O que significa raposa serra do sol?

Perguntado por: . Última atualização: 14 de maio de 2023
/ 5 votos

Raposa Serra do Sol é uma área de terra indígena (TI) situada no nordeste do estado brasileiro de Roraima, nos municípios de Normandia, Pacaraima e Uiramutã, entre os rios Tacutu, Maú, Surumu, Miang e a fronteira com a Venezuela.

A partir da consolidação da organização política dos povos de Raposa Serra do Sol, a Terra Indígena se tornou um projeto de vida para os indígenas. “Nós tivemos vários avanços nos aspectos cultural, social, ambiental, político e econômico.

O processo de demarcação de Raposa Serra do Sol começou no fim dos anos 1970. A homologação só ocorreu em 2005, seguida de várias contestações judiciais encerradas em 2008, quando o STF garantiu a demarcação contínua do território.

O Sol, Kuandú para os índios, é um homem pai de três filhos. Cada um deles é o sol, mas apresentam características distintas. Um deles é o sol que aparece sozinho e é mais forte, o outro aparece em tempos mais úmidos e até chuvosos, enquanto o terceiro é o sol que surge quando seus irmãos estão cansados.

Roraima

Entretanto, os países com maior proporção de população indígena são Bolívia (62,2%), Guatemala (41%), Peru (24,0%) e México (15,1%). O Brasil, com 900 mil indígenas, tem o maior número de comunidades (305), seguido pela Colômbia (102), Peru (85), México (78) e Bolívia (39).

Terra indígena Jaraguá (SP) é considerada a menor do Brasil - 31/08/2021. Em São Paulo, o repórter Thiago Jock e a produtora Indianara Campos mostram a história do povo Guarani na terra indígena do Jaraguá, considerada a menor do Brasil por ter apenas 1,7 hectares reconhecidos oficialmente.

Raposa Serra do Sol - Como surgiu a maior reserva indígena em área contínua do mundo ( 04' 02" ) O dia 15 de abril de 2005 marcou a história dos 15 mil índios das tribos macuxi, wapichana, ingarikó e taurepang, localizadas em Roraima.

Direito à terra. A nova Constituição inovou em todos os sentidos, estabelecendo, sobretudo, que os direitos dos índios sobre as terras que tradicionalmente ocupam são de natureza originária. Isso significa que são anteriores à formação do próprio Estado, existindo independentemente de qualquer reconhecimento oficial.

Reservas Indígenas: são terras doadas por terceiros, adquiridas e/ou desapropriadas pela União e que se destinam à posse permanente dos povos indígenas. Também pertencem ao patrimônio da União e não correspondem às terras de ocupação tradicional da etnia em questão, tal como ocorre na forma anterior.

O SOL É FONTE DE LUZ NATURAL. FORNECE LUZ, CALOR E ENERGIA QUE SÃO MUITO IMPORTANTES PARA A VIDA NA TERRA. OS RAIOS SOLARES CONTÊM VITAMINA D, QUE É RESPONSÁVEL PELA SAÚDE DOS DENTES E DOS OSSOS, ALÉM DE PROTEGER O CORPO CONTRA A FRAQUEZA MUSCULAR. MUITOS SERES VIVOS DEPENDEM DO SOL PARA SOBREVIVER.

A demarcação de terras, ao estabelecer os limites físicos das terras pertencentes aos indígenas, visa a proteger de possíveis invasões e ocupações por partes dos não indígenas. Assegurar a proteção desses limites é, também, uma forma de preservar a identidade, o modo de vida, as tradições e a cultura desses povos.

As cinco terras de Roraima que estão na lista são: Manoá/Pium, Moskow, Raposa Serra do Sol, São Marcos e Waimiri Atroari, que aparece com a segunda terra indígena mais pressionada do país. Além de estar em Roraima, ela também divide parte do seu território com o Amazonas.

A cultura yanomami, apesar da clara influência patriarcal baseada na forte divisão de trabalho entre homens e mulheres, possui um viés coletivista. Além disso, os traços culturais dessa população possuem fortes laços com outros grupos indígenas amazônicos, como rituais de iniciação de pajés e forte tradição de xamãs.

Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura.

Irmão e marido de Jaci, Guaraci é o deus do Sol, guardião do dia que auxiliou o pai Tupã a criar todos os seres vivos.

O Povo Macuxi tem sua origem da região do Caribe ou na América Central. Atualmente, no Brasil, habita o norte e o noroeste do Estado de Roraima. Apesar de se encontrar em grande número na região noroeste, migraram para outras regiões através de casamentos interétnicos.

As reservas indígenas são de extrema importância para os povos indígenas do Brasil. Servem para que estes possam viver, manter suas culturas e garantir meios de subsistência. Desta forma, estes povos podem usufruir os bens e riquezas naturais existentes nestas terras.

As 57 terras indígenas regularizadas abrangem 46 municípios mato-grossenses, onde vivem 24,9 mil índios.

As regiões com menor número de indígenas são a Sudeste e a Sul, nessa ordem, sendo São Paulo no Sudeste e o Rio Grande do Sul no Sul os estados com maior número de indígenas em suas regiões.

1 - Existem cerca de 370 a 500 milhões de indígenas no mundo, espalhados por 90 países. Eles vivem em todas as regiões geográficas e representam 5 mil culturas diferentes.