O que significa quando seu cachorro fica te seguindo?

Perguntado por: epilar . Última atualização: 27 de abril de 2023
3.9 / 5 13 votos

Esse excesso de dependência e a falta de segurança e autoconfiança para ficar a poucos metros do tutor é algo extremamente preocupante. Pode parecer um sinal de amor, do cachorro querer estar com você o tempo todo. Mas o motivo dele ser sua sombra não é nada fofo. Isso acontece por angústia.

Não é raro que os cachorros literalmente grudem o focinho nas pernas dos tutores enquanto caminham com eles pela casa. A sensação de proximidade traz segurança e bem-estar, mesmo que seja no banheiro, bem ao lado do vaso sanitário.

Sentidos caninos. Os sentidos dos cães são tão apurados que alguns acreditam que eles podem sentir até mesmo a presença de espíritos no ambiente. Crenças à parte, os cães realmente conseguem 'sentir no ar' que algo está para acontecer, que vão desde a chuva até o falecimento de um membro da família.

Normalmente o motivo desse comportamento está relacionado à insegurança, a um excesso de apego entre cão e tutor. Apego não é sinônimo de amor, muito menos de algo ruim. Todos nós desenvolvemos relações de apego com animais e humanos. A grande questão é o tipo e a qualidade desse apego.

Como dizer eu te amo para um cachorro? 8 ótimas formas

  1. Carinho nas orelhas. ...
  2. Mantenha o contato visual. ...
  3. Ofereça petiscos e agrados. ...
  4. Durma com o seu pet. ...
  5. Abrace o seu cão. ...
  6. Passe tempo de qualidade brincando com seu pet. ...
  7. Converse com as sobrancelhas levantadas. ...
  8. Dê comida na mão para o seu pet.

Como o cachorro enxerga o ser humano? Ao contrário dos humanos, os cachorros não querem ficar enxergando computador e celular, suas preocupações se concentram mais na sobrevivência e a visão deles está adaptada a isso mesmo. Ele passa o seu dia observando o que o rodeia e enxergando a querida família dele.

Em geral, cachorro feliz costuma manter uma postura relaxada na maior parte do tempo. Isso inclui a posição das orelhas e do rabo, que costuma ser mantido em posição de descanso (exceto, é claro, quando o pet está muito feliz, como quando você chega em casa).

Apesar dos cachorros serem ótimos leitores corporais e se comunicarem bastante conosco por gestos, eles podem, sim, aprender por associação o significado das palavras. Ou seja, eles são capazes de entender (e responder) ao seu nome!

Bem, sem mais rodeios então, a reposta para essa pergunta é: por toda vida! As associações que são realizadas em seu cérebro e que estão relacionadas com o que essa pessoa o fez sentir, com seus gestos e movimentos, com seu olhar, sua voz e seu cheiro, é uma lembrança que sempre permanecerá em seu animal de estimação.

Muita gente pensa que o motivo por que cachorro gosta de dormir encostado no dono é algum tipo de comportamento dominante ou possessivo. No entanto, a verdade é que esse hábito não passa de uma demonstração de afeto e carinho do animalzinho com relação ao seu tutor.

Ofereça uma cama bem confortável para ele (afinal, ele não vai querer dormir em uma cama desconfortável depois de dormir com você todo esse tempo). Deixe disponível uma manta ou um cobertor para ele (de preferência que tenham o seu cheiro). Por fim, tenha muita paciência!

Espreguiçar-se
Quando ele fica desse jeito, como se estivesse se espreguiçando, podemos interpretar essa linguagem corporal dos cacachorros de duas maneiras: É habitual observarmos um cachorro nesta posição quando está pedindo a outro cachorro para brincar.

Embora muitos acreditem que o cachorro dormindo em cima do tutor seja um ato de dominância, isso não é bem verdade. O que acontece é que quando o cachorro deita em cima do humano é porque ele está demonstrando afeto e carinho.

Um dos principais sentidos dos cães é o olfato. Em alguns casos, eles conseguem identificar a presença de micro-organismos nocivos à saúde humana – é o caso de algumas bactérias, fungos e, com menor frequência, de vírus.

Então mesmo se você estiver irritado com alguma outra coisa e o seu cachorro perceber, é possível que ele se sinta culpado mesmo assim. Quando você está doente: Os cães podem sentir o cheiro de alguns componentes químicos tóxicos, característicos em pessoas com algumas doenças, como câncer.

Câncer de pulmão, intestino, ovário, próstata, mama e até melanomas fazem parte dessa lista. Assim como outras doenças, o câncer tem marcadores detectados, em alguns casos, nos fluídos humanos. Sendo assim, cães são treinados para detectar a presença desses compostos na pele, urina, hálito, fezes e suor dos pacientes.