O que significa quando você levanta e fica tudo preto?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

O que desencadeia o escurecimento da visão quando uma pessoa se levanta rapidamente? Quando a pessoa levando muito rápido pode ter uma pequena alteração da pressão sanguínea, conhecida como hipotensão postural. Isso pode causar sensação de tontura ou de escurecimento da visão.

Geralmente podem surgir pequenos pontos pretos na vista após os 40 anos de idade, como um processo normal do envelhecimento. Os míopes têm um risco acrescido de desenvolverem flutuadores oculares. As moscas volantes em jovens, habitualmente, são causadas por espessamento das fibras de colagéneo.

Tontura hemodinâmica
Acontece quando a pressão arterial cai, e o sangue não é bombeado adequadamente para o cérebro, causando a sensação de desmaio, o escurecimento ou o aparecimento de pontos brilhantes na visão.

A tontura que está ausente em repouso e ocorre apenas após ummovimento específico (desencadeado) é diferente da tontura que está presente emrepouso, mas aumenta em intensidade com o movimento (exacerbado).

Quais são as causas da tontura ortostática? Episódios isolados e pouco frequentes de tontura ao levantar não são motivos para grande preocupação. Gatilhos como calor, ansiedade, estresse e desidratação, por exemplo, são suficientes para provocar o sintoma.

Os principais sintomas da pressão baixa são: visão embaçada, fraqueza, taquicardia, sensação de desmaio, sono excessivo, diminuição da energia. É importante ressaltar que a pressão baixa também pode não causar ao paciente qualquer sintoma ou alteração que o faça perceber que há algo de errado com seu organismo.

A hipotensão arterial ocorre quando a pressão arterial cai a ponto de provocar sintomas como tonturas e desmaios. Uma pressão arterial muito baixa pode causar danos a órgãos, um processo chamado choque.

Deficiência visual: conheça os sintomas

  • Visão embaçada.
  • Perda do campo de visão (deixar de ver em algum dos cantos do olho ou sentir que há uma parte “preta” ou embaçada na sua visão)
  • Distorção das formas.
  • Dificuldade ou incapacidade de enxergar em ambientes com pouca luz.

Há diversos fatores que podem causar desmaios: ficar longos períodos sem comer, exposição demasiada ao sol, sofrer fortes emoções, estar em locais apertados e com pouco ar, cefaleia (dor de cabeça) e problemas no fluxo sanguíneo para o cérebro são uns dos principais causadores.

A visão e o estresse
O estresse, por sua vez, é capaz de provocar espasmos em qualquer musculatura do corpo. Quando submetido a tensão do cotidiano, a musculatura presente no olho pode falhar e desencadear sintomas como dores de cabeça, visão embaçada, ardência ocular e miopia induzida (mudança do grau).

Algumas doenças cardíacas que podem dar tontura são: arritmias cardíacas, doenças nas válvulas cardíacas e coração grande. Numa falha cardíaca, o coração perde a habilidade de bombear o sangue para o resto do corpo, podendo em algumas vezes ser fatal, especialmente quando se demora para dar o diagnóstico do problema.

Ao acordar pela manhã, com a vista embaçada, o ideal é esperar que ela volte ao normal no decorrer das horas. Porém, se a visão persistir a permanecer nesta situação por um longo período no dia, é importante se dirigir até seu médico oftalmologista.

Existe uma imensa variedade de causas do mal-estar e da indisposição no corpo, como: estresse (e outros distúrbios mentais, como ansiedade e depressão); febre; quadros infecciosos (infecções do trato respiratório, gastrointestinais, do trato urinário etc.); resfriado; gripe; dengue (febre amarela e chikungunya); covid- ...

Assimetria facial. Dificuldade na fala. Movimentação da língua. Outros sinais como dor de cabeça súbita e intensa sem causa aparente, perda da visão de um olho ou dos dois e vertigem súbita intensa e desequilíbrio associado a náuseas ou vômitos também podem indicar a presença de um derrame.

A causa deste escurecimento está ligada à desorientação que seu cérebro sofre pela da ação de se levantar rapidamente, pois ele não consegue acompanhar a velocidade do seu movimento e não é capaz de enviar os comandos para que o sangue seja levado para sua cabeça e olhos na mesma rapidez.

Temos nesse momento redução da pressão arterial e aumento da frequência cardíaca. A isso se chama hipotensão postural inicial e algumas pessoas apresentam o fenômeno de forma exacerbada, chegando a desmaiar e, por vezes, inúmeras vezes por dia.

Apesar de incomum, também leva à interrupção do fluxo sanguíneo. O ataque cardíaco ou infarto pode ocorrer, ainda, em situações quando a pressão arterial está muito baixa e, consequentemente, a quantidade de sangue que atinge o coração é reduzida consideravelmente.