O que significa quando o pulmão está expandido?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

O pulmão expandido, isto é, aberto, sem ar na cavidade pleural, vai ficar em contato com a parede do tórax (pleura parietal) assim facilitando a cicatrização da lesão que gerou o pneumotórax, por isso, em boa parte dos casos é suficiente para resolver o quadro agudo.

A consolidação pulmonar é um padrão de imagem comum, com diagnóstico diferencial amplo, uma vez que o preenchimento do espaço aéreo pode ocorrer por acúmulo de diferentes materiais, tais como exsudato, transudato, sangue, células neoplásicas ou materiais estranhos, como gordura, na pneumonia lipoídica, ou cálcio, na ...

Pneumotórax é a presença de ar entre as duas camadas da pleura (membrana fina, transparente, de duas camadas que reveste os pulmões e o interior da parede torácica), resultando em colapso parcial ou total do pulmão. Os sintomas incluem dificuldade respiratória e dor torácica.

O tratamento definitivo é cirúrgico e inclui ressecção das bolhas, com ou sem pleurodese e com ou sem pleurectomia apical, que é a ressecção da pleura parietal (parte interna da parede do tórax) para gerar uma maior aderência da região doente e menor risco de recidiva.

Se o pulmão não se expandir, insere-se dreno torácico e o paciente deve ser hospitalizado. Os pneumotórax espontâneos primários também podem ser inicialmente tratados com dreno torácico conectado a frasco selado com água, com ou sem sucção.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.

Falta de ar, chiado no peito ou rouquidão. Dor no peito que não passa e piora quando a pessoa respira fundo, tosse ou dá risada. Dor no braço ou no ombro. Tossir sangue ou catarro com cor de ferrugem.

As doenças que cursam com essa alteração são microlitíase alveolar pulmonar, amiloidose parenquimatosa, talcose, calcificação pulmonar metastática e impregnação por amiodarona. Características clínicas e tomográficas, avaliadas criteriosamente, podem fazer o diagnóstico diferencial.

Os eventos esportivos, como jogos de futebol, são a terceira principal causa das lesões no pulmão, que podem acontecer quando há um choque entre atletas. Nesse sentido, existem muitos tipos de lesão que podem acontecer: muscular, óssea e ligamentar.

Porém, o único sinal direto de enfisema no radiograma de tórax é a presença de bolhas contendo ar. Sinais indiretos incluem a retificação e o rebaixamento do diafragma, a redução focal da vasculatura pulmonar e o aumento do espaço claro retroesternal.

Aqui estão alguns sinais de que você deve procurar ajuda médica para uma avaliação dos seus pulmões: 1- Tosse subaguda ou crônica: a tosse é considerada subaguda quando dura mais de 21 dias e crônica quando dura mais de 8 semanas.

O tórax contém dois pulmões, um no lado direito e o outro no lado esquerdo. Cada pulmão é constituído por lobos. Os pulmões são macios e estão protegidos pela caixa torácica. O objectivo dos pulmões é transportar oxigénio para dentro do corpo e eliminar o dióxido de carbono.

O pulmão é um órgão semelhante a uma bexiga, que caracteriza o aparelho respiratório humano. O pulmão é um órgão de forma piramidal, semelhante a uma bexiga, de consistência esponjosa, cor-de-rosa, localizado na caixa torácica e que faz parte do aparelho respiratório.