O que significa quando sai fumaça do escapamento?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape. Provavelmente, a fumaça vem acompanhada com um cheiro forte. Para resolver o problema, faça a revisão do carburador ou do sistema de injeção eletrônica.

Confira debaixo do carro se tem uma pocinha de óleo. Mas, se você procurou o óleo vazando ou gotejando e não achou, se tudo estiver sequinho, o óleo pode estar abaixando porque ele está queimando junto com a gasolina. E esse óleo queimado sai pelo escapamento.

Cheiro de queimado ou fumaça dentro do veículo é um sinal claro de que o motor fundiu. Mesmo não detectando bem, caso sinta algum odor diferente dentro do carro, procure uma oficina mecânica.

Em alguns casos, a troca da junta ou dos pistões pode resolver. Em outros, pode ser necessária uma retífica completa. Quando esse for o caso, depois de aberto o motor, a câmara de combustão terá seu diâmetro aumentado, será brunida e novos pistões serão instalados. O conserto leva, em média, 25 horas de mão de obra.

Use sal grosso no carvão
O sal grosso em contato com um carvão de boa qualidade reduz muito a fumaça.

A fumaça branca saindo do escapamento quando acelera é um problema que não deve ser subestimado, e sim resolvido o quanto antes, porque se a câmara de combustão for afetada e ficar cheia de líquido, pode resultar em danos graves ao motor do seu carro.

Fumaça cinza saindo pelo escapamento
O carro pode estar queimando óleo ou tendo problema com o turbocompressor.

É comum notar a existência de água no escapamento quando o motor se aquece pela primeira vez no dia. Isso ocorre porque o sistema de escape também produz calor, resultando em vapor de água no cano de descarga. Segundo o professor, o problema é se o líquido continuar escorrendo por muito tempo.

Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

Luz no painel indica a pressão do óleo. Este é um engano da maioria dos motoristas: a luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível.

A causa desse problema pode ser desgaste nos retentores ou nas sede das válvulas do motor, o que provoca vazamento de óleo para as câmaras de combustão. O resultado é justamente a queima do lubrificante junto com o combustível.

Normalmente os sinais de que elas não estão em boas condições são o aumento do consumo de combustível, a dificuldade de fazer o veículo pegar e o excesso de fumaça, além de falhas no motor. O que acontece é que, ao pegar um motor com problema, muitas vezes as velas são limpas, mas dificilmente trocadas.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.

Riscos e desgaste de cilindro/pistão
É natural que, devido ao atrito entre cilindro e pistão, ocorra o desgaste destes componentes. Quando isso acontece, o óleo presente no motor acaba entrando junto com essa mistura, o que ocasiona também a liberação de fumaça excessiva no motor.

Não deixe seu motor fumando. Fumaça azulada saindo do escapamento indica que o carro está queimando óleo de forma excessiva. Essa queima pode reduzir drasticamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.

Retificar o motor de um carro "popular" custa por volta de R$ 4.000, mas o valor exato você só saberá depois que abrir o motor.