O que significa quando você começa a chorar do nada?

Perguntado por: hpeixoto . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

A crise de choro que acontece sem um motivo é um sinal de que algo não está bem. Se você tem chorado mais do que o habitual e não consegue cessar as lágrimas, pode estar vivenciando uma depressão não diagnosticada, ou outro transtorno do humor.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Um choro vez ou outra parece ser inevitável. Seja por ter um dia difícil, muito estresse acumulado ou até por sintomas clássicos da TPM (tensão pré-menstrual), as lágrimas podem rolar soltas sem que você se de conta do porquê.

Crise de ansiedade é um estado psíquico onde o nosso corpo apresenta sintomas como por exemplo a sensação de angústia, nervosismo, taquicardia e até mesmo a sensação de falta de controle sobre determinada situação.

Uma crise de depressão é quando os sintomas estão em seu pico de intensidade, impossibilitando da pessoa realizar suas atividades cotidianas impactando negativamente em tudo o que vai fazer. As crises se caracterizam principalmente pelo descontrole emocional e a incapacidade da pessoa de lidar com o conflito.

A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.

Sentir alegria e de repente uma tristeza profunda pode ser sintoma de ansiedade? Sugiro que você procure um psicólogo para ajudar a entender o que está acontecendo, o porquê de essa oscilação de seu humor, tristeza/alegria. Procure alguém em quem você confie e boa sorte.

Os sintomas principais da depressão são o humor deprimido por mais de 2 semanas, perda de prazer em realizar atividades que antes traziam alegria e sensação de fadiga. Caso a pessoa apresente pelo menos dois desses sintomas por 14 dias, é sinal de que algo não vai bem.

Características de cada grau de depressão
“No episódio depressivo leve, há presença de poucos sintomas além dos necessários para o diagnóstico; a intensidade dos sintomas causa sofrimento, mas é manejável e os sintomas resultam em pouco prejuízo no funcionamento social ou profissional”, explica a médica.

Isso ocorre porque a parte do cérebro conectada à emoção – o sistema límbico – reage mais fortemente em adolescentes que em adultos. Ao mesmo tempo em que a parte frontal do cérebro, responsável pela regulação emocional, não está completamente amadurecida”, explica a psicóloga.

Os sintomas da crise de ansiedade incluem medos extremos, preocupações em excesso e crises de choro. As causas podem ser multifatoriais e incluem traumas e gatilhos específicos para cada paciente.

O choro sem motivo por si só, nem sempre é um fator negativo, as lágrimas expressam muitas emoções, entretanto, um choro normal leva aproximadamente 2 minutos e, quando compulsivo, pode chegar a 15 minutos. Então, crises de choro e depressão são consideradas coisas diferentes.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Causas da ansiedade na adolescência
A separação dos pais, mudança de amigos para outra cidade ou escola, falta de apoio da família, bullying, vivência em ambientes estressantes e incapacidade de lidar com a frustração também colaboram para o surgimento da ansiedade.

A crise nervosa deriva-se de um estado emocional alterado, um descontrole emocional não necessariamente patológico. Todavia, é um termo genérico que pode acontecer a um indivíduo que esteja passando por momentos difíceis em sua vida ou com grande ansiedade por questões pessoais, familiares e profissionais.

O responsável por esse efeito é a adrenalina. Quando passamos por situações de estresse, como tristeza ou ansiedade, o cérebro envia uma mensagem para o corpo liberar uma dose extra desse hormônio, produzido pelas glândulas suprarrenais.