O que significa quando o roteador fica com a luz vermelha?

Perguntado por: lAvila3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
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A luz vermelha acesa continuamente no seu modem Vivo quer dizer que ele não está com a sessão PPP autenticada. Isso significa que, no meio do processo de transmissão de dados de internet, há alguma falha. Já a luz vermelha piscando significa que o nível do sinal da sua internet não se encontra na faixa recomendada.

Caso o roteador pare de funcionar ou esteja com as luzes piscando, sem transmitir sinal Wi-Fi, uma forma prática de tentar recuperar o aparelho é resetando as configurações. Normalmente, os aparelhos vêm com um botão na parte traseira, que permite formatar de forma simples.

A luz “POWER” de ambos devem estar acesas. A luz “PON” da ONU e a luz “LAN” da ONU também. A luz WAN do ROTEADOR deve estar acesa ou piscando. Nunca use o RESET de nenhum dos dois aparelhos.

Se estiver transmitindo o sinal normalmente, há grandes chances de o fator causador do problema ser o roteador. Outra forma de conferir a natureza do problema é usando um cabo de rede no dispositivo conectado direto no roteador. Caso não esteja transmitindo sinal, há a possibilidade dele ser de fato o culpado.

Essa falha pode ser causada por senhas incorretas, dificuldade de leitura da conexão ou até algum detalhe de configuração, caso tenha ativado a limitação de dados sem querer. É possível esquecer um Wi-Fi salvo para tentar conectar novamente do zero, por exemplo. Tudo isso pode ser resolvido com poucos cliques.

Reinicie o modem

  1. O roteador costuma ter um botão de on/off. Aperte-o e deixe o aparelho desligado por alguns minutos, por precaução;
  2. Aperte o botão novamente, para ligar o modem;
  3. Espere a estabilização das luzes, que vão garantir o bom funcionamento do seu Wi-Fi;
  4. Tente conectar seu dispositivo na rede.

Ele serve para agilizar a conexão de dispositivos no roteador, deixando de lado as senhas. Na parte técnica, essa ferramenta grava um código com oito dígitos no modem, para acessar a rede. Assim, basta apertar o botão do WPS que o seu dispositivo já se conecta automaticamente.

Testa a fonte com o multímetro pra ver se esta saindo os 12V, pra validar se foi o modem pode usar uma dessas fontes universais, o mais provável é que você tenha perdido apenas a fonte, mas dependendo do pico de tensão pode ter danificado também o modem.

Com o roteador ligado, pressione e segura o botão WPS/RESET (mais do que 10 segundos) até que a LED SYS comece a pisca rápido. Depois solte o botão e espere o roteador restaurar para as configurações de fábrica. Se você estiver na página de gerenciamento, você pode usar a função Factory Defaults (Padrão de Fábrica).

Como personalizar a configuração do roteador

  1. Ligue-o. ...
  2. Conecte o roteador ao modem. ...
  3. Conecte o seu computador. ...
  4. Faça login como administrador. ...
  5. Forneça as suas informações de conexão. ...
  6. Verifique as conexões locais e de internet. ...
  7. Converta-o em um roteador sem fio. ...
  8. Configure recursos de segurança adicionais.

Reinicie o dispositivo.
Abra o app Configurações e toque em Rede e Internet ou Conexões. Essas opções podem variar de acordo com o dispositivo. Desative o Wi-Fi, ative os dados móveis e veja se há alguma diferença. Se não houver, desative os dados móveis, ative o Wi-Fi e confira novamente.

Verifique se as luzes estão piscando de uma forma diferente do habitual ou se alguma luz está apagada quando na verdade deveria estar acesa. Esse tipo de comportamento anômalo poder ser uma boa maneira de começar a diagnosticar quase qualquer problema com o roteador.

Nesse caso:

  1. Faça um teste de velocidade na conexão Wi-Fi e em seguida, reinicie seu roteador;
  2. Verifique se a velocidade de conexão se mantém baixa na internet via cabo;
  3. Considere alterar seu canal de conexão nas configurações de roteador;
  4. Se o problema persistir, entre em contato com o provedor de internet.

Os problemas com os cabos costumam ser uma das mais frequentes causas para a falta de internet. Isso acontece porque é comum o cabo Ethernet ficar frouxo ou até mesmo desconectar, conforme as pessoas mexem nos móveis. Quando isso acontece, aparece um “X” no ícone de rede, o que indica a suspensão da conexão.

Quando uma fibra óptica se rompe, é preciso detectar o problema a partir de um dispositivo chamado Optical Time Domain Reflectometer (OTDR). Esse equipamento de medição tem como objetivo localizar as falhas, mapear splitters, conectores e emendas e verificar se os valores de atenuação estão corretos.

Conecte o roteador à fonte de energia e aguarde a inicialização do roteador. Pressione e segure o botão H (ou Hi) por mais de 10 segundos até que o indicador apague. Depois que o indicador ficar vermelho novamente, isso indicará que o roteador foi restaurado para as configurações de fábrica.

obtendo conexão adequada da sua Internet.

Wi-Fi Protected Setup (WPS) é uma função disponibilizada com vários routers. Foi concebida para facilitar o processo de estabelecer ligação a uma rede sem fios fidedigna a partir de um computador ou de outro dispositivo.

Nota: Para verificar se o seu roteador está habilitado para WPS, procure por um botão marcado como WPS no seu roteador ou ponto de acesso. Se não houver um botão no hardware, pode haver um botão WPS virtual no software para o dispositivo. Consulte a documentação do seu produto de rede para obter detalhes.

WPS, sigla de Wi-Fi Protected Setup, ou "configuração protegida de Wi-Fi", é uma forma de facilitar a conexão de um dispositivo com o roteador do usuário. Através desse botão, a pessoa não preciso configurar, conectar e inserir uma senha para acessar uma rede.

É possível testar se a fonte do seu PC está queimada usando apenas um clique de papel. O usuário, geralmente, se depara com esse problema quando, ao tentar ligar o computador, nada acontece. Nesses casos, onde nem as ventoinhas (ou ventiladores) rodam, o mais provável é uma falha na fonte do computador.