O que significa raspar o cabelo na nuca?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

Os significados da nuca raspada feminina podem ser muitos, desde a identificação com uma estética e um lifestyle, como no caso dos punks, até motivos mais pessoais, já que é possível fazer desenhos no undershave.

Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).

A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.

Cortar o cabelo pode nos ajudar a nos recuperar emocionalmente de uma situação dolorosa. É como fazer alguns cuidados pessoais para se sentir melhor consigo mesmo. Uma mudança de visual pode, inconscientemente, ser uma resposta à necessidade de sair de uma decisão difícil mais rapidamente.

As Ekedis são suspensas para a iniciação, não precisando raspar a cabeça em sua preparação para servir aos Orixás”, diz um dos trechos.

O undercut é um modelo que traz a nuca e as laterais mais curtas – ou até mesmo raspadas, mantendo em destaque a parte superior (topo da cabeça) que possui um maior volume e comprimento dos fios. Existem variações que trazem o corte em degradê e outras que adotam uma raspagem mais uniforme.

O undercut é um tipo de corte que raspa ou deixa bem batidinha apenas a região da nuca. O corte tem similaridade com o sidecut, em que a lateral da cabeça é que fica com os fios mais curtos. Os dois são cheios de estilo e há quem opte ainda por unir os dois e raspar toda a área lateral da cabeça.

É indicado para pessoas com cabelos normais a finos. Preço: R$ 147,21.

Cabelo, inegavelmente simboliza força física e virilidade; diz-se que as virtudes e propriedades de uma pessoa estão concentradas em seus fios e unhas. Símbolo do instinto, da sedução feminina e da atração física. Em contrapartida a calvície pode sugerir esterilidade.

O couro cabeludo é uma região muito sensível do corpo, com muitas terminações nervosas e, por isso, deixá-la livre dos fios é uma forma de aumentar ainda mais a sensibilidade dessa área. E está aí mais uma das razões para raspar o cabelo: a sensação da água, ou do que mais você puder imaginar, tocando o couro cabeludo.

A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.

Terminado esse ritual, começa a preparação para o próximo passo, conhecido como orô. O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe.

Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...

Que na iniciação de Candomblé é raspada a cabeça do iniciado? É chamado de “Katula” e simboliza o nascimento, o recomeço da vida. O cabelo representa a força e é a única parte do corpo que continua crescendo mesmo após a morte! Raspar o cabelo representa o maior sacrifício do candomblecista ao oferecê-lo ao seu Orixá.

É fundamental alinhar postura, aparência, expressões faciais e, até mesmo, o corte de cabelo, pois são responsáveis por comunicar aquilo que desejamos ou não transmitir. Assim como as roupas, o nosso cabelo também transmite uma mensagem e faz parte da composição da nossa comunicação visual.

E não se trata de um impulso que vem à cabeça por falta de amor. A angústia e a incerteza causadas pela crise de coronavírus têm tudo a ver. De acordo com a psicóloga e coach Lauren Appio, as pessoas geralmente têm vontade de cortar o cabelo depois de passar por situações nas quais as coisas parecem fora de controle.

Seja paciente. Você não vai ter outra escolha a não ser ter paciência, mas é importante reforçar. Não invente de mexer mais ainda no corte, então controle a vontade de “consertar” algo que você não gostou, pois você pode piorar a situação. Fique calma e espere até seu cabelo crescer de novo.

"Primeiro de tudo: falo abertamente qual é a minha religião, o candomblé. Segundo, já falei mil vezes, em vários lugares, que eu sou ekedi. Se você 'dar um Google', 'o que é ekedi', vai descobrir que é uma pessoa que sim, fez o santo, mas é uma categoria que não precisa raspar a cabeça e nunca precisará", continuou.

O filho de santo deve deixar de comer o que lhe faz mal, concebendo-se depois da iniciação como um corpo cujos sintomas são, ao mesmo tempo, indícios que deixam de atuar em relação ao corpo-objeto da biomedicina.