pela zonas climáticas. ...
  5. Regionalização pela disponibilidade hídrica.
  6. Regiões metropolitanas.

Aparentemente, o tema é simples: regiões são porções diferenciadas da superfície terrestre e a regionalização é a forma atual de formação das regiões [...]”. São muitos os motivos para se regionalizar um determinado espaço geográfico.

A região, enquanto entidade geográfica concreta, a regionalização, enquanto processo de diferenciação e/ou de recorte do espaço em parcelas coesas ou articuladas, e a regionalidade, enquanto propriedade do "ser" regional (especialmente em sua dimensão simbólica e vivida), enfrentam hoje, num mundo globalizado, ...

O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.

Exemplos de espaço geográfico e categorias geográficas
Para entender como ocorrem as diferentes relações humanas com a natureza, o espaço geográfico é dividido em categorias geográficas, como: lugar, território, região e paisagem.

O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.