O que significa quando uma pessoa faz o sinal da cruz?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

A cruz é um dos símbolos mais importantes do Cristianismo, porque a morte de Jesus na cruz e a Sua ressurreição são o sacrifício que possibilitam o perdão dos pecados e reconciliação com Deus. O sinal da cruz, o ato de se benzer é um gesto tradicionalmente católico.

Considerando que as mãos são instrumentos com os quais os indivíduos agem, exemplifica-se na devoção: a mão direita, o sagrado, é usada para abençoar, consagrar, benzer. Enquanto isso, os poderes sinistros ocupam o lado esquerdo. A mão esquerda fica com ritos funerários, com exorcismo.

“Dou-vos graças, Senhor santo, Pai onipotente, Deus eterno, a Vós que, sem merecimento nenhum de minha parte, mas por efeito de vossa misericórdia, Vos dignastes saciar-me, sendo eu pecador e vosso indigno servo, com o corpo adorável e com o sangue precioso do vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo.

O uso da cruz, para assinalar a data de falecimento de alguém, é facultativo. Se se quiser utilizar essa forma, a cruz costuma ser colocada à esquerda da data do falecimento – ex.: Manuel dos Santos †25-12-1870.

Por isso, mesmo ao fim da leitura, diz-se: “Palavra do Senhor”. E a assembleia responde: “Graças a Deus!”. No Evangelho, quando ouvimos “Palavra da Salvação”, respondemos: “Glória a vós, Senhor”, glorificando o Cristo que falou.

Compreendemos que esses três membros da Trindade são seres separados e distintos. Por meio do ensinamento deixado por Joseph Smith, sabemos que: “O Pai tem um corpo de carne e ossos tão tangível como o do homem; o Filho também; mas o Espírito Santo não tem um corpo de carne e ossos, mas é um personagem de Espírito.

E é assim mesmo a maneira correta de se fazer: com a mão direita aberta, com os dedos juntos, se toca na testa e se diz “em nome do Pai”; a mão desce ao peito enquanto se repete “e do Filho”; a mão sobe para o ombro esquerdo e de lá para o direito, enquanto se diz “e do Espírito Santo”.

Receba a hóstia.

  1. Para que a hóstia seja entregue nas suas mãos, estenda-as, colocando a esquerda sobre a direita. Não tome a hóstia das mãos do padre; deixe que ele a ponha em sua mão.
  2. Quando entregar a hóstia, o padre dirá: "O Corpo de Cristo". Ao que você deve responder: "Amém".

Como você se sentiu com o conteúdo dessa matéria? O gesto com as mãos simbolizando um L – fazendo um ângulo de 90° com o polegar e o dedo indicador – ficou popular na eleição de 1989 e até hoje é repetido pelos eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Benzedeiras ajudam a cuidar do corpo e da alma em unidades de saúde. Espinhela caída, quebranto, mau olhado. Quem é do interior, provavelmente, já ouviu essas expressões e, na sequência, um conselho: é melhor se benzer. O costume, porém, também tem seu espaço na cidade grande.

Uns dizem que se a coceira for na palma da mão direita é dinheiro chegando e se for na palma da mão esquerda é dinheiro saindo.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Dignai-Vos, Senhor, eu Vos suplico, conduzir-me, a mim pecador, a esse inefável festim onde, com o vosso Filho e o Espírito Santo, sois para os vossos santos luz verdadeira, gozo pleno e alegria eterna, cúmulo de delícias e felicidade perfeita. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor Nosso. Amém.”

A Igreja nos ensina que não podemos comungar em pecado mortal sem antes nos confessarmos. Pecado mortal é aquele que é grave, normalmente contra um dos Dez Mandamentos de Deus: matar, roubar, adulterar, prostituir, blasfemar, prejudicar os outros, ódio etc.

1- Cruz celta ou cruz irlandesa
Nada mais é do que um dos símbolos nos cemitérios que representam o cristianismo. Esse sinal possui uma pequena circunferência que rodeia e cerca o ponto de encontro das duas retas. A cruz celta representa o equilíbrio da vida e a eternidade, mesmo que fora de um contexto cristão.

Comunicamos com pesar o falecimento de (nome), (cargo), ocorrido no dia xx/xx/xx. O velório será no (local), (endereço), dia xx/xx, a partir das xx horas. Em seguida, acontecerá o/a sepultamento/cremação, às XX horas, no (local), (endereço). A todos os familiares e amigos, os nossos mais sinceros sentimentos.