O que significa Quem subirá ao monte do Senhor?

Perguntado por: sribeiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 9 votos

Nas escrituras, um monte pode simbolizar o templo. O monte do Senhor representa um lugar espiritual mais elevado onde podemos estar mais próximos de Deus. “Subimos ao monte do Senhor” quando nos preparamos para entrar no templo e depois entramos nele.

Quem será digno de subir ao monte do Senhor? Ou de permanecer no seu lugar santo? O que tem as mãos limpas e o coração puro, cujo espírito não busca as vaidades nem perjura para enganar seu próximo.

Salmos 15 Ouvir
SENHOR, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda sinceramente, e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração.

A oração feita à porta de entrada do Monte é para consagrar-se para entrar no Monte, local que atribuem como sendo santo. As orações são feitas para que Deus os perdoe de pecados, agradecimentos por poderem ter chegado lá, para que Deus se manifeste a eles etc.

Os que confiam no Senhor são como o monte de Sião, que não se abala, firme para sempre. Como em redor de Jerusalém estão os montes, assim o Senhor, em derredor do seu povo, desde agora e para sempre.

“Vamos subir ao monte do Senhor, para que ele nos mostre o seus caminhos e nos ensine a cumprir os seus preceitos” (Is 2,3). O lugar do monte, na bíblia refere à interioridade, lugar de estar com Deus, lugar do cultivo intenso da oração.

É provável que o Salmo 24 tenha sido escrito na ocasião da chegada da Arca, que havia sido negligenciada durante décadas antes do reinado de Davi. Ele animou o povo para buscar a Arca, que representou simbolicamente o trono de Deus.

Salmo de Davi. 1 Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. 2 Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios. 3 Quem asubirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu blugar santo?

O “monte do Senhor” refere-se ao templo. Em Isaías 2:2–4, Isaías contou uma visão e fez uma profecia que seria cumprida de muitas formas.

Jesus foi orar de novo. Pedro, Tiago e João queriam ficar acordados, mas estavam muito cansados e adormeceram novamente. Jesus encontrou-os novamente dormindo e foi orar uma terceira vez.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai.

O Monte Santo era conhecido, primitivamente, como Piquaraçá (Pico Araçá), um lugar lendário, citado nas inúmeras crônicas dos antigos bandeirantes e em seus roteiros de viagens. Durante o século XVII, serviu como orientação e pouso aos aventureiros que se embrenhavam pelo sertão em busca de metais preciosos.

Há mais de 230 anos, o Santuário da Santa Cruz de Monte Santo, localizado no Semiárido da Bahia, é o destino de muitos fiéis e turistas. Além de ser um local de devoção, esse espaço já foi cenário para a gravação de filmes como a obra Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), dirigida por Glauber Rocha.

Assim como André e muitos outros, estar no monte tem somente um objetivo, buscar e ouvir a voz de Deus. Seja no quarto, no templo ou no monte, Deus está pronto a ouvir os Seus filhos. Deus é onipresente, existe em todo lugar ao mesmo tempo. Portanto, estará com você sempre, quando e onde você estiver com Ele.

O famoso rei Davi orava a meia noite. No salmo 119.62, ele registra esse hábito. Os rabinos que estudam a Torá ( 5 primeiros livros da Bíblia) dizem que a meia noite é a hora da Kadosh (santidade) de Deus visitar o justo e se alegrar no justo.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

A transfiguração de Jesus no monte Tabor foi relatada por três evangelistas (Mateus,17:1-13; Marcos, 9:2-13 e Lucas:9, 28-36). Intrigante é que João, presente nesse evento, não o tenha citado em seu Evangelho.

Ao invocar uma oração, o homem crê em algo superior que comanda toda a complexidade do Universo e, assim, cria um diálogo permanente sentindo a presença da Providência, da suprema sabedoria de um Deus, da transcendência.

No Salmos 24, o Salmista Davi exalta ao Senhor Deus por sua criação. Ele declara que tudo o que existe pertence ao Senhor, pois ele criou todas as coisas. Após isso, ele se pergunta: “Quem poderá subir o monte do Senhor?

1- Qual contexto do Salmo 24 podemos remontar? Acerca do salmo 24, a maioria dos estudiosos o remonta ao contexto da chegada da Arca da Aliança a tenda preparada no Monte Sião, no período do reinado de Davi (2 Sm 6.1-15).

No sentido espiritual e religioso, fala-se em plenitude de Deus, que consiste na aceitação dos preceitos divinos para haver a redenção da alma humana. Através de Jesus Cristo, que possui a plenitude divina, o homem também consegue atingir o estado de plenitude e contínua satisfação.