O que significa quimera na Bíblia?

Perguntado por: resteves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Quimera também um substantivo feminino que indica uma esperança ou sonho que não é possível alcançar, uma utopia. Por esse motivo, alguns sinônimos para quimera são: devaneio; fantasia; ficção; imaginação.

Imaginação e fantasias: 1 pensamentos, imaginação, faz de conta, sonhos, invenções, devaneios, fantasias.

Etimologia (origem da palavra quimera). A palavra quimera deriva do grego "khímaira,as", e significa monstro extraordinário.

Aliás, esta é a principal diferença entre as gárgulas e as quimeras. As primeiras servem para evacuar a água da chuva. Já as segundas têm uma função decorativa.

Em raras situações, um gêmeo quimérico pode se desenvolver com um tumor e necessitar abordagem cirúrgica. Outra situação na qual o quimerismo natural pode ter impacto na vida da pessoa é no estabelecimento de vínculo genético – o conhecido teste de paternidade.

Como identificar o quimerismo? A suspeita do quimerismo pode ocorrer caso a pessoa tenha áreas do corpo com pigmentações distintas, como por exemplo áreas da pele ou a íris. Também é possível que o portador do quimerismo tenha alterações nos órgãos sexuais.

Quais os tipos de Quimerismo? Existem quatro tipos principais de quimerismo, incluindo o quimerismo natural, artificial, microquimerismo e quimerismo gêmeo, são eles: Quimerismo natural é o tipo mais comum e ocorre antes do nascimento.

“Em um híbrido humano-animal, metade do DNA de cada célula seria humana, e a outra metade animal, diferentemente de uma quimera homem-animal, que contém uma mistura de células totalmente animais e outras completamente humana”, afirmou.

Quimera era filha do gigante Tífon e da víbora Equidna, monstro que era metade mulher e metade serpente.

Há apenas 30 casos de quimerismo conhecidos no mundo. Uma irmã gêmea que só existe dentro de você. Difícil acreditar? A americana Lídia é um dos raríssimos casos de quimera, um desafio à ciência e à lógica do DNA.

As quimeras pertencem ao grupo das raias e dos tubarões. Habitam a região do talude continental, área oceânica a cerca de 200 km do litoral, numa profundidade de 450 a 700 metros. Nesse ambiente, onde não há luz e as temperaturas são muito baixas, os animais são geralmente primitivos e sensíveis a alterações.

A quimera é um peixe cartilagíneo, parente dos tubarões e das raias. É abundante em águas frias, junto ao fundo, até aos 1000 metros de profundidade. Não tem escamas e o maxilar superior está fundido ao crânio.

Segundo a lenda, a quimera é um grande monstro com cabeça de leão, asas de dragão e cauda de serpente. Com aspecto bizarro e comportamento agressivo, ela ataca quem cruzar o seu caminho! Apesar dessa descrição fantástica, as quimeras do mundo real são bem diferentes das lendas gregas.

Quimeras são formadas a partir de quatro células-mãe (ou dois ovos fertilizados) ou de três células-mãe (um ovo fertilizado se funde com um ovo infértil ou um ovo fertilizado se funde com um espermatozoide extra). Cada população de células mantém o seu próprio caráter e o animal é uma mistura das correspondidas partes.

Entretanto também percebemos que o titulo da obra de Ana Miranda "A última quimera" significa o último sonho, este titulo vem de um dos poemas do livro “EU” de Augusto dos Anjos.

Belerofonte

Belerofonte e Quimera
A pedido do rei Lobates, Belerofonte vai de encontro à criatura com o intuito de matá-la. Assim, ele atirou uma flecha no coração de Quimera, que caiu morta.

Parece história de filme, mas é a realidade vivida por uma mulher que quase perdeu a guarda dos filhos pelo fato do exame de DNA apresentar resultado negativo quanto a meternidade, sendo que ela é a mãe biológica das crianças. Lydia Fairchild é uma quimera, uma pessoa com dois tipos diferentes de DNA no corpo.

No entanto, como é possível que alguém tenha a gestação de uma criança e, ainda assim, não seja considerada a mãe dela? Mesmo que aconteça em casos raríssimos, esta condição existe e é chamada de quimerismo. Inspirada em um caso real, a novela de Glória Perez fará com que Brisa passe por mais um grande sofrimento.

O exame de quimerismo consegue medir a % de DNA do doador e do DNA próprio que está circulando no sangue. Podendo desta forma avaliar a pega da enxertia, detectar recidiva da doença de base ou perda do transplante de medula.

Continuar lendo Quem derrotou a Quimera?