O que significa redução dos espaços articulares?

Perguntado por: upadilha2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

1- A diminuição do espaço articular é uma marca registrada do desgaste articular, mas nem sempre é visível em exames de raio-x simples. 2 e 3 - Osteófitos são proeminências ósseas que vão se formando em torno da articulação. Aumentam muito o atrito articular e diminuem o movimento da articulação.

Artrose (osteoartrite) é uma doença das articulações que tem como possíveis causas obesidade, esforços físicos repetitivos e esportes como futebol. Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, caracterizada por degeneração das cartilagens acompanhada de alterações das estruturas ósseas vizinhas.

Alongamentos simples podem ajudar a prevenir a rigidez das articulações e lubrificar e nutrir a cartilagem com líquido sinovial. Exercícios de alongamento, como ioga e pilates, podem ajudar a aliviar os sintomas da osteoartrite e também fortalecer os músculos para evitar mais danos nas articulações.

A dor é o principal sintoma de artrose de quadril. Ela ocorre geralmente na região da virilha e na frente do quadril, piorando ao andar, ficar sentado por muito tempo ou deitar sobre o lado dolorido. Além disso, as dores podem surgir na região da coxa, na lateral da bacia, nas nádegas e irradiar para a coluna lombar.

Fatores ambientais que aceleram o desgaste do quadril
São eles: Sobrepeso e obesidade; Excesso de exercícios físicos; Realização de esportes de alto impacto.

Como já dito em diversos artigos, o tratamento do desgaste envolve recursos como a fisioterapia, a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) e tratamento cirúrgico em técnicas como a mosaicoplastia, micro-fraturas, transplante de cartilagem e membrana de colágeno.

Em alguns casos recomendamos a viscossuplementação, um procedimento que lubrifica a articulação, diminui a inflamação da região, nutre a cartilagem e ajuda a evitar a progressão da artrose. Mas o tratamento mais eficaz não é o medicamentoso e sim um programa de fisioterapia e uma rotina de exercícios.

prática de esportes e atividades de impacto, sem o devido preparo e condicionamento muscular e sem orientação de profissional de educação física especializado; traumatismos e fraturas prévias na região; doenças reumatológicas, como artrite reumatoide, espondilite anquilosante e lúpus, entre outras; histórico familiar.

Não exagere nos exercícios
Ao mesmo tempo em que há pessoas com artrose que não são ativas, existem aquelas que vão além de seus limites. Contudo, exagerar é tão prejudicial quanto ser sedentário. Forçar seus limites pode aumentar a dor e o risco de lesões nas articulações.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o motivo da artrose também ser chamada osteoartrite.

Excesso de peso, esforço repetitivo, diabetes e distúrbios hormonais são fatores que favorecem o desenvolvimento da artrose e devem ser controlados para evitar que o quadro piore.

A dor na região da virilha , ou região anterior do quadril talvez seja a característica mais comum do quadril que está desgastado. Isto ocorre pela característica de inervação da articulação que ocorre pelas mesmas raízes nervosas que inervam a região da virilha e face anterior da coxa.

É melhor optar por esportes com baixo grau de impacto articular. Entre os exemplos estão hidroginástica, hidroterapia, natação e pilates. — Os exercícios para quem tem artrose no quadril são muito importantes.

Remédios
Existem também alguns medicamentos que agem provocando a estabilização da cartilagem e podem auxiliar no processo da artrose. Este é o caso dos suplementos como colágeno, glicosamina, condroitina, cúrcuma e diacereína.

A artrose pode provocar dor no quadril direito (lado direito do quadril) ou dor no quadril esquerdo (lado esquerdo do quadril) e se desenvolve em função de traumatismos antigos, por alterações congênitas, por algumas doenças da cartilagem e até mesmo pela artrite reumatóide, doença inflamatória crônica e auto-imune que ...

A dor piora com esforços em pé, movimentos ou atividades físicas e melhora levemente com o repouso. Com o passar do tempo, a articulação bloqueia o movimento, o que pode limitar a movimentação normal do quadril, impedindo atividades simples, como cruzar a perna, calçar sapato ou cortar as unhas.

Contudo, a dor vai piorando com esforços em pé, movimentos ou atividades físicas e melhora levemente com o repouso. E com o passar do tempo, a articulação bloqueia o movimento, podendo até mesmo limitar a movimentação normal do quadril em atividades simples, como cruzar a perna, calçar sapato ou cortar as unhas.

O desgaste da cartilagem do quadril que ocorre ao longo dos anos é irreversível, ou seja, o desgaste no quadril não tem cura, mas existem uma série de tratamentos que podem aliviar seus sintomas, ou resolver o desgaste de forma definitiva, como a cirurgia de prótese de quadril (artroplastia do quadril).

É um dos principais sintomas da artrose, que é mais comum na região dos joelhos, quadril, coluna e também nas mãos. Assim como outros tipos de artrite, a artrose é considerada uma doença incapacitante em alguns casos e pode dar o direito de receber aposentadoria por invalidez.

Quando a dor no quadril pode ser preocupante? Ao sofrer um trauma ou quando a dor é muito forte, repentina, duradoura e limitante, é fundamental procurar um médico. Além de impossibilitar a realização de movimentos simples, a dor atrapalha a rotina e afeta o bem-estar do paciente.

Quais os alimentos que deve tomar?

  • Os legumes;
  • O bacalhau;
  • A cerveja;
  • Os ovos;
  • Os frutos secos;
  • A gelatina.