O que significa quando uma pessoa se cala?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

O silêncio é uma virtude que revela o olhar dos sábios. Em um diálogo, é no silêncio dos intervalos que nos completamos nas falas. Se você tentar se impor, na tentativa do convencimento, bloqueará todos os sentidos de quem te escuta. Falar e silenciar, é como o sol e lua: quando um está presente, o outro não está.

Pesquisas comprovam: se manter em silêncio pode elucidar ideias, fortalecer sua memória, ajudar no tratamento de depressões além de prevenir doenças cardiovasculares. O silêncio é o ponto de encontro entre o sono e a meditação.

Chatas, tagarelas, palradoras, faladoras.
...
O site Psychology Today revela cinco simples passos para saber lidar com as pessoas que falam muito.

  1. Ouvir, mas não para sempre. ...
  2. Tentar dizer algo durante a conversa. ...
  3. Dar uma ou outra dica sobre a pessoa falar muito. ...
  4. Mostrar compreensão. ...
  5. Parar a conversa.

Interrompa gentilmente.
Diga como a conversa foi ótima, mas mencione que você tem algo a dizer ou que precisa ir embora. Por exemplo: “É ótimo aprender sobre todas essas coisas que você compartilha, Sabrina, mas estou com o tempo apertado. Preciso falar uma coisa e ir embora. Você se importa se eu explicar rapidamente?

Cala a boca, cala o peito, cale-se! Mas o corpo fala, e como fala. Fala a ponta dos dedos batendo na mesa, fala o dente acirrado, rangendo estridente. Falam os pés inquietos na cama.

Como pedir para alguém calar a boca?

  1. 1 – Interrompa gentilmente. Você sabe que apesar de não estar a vontade, não precisa ser mal educado. ...
  2. 2 – Identifique a situação. ...
  3. 3 – Para de dar atenção. ...
  4. 4 – Gestos. ...
  5. 5 – Junte-se a outras pessoas. ...
  6. 6 – Invente uma desculpa. ...
  7. 7 – Cala a boca.

Sabe porque o silêncio machuca tanto? Pois ele esconde palavras que gostaríamos que fossem ditas.

O silêncio de Deus tem provocado pane na fé de muitas pessoas. A Bíblia insiste em dizer que Deus é amor, mas por vezes Ele permanece quieto quando precisamos de uma resposta, uma orientação, um conforto. Em meio a tanta quietude nos resta questionar: Deus está em silêncio ou nós é que estamos surdos?

O silêncio geralmente é visto como algo negativo. No entanto, o silêncio pode variar em quantidade e qualidade, pode ser espontâneo ou estratégico, voluntário ou forçado, quente ou frio como uma pedra… Além disso, o silêncio é também positivo e necessário.

O silêncio pode acalmar, ferir, amparar ou violentar. Em algumas ocasiões pode trazer paz, em outras, tempestades. O silêncio também pode corresponder à reflexão, a um turbilhão de pensamentos pulsando dentro de nós. Às vezes, o silêncio é solidão, vazio, dor e tristeza.

Para ela, o silêncio é como uma arte, tão importante quanto a criatividade, porque é durante esse tempo que encaixamos todas as informações que recebemos e guardamos nas nossas “gavetas internas”, criando o nosso próprio conhecimento.

“O silêncio é uma ótima maneira para o cérebro se reorganizar, registrar novas memórias e se adaptar da melhor maneira possível. Além disso, faz a pressão ficar mais baixa, reduz o estresse e aumenta a capacidade de atenção”, explica o médico neurologista Fabiano Moulin.

“Você pode dizer 'Me perdoe, estou atolado' ou 'Eu adoraria falar com você, mas preciso terminar esse relatório'”. Nesse caso, você posiciona o "corte" de forma educada e pode, ainda, suavizar o golpe com um sorriso, completando que adoraria conversar uma outra hora.

Falar de boca cheia é feio, falar de cabeça vazia é pior ainda.

Anote tudo: uma boa dica para parar de falar muito é anotar, em um caderno ou mesmo no celular, as situações em que você extrapolou na conversa. Ao fazer isso você terá documentado o ocorrido e poderá analisar em quais pontos falou demais. Saiba ouvir: quem fala demais, escuta menos.

Melhor ficar quieto se o que você tem a dizer for benéfico apenas para si mesmo. Uma ideia útil é sempre dizer uma coisa se quiser dizer duas coisas. Com o tempo, você vai perceber que procurar ativamente o silêncio diminuirá a quantidade de coisas que você tem a dizer.

1. Cala a boca. Fica quieto, calado, em silêncio; forma grosseira de mandar alguém parar de falar algo, normalmente, inconveniente.