O que significa razão instrumental para os filósofos?
A razão instrumental no pensamento dos frankfurtianos, é o oposto daquilo que se pode chamar de razão crítica. Se a razão deixa de refletir sobre os fins e os valores da humanidade, ela se torna um simples instrumento, que tem função de alcançar determinado objetivo.
O que significa a razão instrumental?
Nesse contexto, a razão instrumental pode ser entendida como: “uma técnica para o cálculo das disponibilidades, dos meios, das possibilidades e das probabilidades, tendo em vista a consecução de determinado objetivo que não é racional em si, mas se torna, se o cálculo o estabelecer” (GALIMBERTI, 2006, p. 415).
O que é razão instrumental para Max Horkheimer?
Razão instrumental é um termo usado por Max Horkheimer no contexto de sua teoria crítica, para designar o estado em que os processos racionais são plenamente operacionalizados (Escola de Frankfurt). À razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica.
Quais os dois tipos de razão Segundo Horkheimer?
Horkheimer analisa a razão enquanto dividida em duas faces - a objetiva e a subjetiva - e como a dimensão subjetiva eclipsou a objetiva.
Qual a diferença de razão instrumental para razão crítica?
É um termo filosófico que se refere à razão que é usada para dominar e controlar a natureza e os seres humanos. Ela se opõe à razão crítica. Exemplo de uso da palavra Razão instrumental: A razão instrumental é mais prática.
Qual a diferença entre razão instrumental e razão emancipada?
O primeiro consiste em ser livre para expressar opiniões enquanto membro da sociedade, o segundo, todavia refere-se à utilização da razão de acordo com a função do indivíduo na sociedade. Ambas são devidamente exemplificadas através dos exemplos citados pelo próprio Kant de um sacerdote e de um oficial militar.
O que é a razão crítica na filosofia?
A Razão Crítica supera a Razão Tradicional não por negação, mas por incorporação. A Razão Crítica que questiona os porquês, as utilizações, os interesses, as consequências históricas e os resultados obtidos pela ciência.
O que é racionalidade instrumental Weber?
A razão instrumental, conceituada por Max Weber na virada do século dezenove para o século vinte, já dava forma a esta concepção: trata-se de um desenvolvimento de base calculista, que privilegia o acúmulo de bens, que valoriza o prático, o controlável, o manipulável e o individual.
O que defende a Escola de Frankfurt?
A Escola de Frankfurt foi uma escola de análise e pensamento filosófico e sociológico que surgiu na Universidade de Frankfurt, situada na Alemanha. Tinha como objetivo estabelecer um novo parâmetro de análise social com base em uma releitura do marxismo.
Como Max Horkheimer identifica a razão?
Para Horkheimer, a razão subjetiva, ao abdicar de seu escopo original de determinar os fins últimos da existência humana, abandona o destino humano aos interesses em conflito na realidade, perdendo assim sua dimensão emancipatória e não oferecendo quaisquer garantias contra a barbárie.
Qual é a teoria de Horkheimer?
Horkheimer propunha que a própria teoria crítica deveria ter como um de seus focos a crítica a teorias que considerava, por deixarem de lado ou não darem a centralidade necessária aos problemas sociais, como reprodutoras de formas de injustiça social.
Quem foi Max Horkheimer e quais foram suas principais ideias?
Principais Ideias
O filósofo fazia críticas à razão instrumental, afirmava que a aproximação e o embasamento em elementos que garantem a dinâmica entre a práxis social e a teoria podem gerar uma gama muito grande de interpretações e reflexões, por conta disso, considerava a razão instrumental falha.
O quê Adorno destaca sobre a razão instrumental?
Adorno e Horkheimer defendiam, contudo, que o aspecto emancipatório da razão foi deixado em segundo plano em favor da razão instrumental, que buscava o domínio técnico-científico da natureza, incluindo a natureza interior do homem e do mundo social. A indústria cultural seria produto dessa razão instrumental.
Quais os tipos de razão na filosofia?
Em outras palavras, a razão objetiva é a afirmação de que o objeto do conhecimento é racional, e a razão subjetiva é a afirmação de que o sujeito do conhecimento é racional.
O que é razão instrumental segundo Habermas?
INSTRUMENTALIDADE RACIONAL
Na idéia de mundo da vida, Habermas mostra a racionalidade dos indivíduos mediado pela linguagem e comunicatividade. Esses elementos se constituem em instrumentos de construção racional dos sujeitos calcado na estruturação de três universos: o objetivo, subjetivo e social.
Quais as críticas feitas a razão instrumental?
A crítica da "razão instrumental" é justamente a crítica dirigida contra os obstáculos e os impedimentos à concretização do projeto emancipador do homem, preconizados séculos atrás pelos ideólogos e filósofos iluministas.
Como escapar da razão instrumental?
Resposta verificada por especialistas. A razão instrumental só pode ser barrada com o uso da razão crítica, pois ela nos faz pensar e raciocinar sobre o mundo.