O que significa receber a visita de um joão-de-barro?

Perguntado por: lcarvalho . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Era um hogaraitai, a quem os brancos chamam de joão-de-barro, o símbolo da vida doméstica, da vontade de um homem em constituir um lar, de trabalhar, dos pequenos sacrifícios que se faz por uma família.

João de Barro (1907-2006) foi compositor brasileiro. Também conhecido por Braguinha, fez sucesso com suas marchinhas de carnaval. Fez parte do quarteto Bando dos Tangarás, junto com Noel Rosa, Almirante e Alvinho. João de Barro (1907-2006) nasceu no Rio de Janeiro, em 29 de março de 1907.

O joão-de-barro constrói seu ninho junto com a fêmea. Eles são excelentes arquitetos e utilizam lama para fazer uma estrutura complexa, semelhante a um forno de pizza. Para entrar na casa é preciso passar por um corredor em forma de “L”, que leva a uma câmara onde a fêmea irá colocar seus ovos.

Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas.

É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno é a ave símbolo da argentina, onde é chamado de hornero e tido como “ave de la patria”, desde 1928.

Características: O João de barro é um pouco menor que o sabiá. Suas penas são divididas em três cores: Cauda avermelhada, região da garganta à barriga de cor branca e o resto é cor de terra. Alimentam-se de insetos, larvas, moluscos e sementes.

Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves. Você pode comprar alguns repelentes prontos, mais indicados para ambientes menores, com consistência líquida ou em pequenos sachês.

Seu canto parece uma gargalhada (no Sul dizem que, quando ele canta, é sinal de bom tempo) e também dizem que ele faz o ninho na direção contrária à da chuva, e é amigo de todos, lutando para salvar seu ninho.

O pássaro também é conhecido como barreiro, joão-barreiro (Rio Grande do Sul), maria-barreira (Bahia), forneiro, pedreiro, oleiro, hornero (Argentina) e amassa-barro. A fêmea é conhecida como joaninha-de-barro, maria-de-barro ou sabiazinho em certas regiões.

Nas Tribos Indígenas do sul do Brasil, para que um guerreiro pudesse tirar uma filha de uma família e a transformar em esposa teria que passar por provas justificando seu valor e valor. Sendo vencedor das tarefas era merecedor da moça que desejasse.

Papagaio que acompanha joão-de-barro vira ajudante de pedreiro.

Reza uma lenda popular que o joão-de-barro seria extremamente ciumento e vingativo. Se ele desconfia que está sendo traído, toma uma atitude radical: prende a companheira no ninho, tapando a porta, e deixa a coitada morrer lá dentro.

Pássaros: significado na espiritualidade e simbologia - Dicionário de Símbolos. O pássaro simboliza a inteligência, a sabedoria, a leveza, o divino, a alma, a liberdade e a amizade. Por possuírem asas e o poder de voar, em muitas culturas são considerados mensageiros entre o céu e a terra.

Por que os pássaros batem no vidro
O principal problema do vidro para os pássaros é a transparência, que faz parecer que não existe nenhuma barreira entre o exterior e o interior, ou então os reflexos de céu ou de árvores, que confundem o pássaro, fazendo com que ele pense que o vidro não existe.

Como já adiantamos, há pássaros que cantam à noite, mas por que fazem isso? É muito simples: pelas mesmas razões que as aves que cantam durante o dia, ou seja, para acasalar e/ou proteger seu território.

Maria Gadú

Composição: Leandro Leo / Rafael Portugal.

O material usado no ninho do joão de barro
O ninho do joão de barro é feito por um casal de passarinhos, usando uma mistura de barro com palha que eles carregam do chão para o local do ninho em até centenas de viagens. O lugar escolhido é sempre um galho, mureta ou outra superfície que seja mais rígida.

O personagem desta quarta-feira é o João-de-barro. Os primeiros personagens foram o índio Sepé Tiaraju e a cobra M'Boiguaçu.

Pois os olhos não só dos brasileiros mas também dos povos do Rio da Prata, passa por ave santa e cristã. O joão-de-barro não trabalha no domingo.