O que significa redução do espaço articular Femorotibial?

Perguntado por: rgoulart2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

A diminuição do espaço articular é uma característica importante e comum em osteoartrose femorotibial, podendo induzir ao aumento da pressão intra-articular dentro do espaço fascial ou osseofascial e desencadear a Síndrome Compartimental Articular, quer pela diminuição do tamanho do espaço intra-articular ou pelo ...

Vários autores como Pozzi (1998), Camanho (2001), Rosa (2000), Coimbra (2003) conceituam a artrite femorotibial como um processo inflamatório e degenerativo que atinge as articulações diartrodiais, com evolução e desgaste da cartilagem que perde sua viscoelasticidade e brilho, ficando opaca e dando origem a focos de ...

Significa diminuição do espaço (distância) articular (entre os ossos da articulação, no caso joelho), que é um sinal de osteoartrose (artrose) do joelho (gonartrose).

Como já dito em diversos artigos, o tratamento do desgaste envolve recursos como a fisioterapia, a infiltração articular com ácido hialurônico (viscossuplementação) e tratamento cirúrgico em técnicas como a mosaicoplastia, micro-fraturas, transplante de cartilagem e membrana de colágeno.

A articulação femorotibial é classificada morfológica e funcionalmente como condilar e biaxial, respectivamente. Desempenha movimentos de flexão, extensão e de rotação. A rotação ocorre medialmente, exercendo maior pressão dos côndilos do fêmur sobre os meniscos mediais.

A artrose do joelho é dividida em 4 graus ou estágios. No grau I há um pequeno comprometimento da cartilagem. No grau II até 50% da espessura da cartilagem está comprometida. No grau III mais de 50% da espessura da cartilagem já degenerou.

Em alguns casos recomendamos a viscossuplementação, um procedimento que lubrifica a articulação, diminui a inflamação da região, nutre a cartilagem e ajuda a evitar a progressão da artrose. Mas o tratamento mais eficaz não é o medicamentoso e sim um programa de fisioterapia e uma rotina de exercícios.

Crises mais fortes, principalmente quando há grande inchaço ou dificuldade para andar, devem ser avaliadas pelo médico.

Gonartrose aposenta? [Artrose nos joelhos – CID M17]
Sim. Uma pessoa que sofre de gonartrose pode aposentar por invalidez, desde que seja comprovado a incapacidade permanente para o trabalho. Se a incapacidade for temporária, ai será caso de auxílio-doença. Pode ser que a incapacidade seja permanente, porém parcial.

Quando a artrose atinge o nível 3, os sintomas já passam a causar limitações para atividades diárias como caminhar, subir e descer escadas e agachar. Quando se chega neste nível, o esporte deve ser completamente adaptado.

Prática de atividades físicas de impacto, sobrepeso, sedentarismo, esforço repetitivo e deformidades articulares podem estar por trás do desgaste do joelho, quadro que provoca dor e incômodo.

Por outro lado, também existem sinais de dor no joelho que indicam que a lesão pode ser grave:

  1. Dor extrema.
  2. Grandes feridas.
  3. Deformidade do joelho.
  4. Incapacidade de suportar peso na perna afetada.
  5. Incapacidade de endireitar a perna.
  6. Joelho dobra quando você tenta andar.

Uma dor que piora com esforço, rigidez matinal, dificuldade em apoiar o peso do próprio corpo sobre o joelho lesionado, inchaço (edema) e perda de função pode ser um sinal de artrose do joelho.

Os alongamentos proporcionam o aumento da mobilidade dos tecidos moles e aumento da amplitude de movimento; os exercícios de fortalecimento muscular são usados para promover a melhora da estabilidade articular; e os exercícios de flexibilidade proporcionam o movimento articular de forma suave e confortável a partir de ...

A diminuição da altura dos espaços discais faz com que os nervos sofram compressão produzindo dor irradiada para os membros devido a compressão do nervo ciático. O nervo ciático é formado por vários cordões chamados de raízes (foto 4). Ele é responsável pela movimentação das pernas e dos pés.

A artrose grave surge quando a cartilagem é completamente destruída, fazendo com que o atrito entre os dois ossos cause desgaste dos mesmos. Este atrito nas articulações provoca uma inflamação, que se caracteriza por um quadro de artrite, daí o motivo da artrose também ser chamada osteoartrite.

Para regenerar a cartilagem, é muito importante manter uma alimentação rica em aminoácidos, já que nos ajudam a absorver o cálcio e a produzir colagénio para reconstruir os tecidos danificados.
...
Os alimentos que contêm um alto nível de lisina são:

  • Os legumes;
  • O bacalhau;
  • A cerveja;
  • Os ovos;
  • Os frutos secos;
  • A gelatina.

Pode caminhar onde quer que esteja." Pessoas que já sofrem dor nos joelhos devem tomar o cuidado de não exercitar-se demais, destacou o dr. Justen Elbayar, especialista em medicina esportiva que trabalha no departamento de cirurgia ortopédica do NYU Langone Health e não participou do estudo.

Portanto, a atividade física é sempre indicada, a não ser em casos específicos. Quem sente algum incômodo no joelho não deve já achar que não pode fazer nenhum tipo de exercício físico. Se você sente dor no joelho constantemente, a primeira coisa que deve fazer é buscar um especialista.

Primeiramente, a colocação de compressas de gelo no local pode melhorar, no caso de tendinites. A dor pode diminuir ou ser necessários medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios. A Fisioterapia também é um forte aliado no tratamento das dores atrás do joelho.

Normalmente, a dor atrás do joelho é um dos problemas musculoesqueléticos mais difíceis e complexos de tratar. Pode ter muitas causas, incluindo ruptura muscular, danos nos tendões, danos nos nervos e coágulos sanguíneos.