O que significa regionalizar o espaço e qual a sua importância?

Perguntado por: dbrito5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

Obter maior controle das fronteiras, estipular taxas e tributos referentes a região, dividir o espaço através de um zoneamento regulado por um plano diretor no caso de uma cidade, proteger o cidadãos que ali se encontram, extração de matéria prima e a produção de culturas nessa determinada região.

Regionalizar é dividir ou classificar o espaço geográfico a partir de critérios específicos. Assim sendo, eu posso classificar qualquer porção do espaço em várias áreas conforme uma característica que eu tenha escolhido antes.

Garantir os Direitos Humanos. Promover o desenvolvimento socioeconômico das nações. Incentivar a autonomia das etnias dependentes.

Posteriormente, com o intuito de adaptar às características econômicas, culturais, físicas e sociais dos Estados em uma mesma região, o território nacional passou por diversas regionalizações. Essa proposta de divisão regional do Brasil surgiu para ser utilizada no ensino de geografia.

O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nelas estão agrupados os 27 estados da federação. O território do Brasil foi sofrendo modificações durante sua formação. Algumas regiões foram perdidas, como a Cisplatina, enquanto outras foram incorporadas, como o Acre.

Regionalizar o espaço geográfico é realizar a divisão de determinadas áreas através do estabelecimento de algum critério determinado. Essa é uma maneira de aprofundar o conhecimento sobre um território.

Regionalização mundial: o que é, tipos e como ocorreu?

  • Regionalização política.
  • Regionalização física.
  • Regionalização econômica.
  • Regionalização cultural.

A regionalização pode ser feita com base em critérios naturais (clima, hidrografia, vegetação), econômicos (produção industrial ou agrícola, renda per capita, uso de tecnologia), políticos (regimes de governo), sociais (taxas de mortalidade e de fecundidade, indicadores sociais, IDH), culturais (religiões, etnias), ...

O espaço deve estar povoado de objetos que retratem a cultura e o meio social em que a criança está inserida. Gandini (1990, p. 150) diz que: “o espaço reflete a cultura das pessoas que nele vivem de muitas formas e, em um exame cuidadoso, revela até mesmo as camadas distintas dessa influência cultural”.

Os objetivos e utilidades da Geografia
Entender as formas de relevo, os fenômenos climáticos, as composições sociais, os hábitos humanos nos diferentes lugares são imprescindíveis para a manutenção da vida em sociedade. Estudar o espaço geográfico pode ser útil para desvendar e entender os problemas socioespaciais.

A localização e orientação no espaço geográfico são elementos que proporcionam ao aluno, entender o espaço em que vive e fazer relações com outros lugares. Através da cartografia como ferramenta, constroem-se conceitos utilizando-se da linguagem cartográfica em escalas de níveis diferentes: locais, regionais e globais.

A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Resposta verificada por especialistas
Assim, por meio das regionalizações, é possível promover o desenvolvimento social e econômico das regiões, levando em consideração os aspectos geológicos e sociais presentes em cada uma.

Explique que a divisão do espaço em regiões facilita a administração do país e promove o seu desenvolvimento econômico, pois determina em que setores serão aplicados os recursos, atenuando as desigualdades na distribuição regional das riquezas.