O que significa QWERTY no Brasil?

Perguntado por: dcurado . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

substantivo masculino [Informática] Designação atribuída ao teclado original (estilo tradicional) de computador ou da máquina de escrever, caracterizado por possuir a sequência de letras: "q,w,e,r,t e y, localizada do lado esquerdo, logo abaixo da fileira dos números.

O padrão QWERTY
O fato é que o padrão estabelecido — e patenteado — por Sholes traz uma organização que facilita a digitação em inglês. Letras que formam palavras comuns como “are” e “you” ficam dispostas em locais próximos, o que facilita a digitação utilizando somente uma das mãos.

O padrão já era comum nas máquinas de escrever e foi apenas adaptado com o surgimento da informática. Criado pelo inventor norte-americano Christopher Latham Sholes, o QWERTY teria como objetivo auxiliar na transcrição de códigos morse, de acordo com um estudo feito pela Universidade de Quioto.

O padrão de layout do teclado Inglês Internacional (US) se diferencia do padrão brasileiro por não vir com a tecla “Ç” (lê-se cê-cedilha ou cedilha), também possui a tecla Enter menor em relação aos outros layouts.

O padrão de teclado ABNT 2 foi uma atualização feita pela obrigatoriedade de determinados símbolos e pontuações mais usadas no idioma Português-BR. O padrão antigo da era o (POR ABNT), idioma português com teclado verificado pela ABNT no padrão QWERTY.

O teclado QWERTY é um tipo de dispositivo de entrada de dados com teclas dispostas que seguem um padrão específico, que inclui letras, números e símbolos.

Mas você também pode navegar rapidamente entre as configurações do teclado QWERTY e AZERTY usando qualquer uma das seguintes combinações de teclas: ALT + Shift, Shift + ALT ou.

O layout QWERTY foi projetado para a conveniência dos operadores de telégrafo que estavam transcrevendo o código Morse. É por isso, por exemplo, que o Z fica do lado do S e do E - já que Z e SE são indistinguíveis no código Morse americano.

O nome vem das primeiras seis letras ao topo do teclado: Q, W, E, R, T, e Z. Difere do plano QWERTY trocando o Z e Y entre si, isso porque a letra Z é uma mais usada que o Y em alemão além de T e Z aparecerem frequentemente próximo a um do outro no idioma alemão.

Por causa da digitação rápida e desenfreada provocada pelas teclas em ordem alfabética, Sholes mudou, por conta própria, a posição de algumas letras na máquina de escrever. O objetivo era justamente tornar a digitação mais lenta, diminuindo, ou ao menos minimizando, as chances de erro na hora da datilografia.

O nome vem da sequencia de seis letras presente na primeira linha do teclado "Q", "W", "E", "R", "T", Y". As seis primeiras letras da primeira linha identificam o tipo de teclado, QWERTY.

O plano de AZERTY é um layout de teclado usado na França, Bélgica e alguns países circunvizinhos, principalmente os de língua francesa. O AZERTY também foi usado em Portugal nas máquinas de escrever desde 1875 até aos inícios dos anos 90. Nunca foi implementado nos computadores portugueses.

Christopher Sholes

A tecla Shift da direita é geralmente um pouco mais larga do que a do lado esquerdo. A palavra “Shift” e o símbolo de seta para cima é impressa na tecla correspondente na maior parte dos teclados.

Muitas vezes, é inclusive automático. Contudo, existe sim algo de diferente entre o teclado ABNT ou ABNT2. Basicamente, a única diferença entre o teclado ABNT e o ABNT2 é que o layout do teclado ABNT2 possui uma tecla a mais: o AltGr. A tecla AltGr está normalmente posicionada no lado direito da barra de espaço.

Normalmente, essa informação costuma estar impressa em etiquetas coladas atrás do seu teclado.

Teclado de notebook US – Inglês Internacional
O padrão de layout do teclado Inglês Internacional (US) se diferencia do padrão brasileiro ABNT2 por não possuir a tecla cê-cedilha (Ç). Outra característica é que a tecla Enter é menor em relação aos outros layouts.

Diante de tudo isso, atualmente faz muito mais sentido optar pelo segundo padrão, ou seja, o ABNT2. Afinal, ele é um layout sucessor da primeira versão e permite uma digitação bem mais intuitiva, com melhor posicionamento das teclas de terceira função. Além disso, os modelos mais atuais já vêm de fabrica com ABNT2.

O botão Alt vem do termo alternar e é utilizado em conjunto com outra tecla para executar uma ação complementar em uma janela ou programa aberto. Já a AltGr, que é a combinação das teclas Ctrl + Alt, permite a inserção de caracteres especiais, como, por exemplo, o símbolo de uma moeda estrangeira.

A atual regra da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) exige que os teclados tenham alguns símbolos como colchetes, numerais altos, entre outros. Apesar disso, o atual padrão de teclado brasileiro é o ABNT2.

Na seção “Métodos de Entrada”, toque em “Gerenciar teclados”; Toque na “chavinha” ao lado do novo teclado para ativá-lo; Feito isso, toque na “chavinha” ao lado do teclado antigo para desativá-lo por completo — se for o Gboard, desative também a digital por voz.