O que significa quando vc está se machucando muito?

Perguntado por: hmonteiro4 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Pessoas que têm o hábito de causar lesões físicas a si mesmas certamente estão vivenciando momentos muito difíceis. A automutilação é vista como uma válvula de escape nada saudável para indivíduos lidando com situações em que a dor psicológica e emocional necessita ser aliviada de alguma forma.

Embora cada pessoa é única, ou seja, tem comportamentos, pensamentos e sentimentos diferentes. Os estudos apontam que, uma parcela das pessoas que tem tendência a se machucar, o fazem porque tem uma outra dor, mais forte, que a leva a fazer isso para amenizar a dor que sente.

Machucar alguém fisicamente dói mas logo cicatriza, porém, machucar alguém emocionalmente, com atos e palavras é algo que fere intensamente, deixando feridas pelo coração e pela alma, as vezes permanentes. As palavras tem o poder de ferir e de curar e quando te ferem, perfuram mais profundamente que uma espada.

A depressão é uma doença psiquiátrica que afeta o emocional da pessoa, que passa a apresentar tristeza profunda, falta de apetite, desânimo, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com frequência e podem combinar-se entre si.

A automutilação — ou autolesão — é caracterizada pelo comportamento de agressão intencional ao próprio corpo, sem intenções suicidas.

A autoagressão é um distúrbio de comportamento que faz com que o paciente agrida o próprio corpo ao sentir profunda tristeza, raiva, nervosismo ou viver um trauma.

A Síndrome de Borderline também está associada a uma alta taxa de automutilação e comportamento suicida. Se você está pensando em se machucar ou tentar suicídio, conte a alguém que pode ajudá-lo imediatamente.

Seu nível de ansiedade está bastante grave para te levar a se ferir ou pensar em se ferir dessa forma. Mas parece que isso é apenas a ponta do iceberg, por trás dessa ansiedade há mais coisas a serem descobertas e isso num tratamento de psicoterapia seria possível analisar.

Pensamentos intrusivos de ferir os outros denotam ansiedade. Quanto mais ansioso ou estressado estiver mais eles vão surgir. Depois deles há uma sensação de prazer e aparente tranquilidade até que se repitam sucessivamente no mesmo padrão.

Significado de Machucando
Machucando vem do verbo machucar. O mesmo que: esmagando, triturando, esmigalhando, amassando, amarrotando, debulhando, descascando, pisando, ferindo.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

A função principal do teste DASS-21 é avaliar a severidade dos sintomas centrais da depressão, ansiedade e stress. Desta forma, a avaliação permite não só uma maneira para medir a gravidade dos sintomas do paciente, mas também um modo de acompanhar e medir a resposta do paciente ao tratamento psicológico.

A depressão é uma doença que pode ser ocasionada por uma disfunção bioquímica no cérebro devido a alterações nos neurotransmissores. Os principais são a serotonina, dopamina e noradrenalina, responsáveis por proporcionar sensação de bem-estar aos indivíduos.

Evangelho de Mateus, 6: 25-33-34 diz: “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

A crise nervosa deriva-se de um estado emocional alterado, um descontrole emocional não necessariamente patológico. Todavia, é um termo genérico que pode acontecer a um indivíduo que esteja passando por momentos difíceis em sua vida ou com grande ansiedade por questões pessoais, familiares e profissionais.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

O transtorno explosivo intermitente não tem cura, o indivíduo com TEI deve fazer acompanhamento com psicólogo para compreender e controlar suas ações, em situações que costumam desencadear os acessos de raiva e como evitá-los ou como controlar a intensidade da fúria.

PRO-AMITI - Transtorno Explosivo Intermitente TEI. São indivíduos que pela incapacidade de gerenciar seus impulsos agressivos, são levados a ter comportamentos agressivos, ataques de fúria, completamente desproporcionais.

A crise de borderline é um episódio severo que pode ocorrer com as pessoas que sofrem com o transtorno, sendo acompanhada por uma forte paranoia e raiva excessiva, às vezes incontrolável.