O que significa quando um gato pisca um olho pra você?

Perguntado por: aportela . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Quando o gato pisca lentamente para o tutor, está demonstrando amor e confiança. Muitas pessoas acham que os gatos são animais mais distantes e que não são muito apegados ao tutor.

As emoções dos gatos

  1. miado curto: o pet te dá “oi” e demonstra que gosta de ver você;
  2. miado médio: ele está com fome ou sede;
  3. miado baixo: o bichano está com raiva de algo ou quer brigar;
  4. miado muito alto: ele precisa de algo urgente;
  5. ronronar: o felino quer dizer que está muito feliz.

5 dicas de como falar com gatos

  1. O primeiro passo sobre como falar com gatos: entenda os bichanos.
  2. Fale em um tom adequado.
  3. Utilize o reforço positivo.
  4. Tenha palavras-chave.
  5. Pense em sua postura corporal.
  6. Pisque para demonstrar carinho.

Cuidado com áreas sensíveis
Na hora de acariciar o rosto do gatinho, tome cuidado com as bochechas, onde ficam os bigodes dele, já que essa região é bem sensível e desconfortável ao toque. Regiões da barriga e bochechas são proibidas para a maioria dos gatos!

Júlia Martinez, do Vida de Bicho, explica que os felinos têm esse hábito tanto para marcar território quanto para demonstrar carinho. Segundo ela, os feromônios usados para os gatos se comunicarem ficam na região da face, então é comum que eles transmitam mensagens esfregando bochechas ou o queixo.

As pessoas costumam ver este comportamento como um gesto de afeto do animal, quando, na verdade, o gato está apenas a marcar território com o seu cheiro. Durante o ritual, ocorre uma importante troca de odores que serve para criar um cheiro comum e familiar entre todos os indivíduos que partilham o território.

Os gatos escolhem seus tutores
Isso acontece porque ele gosta mais daquelas que respeitam suas vontades. Em geral, quando os gatos tendem a se aproximar de pessoas que não os obrigam a fazer nada, eles associam a presença a algo positivo. Por último, as pessoas preferidas dos felinos são aquelas que não o castigam.

Um gato sente ciúmes de uma pessoa, um objeto, um brinquedo e às vezes até de um cantinho específico da casa. O gato fazendo xixi fora do lugar, miando excessivamente e até arranhando superfícies que antes não arranhava são algumas coisas que ele pode fazer para demonstrar seu descontentamento.

Gato dormindo com o tutor
“O gato gosta de deitar em cima do meu travesseiro ou em cima de mim”. Bem, aí a questão é outra. Sempre que um gatinho fica muito perto do seu tutor, especialmente na hora de dormir, é porque ele quer demonstrar afeto.

Dentre as histórias mais conhecidas está a de que os gatos sentem energia das pessoas. Mas não só das pessoas, como de todo o ambiente. Acredita-se que os felinos possuem uma grande capacidade psíquica que é capaz de não só sentir as energias negativas como absorvê-las e eliminá-las de dentro de casa.

3) Gatos sentem quando estamos tristes
Na verdade, pequenas mudanças de humor também são captadas pela sensibilidade felina, e é por isso que esses animais são capazes de perceber até quando estamos tristes.

Como saber se o meu gato gosta de mim? Existem muitos sinais que mostram que o seu gato te ama: amassar, ronronar, lamber ou dormir com você são algumas delas, mas existem muitas mais. Inclusivo as mordidas suaves podem ser uma forma de expressar afeto, embora para nós pareça desagradável.

Os gatos não têm uma capacidade intelectual igual aos humanos, mas será que eles são capazes de entender alguma coisa que falamos? A resposta é sim! Mas diferente dos cachorros que são capazes de entender alguns comandos, por exemplo, os gatos só entendem quando chamamos o nome deles.

Dê um pouco de atenção ao gato.
Você poderá se desculpar com o bicho passando tempo com ele. Faça algo simples, como ler um livro ou ouvir música, próximo ao animal; outra opção é passar um tempo fazendo carinho nele, sem parar. Também pode significar que você deve reservar partes dos dias para brincar com o gato.

Mistura da rotina dos gatos com a dos tutores
Ou seja, ir com você ao banheiro pode ser uma oportunidade para explorar, brincar, relaxar ou só observar a sua movimentação. Tudo isso é motivado pela vontade maior deles de estarem ali, bem próximos de quem amam, dividindo a rotina.

Barreiras naturais. Não são só as patinhas que são pontos fracos nos felinos. Os bichanos possuem um olfato poderoso, que pode ser utilizado contra eles.

Então, uma forma de chamar a atenção dele é imitando um gato, mas com um tom de voz agudo. Os gatos se atraem por esse tom de voz, pois o som mais agudo lembra o barulho de presas naturais do gato, como ratos e passarinhos pequenos.

Medo ou incômodo
Isso porque, apesar de serem habilidosos predadores, os felinos são presas na natureza. Ao serem pegos por alguém no colo, a sensação que eles têm é serem apreendidos por predadores. Isso explica exatamente por que os gatos mordem quando fazemos carinho: podem achar que é uma ameaça.

O gato pula no seu colo, mas se senta com a cara para o outro lado. Ele pode até fica próximo, na mesinha do café, ou do lado do computador, mas sempre de costas. Existe um motivo bem simples para isso: ele não está te insultando, pelo contrário, está demonstrando extrema confiança.