O que significa quando uma pessoa morde a língua?

Perguntado por: ameireles . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Gíria que expressa arrependimento de alguma coisa que foi dita.

Resposta verificada por especialistas
Por dois motivos, a força empregada, que é menor quando mordemos a língua de proposito, e pelo fato de estarmos preparados para a dor na língua, já quando mordemos a língua sem querer, geralmente é com muita força, e não estamos esperando a dor.

Trata-se da compulsão por morder a si próprio e aos outros, um distúrbio que costuma se manifestar dentro de transtornos relacionados à ansiedade, na maioria dos casos, ou à psicose.

Colocar uma pedra de gelo direto no local também ajuda. Além disso, uma boa dica é bochechar com antisséptico bucal para garantir que não haja infecção. Para ajudar, até que o machucado cicatrize, prefira ingerir alimentos frios.

“Para se ter um alívio temporário pode-se aplicar pomadas analgésicas. Elas minimizam a dor, mas retardam o processo de cicatrização”, conta. Mas lembre-se sempre de consultar um profissional primeiro, pois a automedicação pode acabar piorando o problema ao invés de melhorar.

Os pesquisadores descobriram que essa vontade de “apertar” o que nos enche de ternura é a resposta do cérebro para regular as emoções, enviando um estímulo negativo para conter outro estímulo positivo.

Esse processo é involuntário, ocorre naturalmente sem que a pessoa perceba. Agora em situações de stress e ansiedade a pessoa pode involuntariamente contrair os músculos da mastigação e morder as bochechas.

Os principais sintomas são:

  • físicos: tensão muscular, taquicardia ou palpitação, dor no peito, transpiração em excesso, dor de cabeça, tontura;
  • psíquicos: sensação de desrealização, quando o ambiente parece todo diferente, ou sensação de despersonalização, quando a pessoa parece não se reconhecer mais.

Direcionar o olhar para os lábios de um homem é um gesto mais provocante ainda, pois é percebido como uma indicação não verbal de interesse sexual.

Que problemas são causados por mordidas humanas? Em geral, mordidas humanas causam apenas hematomas e cortes superficiais. Contudo, se alguém morder uma parte pequena como a orelha, o nariz, um dedo ou o pênis, é possível que arranque um pedaço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se um pedaço da língua foi avulsionado (cortado fora) a mesma não vai crescer novamente como rabo de lagarto, podendo resultar em um defeito ou assimetria na vida adulta.

A postura da língua é apontada como uma das principais causas da ocorrência de recidivas do mau posicionamento dentário. Por exemplo: um paciente com uso prolongado de chupetas está acostumado a repousar a língua entre os dentes anteriores (da frente).

Morder as bochechas pode ser consequência de mastigação errada ou excesso de gordura na região. Segundo Julia, morder as bochechas com frequência pode ser um sinal de problemas com a mastigação.

Geralmente, estas lesões desaparecem em cerca de 7 a 10 dias, quando sua causa é resolvida, entretanto, em situações mais complicadas podem necessitar de tratamento com medicamentos como antibióticos, corticóides ou imunossupressores, a depender de cada caso.

Por tratar-se de um problema frequente e sem complicações, embora as aftas sejam bastante incômodas, algumas pessoas deixam de observar que as lesões devem desaparecer num período de 10 a 14 dias. Caso o problema persista por mais tempo, devem procurar os serviços de saúde para uma avaliação mais detalhada.

A dor na língua é algo que provoca muito desconforto por conta da sua grande sensibilidade. Aftas, lesões ou infecções podem causar problema em parte, ou em toda a língua. Os tratamentos irão variar conforme a causa. Um indivíduo pode sentir dor na língua e encontrar tratamento em alguns remédios caseiros simples.

Em alguns casos, morder a parceira ou parceiro pode ser uma maneira de "marcar território" e deixar claro que você está com alguém. Isso pode ser a manifestação de um comportamento possessivo e ciumento. Para identificar isso, você precisa prestar atenção aos momentos e com que frequência é mordido.

Odaxelagnia é uma parafilia que envolve ter prazer através de morder ou ser mordido. Odaxelagnia é considerada uma forma leve de sadismo .

De acordo com os cientistas da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, o nome dado a esse comportamento é “agressão de ternura”, o ato de morder as pessoas com as quais sentimos afeto. Essa situação tem por objetivo controlar as nossas emoções.