O que significa quando o porquinho-da-índia fica pulando?

Perguntado por: ehipolito8 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Os porquinhos-da-índia normalmente correm e pulam quando são autorizados a sair de sua gaiola e, geralmente, passam a ter muito espaço para explorar e interagir com seus tutores ou outros porquinhos-da-índia.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.

As crianças muito pequenas não devem pegar no porquinho da Índia no colo, por ser muito arriscado. Quando as crianças já estiverem maior, com tamanhos de mãos e braços de tamanho suficiente para suportar corretamente o porquinho-da-Índia, devem ser ensinadas por um adulto a fazê-lo devidamente e sem riscos.

Nomes para porquinho da índia de A a Z

  1. Ágata, Alex, Átila, Arizona, Apolo;
  2. Astor, Áquila, Abelardo, Alfredo, Aramis;
  3. Ayza, Argos, Ameli, Akim, Afrodite,
  4. Alpha, Aisha, Aime, Almôndega, Andy.

Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia.

Porquinhos-da-índia gostam muito de brincadeiras, então não deixe de soltá-lo pela casa e se divertir ao lado dele! Só lembre-se de afastar objetos perigosos do alcance do dentuço e de fechar portas e janelas que ele possa ter acesso. Além disso, cuidado com animais maiores que possam machucá-lo!

Mas como saber se o porquinho-da-índia está feliz?

  1. Dá mini saltos e corridas.
  2. Quer interagir com você
  3. Lambe ou mordisca sua mão suavemente.
  4. Gosta da companhia de outros membros da sua espécie.
  5. Mantém-se ativo e em boa forma.
  6. Descansa sem dificuldade.
  7. Emite sons de felicidade.

Recordemos que os porquinhos-da-índia são animais herbívoros, o que significa que a sua dieta se baseia unicamente em alimentos vegetais. Por isso, os produtos de origem animal e os seus derivados (carne, leite e queijo) não são adequados para eles.

O porquinho-da-índia, diferente de outros roedores, que só enxergam em preto e branco, também tem visão bicromática (vermelho e verde). É como se eles, os cães e os gatos fossem daltônicos. E essa não é a única diferença. As imagens da televisão, por exemplo, não fazem sentido para eles.

O banho em porquinho-da-índia deve ser considerado uma vez a cada três meses ou mais. Visto que o animal costuma se limpar através das lambidas, o principal é você manter a gaiola e outros itens da casinha limpos.

Durante quanto tempo posso deixar um porquinho-da-índia sozinho sem o prejudicar? Se não tiver alternativa, pode deixar o seu porquinho-da-índia sozinho por dois dias, desde que deixe comida e água suficientes.

Tiago Perez, especialista em animais silvestres da Amahvet, contou ao Canal do Pet que a má higiene do porquinho-da-índia pode resultar em graves problemas à saúde do animal, como problemas no trato urinário (cistites), nós nos pelos, e consequentes dermatites por contato com urina e fezes.

E falando em ser facilmente assustado – você sabia que os porquinhos-da-índia dormem com os olhos abertos?! Voltando a compra da gaiola… na lista de acessórios importantes inclui um comedouro e bebedouro.

Você pode dar banho no porquinho-da-índia de pelo longo, mas apenas se for mesmo muito necessário, a ponto de uma limpeza simples não resolver o problema. Isso porque, devido à pelagem mais densa, é essencial evitar a umidade para que a pele não fique abafada.

Outro cuidado em relação ao local onde ele vai viver é a necessidade de ter uma casinha. O porquinho-da-índia gosta de dormir em um abrigo. Você pode investir em uma cabaninha de tecido para gato, por exemplo.