O que significa quando uma pessoa fica te olhando?

Perguntado por: ijaques6 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.7 / 5 12 votos

O contato visual constante e o famoso “olhos nos olhos” sempre foram considerados sinais clássicos de uma pessoa que demonstra interesse afetivo. Mas uma recente pesquisa realizada pela Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, aponta que o olhar fixo nem sempre indica uma iniciativa de relacionamento amoroso.

Não há dúvida de que pessoas muito atraentes captam mais olhares na rua. Mas isso não se deve apenas à aparência ou à forma do corpo, mas também ao carisma, à atitude e à linguagem não verbal. Assim, é possível que os outros olhem para você porque o acham atraente ou porque você lhes transmite uma sensação agradável.

Pelo olhar – iStock Um olhar pode revelar muita coisa – até mesmo se alguém sente algo por você. Observe se a pessoa alvo do seu interesse a observa com frequência. Durante uma conversa, olhar nos olhos e inclinar o corpo na sua direção é um sinal de que a pessoa está interessada no que está sendo dito.

Ele não sente atração por você.
Porém, quando um indivíduo evita contato visual propositadamente, pode ser que ele queira sinalizar que não tem interesse por você. Talvez a intenção seja exibir que não deseja flertar ou que já está em um relacionamento, para que você “capte” a mensagem.

Por que as pessoas evitam o contato visual? As pessoas têm ansiedade de contato visual por muitas razões. Para aqueles sem uma condição de saúde mental diagnosticada, evitar o contato visual pode estar relacionado à timidez ou falta de confiança.

A mania de perseguição surge, normalmente, quando o indivíduo está com baixa autoestima e baixa autoconfiança. A pessoa não consegue alimentar confiança em si mesma e, em casos mais graves, sente que é o causador das tragédias do mundo. Além disso, sua mente crê que todos concordam com isso e também o culpam.

Pesquisas têm observado que o contato visual mútuo intenso é sinal de interesse recíproco. Esse olhar sustentado entre duas pessoas que já se conhecem denota admiração e amor.

Normalmente quando isso acontece, a outra pessoa costuma levar mal, sobretudo quando é de mulher para mulher. Isso pode não ser necessariamente mau. Pode acontecer por razões positivas como a outra pessoa ser bonita, estar a usar alguma peça que eu goste, ter presença e isso chama à atenção.

Segundo o neurobiólogo James Old, o amor entra pelos olhos. De fato, a visão é um dos grandes impulsos para que a estimulação sexual aconteça e a troca de olhares pode ser a chave necessária para que você comece a desenvolver outros sintomas e interesses.

Olhar para baixo demonstra vergonha, medo e tristeza e ainda pode indicar que a pessoa não está, de fato, prestando atenção ao que você está falando. Olhar para cima pode indicar desde uma tentativa de recordar algo até o fato de que a pessoa está encarando com pouco caso o que você está dizendo para ela.

Fixe o olhar no ponto entre os olhos dela ou um pouco acima dos olhos; faça um gesto. Para o contato não ficar tão desconfortável, como mencionado, ao invés de desviar o olhar, você pode também fazer um gesto ou acenar com a cabeça, para parecer mais natural.

1 – Olhares rápidos, mas penetrantes
Encontre o seu alvo e olhe para ele fixamente por alguns segundos e depois desvie o olhar. Faça isso várias vezes até que ele perceba o seu interesse. Desviar o olhar é uma ótima maneira de deixar clara a sua intenção, sem causar um desconforto entre vocês.

Olhar nos olhos da pessoa transmite seriedade e interesse no diálogo. Aliás, pode ser que você já tenha ouvido falar que, em uma entrevista de emprego, por exemplo, é muito importante sempre fixar o olhar nos olhos do entrevistador, mostrando, assim, todo seu comprometimento com a conversa.

Pessoas que não olham nos olhos durante uma conversa, geralmente, são julgadas como tímidas ou passam pouca confiança. Mas, a grande verdade é que, por trás dessa característica, existe um cérebro muito inteligente que está se esforçando para ser ainda mais.

Geralmente o pouco contato visual está ligado a timidez, insegurança e autojulgamento. O melhor a se fazer seria marcar uma consulta (sessão) com um profissional, para trabalhar autoconhecimento e se entender melhor em situações cotidianas como essa!

As pessoas te olham porque você é bonito, porque você mobiliza nelas uma gratificação. Isso é muito diferente de elas te invadirem, te machucarem, no plano físico. Será importante você aprofundar o entendimento disso. Se você recordar, muitas vezes você ouviu alguém falar: "aquela pessoa é metida".

Quando os olhares se cruzam com a mesma intensidade que o momento reserva, perdemos completamente a noção de todo um contexto e nos entregamos ao acaso. Numa encruzilhada, Em que nossas vidas se cruzam, Mas nunca se enlaçam.