O que significa que deitava água sobre as mãos de Elias?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Como resposta, ouviu que havia um cuja missão era derramar água nas mãos de Elias. Ao constatar isso, Josafá logo declarou que estava com ele a Palavra do Senhor. Para Jorão, Eliseu não era nada; mas, para Josafá, por ocupar aquela missão, ele deveria ter a Palavra do Altíssimo com ele.

O manto significa a dignidade da profecia. Alguém deve continuar a missão. Elias escolhe pessoalmente ao seu sucessor na profecia da Palavra. É uma escolha do profeta.

Por que Elias teve que orar sete vezes? Ellen White mencionou que Elias teria se ajoelhado sete vezes para orar, e cada vez que se ajoelhava ele revia toda sua vida para ver se havia falhado em dar glória a deus ou em trazer-Lhe gloria- algo assim. Então, na sétima vez em que se levantou havia uma pequena nuvem no céu.

Embora Elias fosse um homem de Deus, um profeta, alguém que se dedica a cumprir a missão Deus para seu povo, cansou-se, frustrou-se e sentiu dor na alma, a solidão do caminho.

42 E, se alguém der mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, porque ele é meu discípulo, eu asseguro que não perderá a sua recompensa".

Essa capa significava que ele tinha uma autorização do governo romano para pedir esmola, pois era um mendigo. Para Bartimeu a capa era o atestado claro da sua cegueira, pois simbolizava tudo que não era adequado, e que portanto, precisava ser deixado de lado.

Queimou o equipamento de arar para cozinhar a carne e a deu ao povo, e eles comeram. Depois partiu com Elias, tornando-se o seu auxiliar.

Eliseu serviu a Elias sendo fiel companheiro e excelente aluno. Tornou-se mais tarde o seu substituto eficiente na liderança. Deus usa o discipulado para treinar pessoas de forma eficaz. Ele nos ensina que devemos aprender com aquele que tem algo a nos ensinar.

31 E Elias tomou doze pedras, conforme o número das tribos dos filhos de Jacó, ao qual veio a palavra do SENHOR, dizendo: Israel será o teu nome. 32 E com aquelas pedras edificou o altar em nome do SENHOR; depois, fez um rego em redor do altar, segundo a largura de duas medidas de semente.

1. Capa senhoril de luto. 2. Veste superior de certas religiosas.

Elias construiu o altar com doze pedras para mostrar ao povo de Israel a sua propriedade e o direito que o Senhor tinha sobre o seu povo, elas eram o memorial que o Senhor tinha estabelecido para lembrar a sua Aliança e a sua fidelidade com Israel.

No caso de Elias, Deus havia falado que ia chover! Então, Elias viu a chuva caindo sobre o reino de Israel, que estava devastado pela seca e, consequentemente, pela fome. Nuvens escuras e baixas são sinais de chuva forte a caminho.

Deus mandou um anjo para dar comida ao profeta, e essa comida lhe deu forças para uma caminhada de 40 dias até o monte Horebe (conhecido também como Sinai), o monte de Deus. A viagem normalmente não levaria 40 dias, mas Elias precisava de tempo para refletir e se preparar para seu encontro com Deus.

Elias profetiza uma grande seca
Na ocasião, o profeta Elias anunciou que haveria uma grande seca. Devemos lembrar que Baal era o deus da vida e da fertilidade. Logo, tal seca representava um ataque direto à suposta capacidade desse ídolo de controlar as condições do tempo.

Todo sustento vem de Deus.
Nos momentos mais difíceis, quando não sabemos onde vamos encontrar sustento, podemos confiar em Deus. Ele não abandona quem O ama. Quando nos dedicamos à vontade de Deus, Ele nos dá aquilo que precisamos, mesmo quando a situação parece impossível.

Elias aprendeu que Deus não está limitado a apenas uma maneira de agir, mas que Ele se manifesta de várias formas. E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR.

Como Deus tratou de Elias
Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece dos que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura e sabe que somos pó” (Sl 103.13-14). Elias superou seu estado depressivo, porque Deus o mandou para o lugar de revelação no monte Horebe – “o monte de Deus” (v. 8).

A Bíblia fala sobre a água de muitas maneiras diferentes – como um símbolo de destruição (Gênesis 6–9), um símbolo de limpeza (ex. Êxodo 30:18), um símbolo de benção (Jeremias 17:8) e como um símbolo de necessidade espiritual (Salmo 42).

e Eliseu foi até a fonte, jogou o sal na água e disse: — O que o SENHOR Deus diz é isto: “Eu fiz esta água ficar pura, e ela não provocará mais mortes nem abortos.”