O que significa rasgar o coração e não as vestes?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

“rasgar o coração” é deixar-se iluminar pela lógica do Evangelho de Jesus Cristo, que interpela o ser humano a dar de comer aos famintos. Importa não resistir à iluminação da Palavra de Deus para dissipar as sombras que envolvem o coração humano e os horizontes da humanidade contemporânea.

Joel 2 Joel descreve o “dia do Senhor” e a guerra e a desolação que o acompanharão, e então pergunta: “Quem o poderá suportar?” (Joel 2:11.) O Senhor responde dizendo ao povo que se volte a Ele de todo o coração. Joel profetiza algumas bênçãos que o Senhor concederá a Seu povo nos últimos dias.

Ele menciona que haverá profecias, sonhos e visões. Deus se comunicará diretamente com Seu povo, revelando Sua vontade e Seus propósitos. Essas manifestações espirituais serão um sinal do poder e da presença de Deus entre o Seu povo. Além disso, Joel profetiza eventos cósmicos que acompanharão esse período.

“rasgar o coração” é deixar-se iluminar pela lógica do Evangelho de Jesus Cristo, que interpela o ser humano a dar de comer aos famintos. Importa não resistir à iluminação da Palavra de Deus para dissipar as sombras que envolvem o coração humano e os horizontes da humanidade contemporânea.

Precisamos, de livre e espontânea vontade, abrir o coração ao Espírito, pois Ele não forçará a entrada. E como é que abrimos o coração? No Sermão da Montanha, o Salvador disse: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”.

Todos os hebreus ficam comovidos e rasgam as vestes como suplica pela liberdade.

Veste é aquela peça de roupa que cobrimos o exterior do corpo. A roupa serve para escondermos aquilo que mais amamos e protegemos – o nosso corpo.

Roupas rasgadas tornaram-se sinônimo de descontração, extroversão e autossuficiência. Ironicamente, essas pessoas supostamente "independentes" submetem-se às modas como um rebanho, na pressa de simplesmente se parecerem com todo o mundo.

No tempo de Joel havia uma praga devastando plantações inteiras, o que antes era de uma beleza rural intensa se transforma em total deserto de vegetação e tristeza de pessoas. Deus através de Joel começa convocando o povo a se arrepender, Ele diz aos jovens, velhos, para que todos se arrependam.

Joel profetizou sobre uma iminente destruição e aconselhou o povo a reunir-se na casa do Senhor. Profetizou também que adviriam calamidades aos iníquos nos últimos dias e que o Espírito do Senhor seria derramado sobre toda a carne.

Joel 1 contém uma lição prática dada por Joel usando uma catástrofe natural—uma praga de gafanhotos—para ensinar às pessoas como elas se sentirão indefesas se não se arrependerem antes que chegue o “Dia do Senhor” e os iníquos sejam julgados.

A perícope de Joel 3,1-5 demonstra a universalidade da mensagem do livro de Joel bem como a inclusão de todos povos na bênção de Deus: Depois disso, derramarei o meu espírito sobre todos os viventes, e os filhos e filhas de vocês se tornarão profetas; entre vocês, os velhos terão sonhos e os jovens terão visões!

21 Não temas, ó terra: regozija-te e alegra-te, porque o Senhor fez grandes coisas. 22 Não temais, animais do campo, porque os pastos do deserto reverdecerão, porque o arvoredo dará o seu fruto, a vide e a figueira darão a sua força.

Significa Jeová é Deus e indica uma pessoa que esconde, por trás do seu jeito frágil, uma personalidade poderosa, capaz de lidar sem qualquer embaraço com todos os desafios do dia-a-dia.

Um coração quebrantado é um coração que não está endurecido, que foi transformado por Deus. A palavra quebrantado foi incluída em várias músicas, quase todas elas do contexto evangélico.

Em Provérbios 4.23 está escrito que é do coração que procedem as fontes da vida. A Bíblia refere-se ao coração de forma muito clara, mostrando-o como o centro, o âmago de nosso ser, como o “reservatório” de tudo que somos.

Então Josué, com as demais autoridades de Israel, rasgou suas vestes, prostrou-se com a face rente ao chão, diante da Arca de Yahwehe ali permaneceu em humilhação até o cair da tarde. Então Davi naquele mesmo instante, rasgou as suas vestes; e os homens que estavam com ele fizeram o mesmo.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

Pensar com o coração significa dar ênfase às emoções, aos sentimentos e seguir o coração, não ponderando, muitas vezes, o risco. Pensar com o coração é o oposto de pensar com a mente, ser mais racional, pragmático e, por vezes, insensível.