O que significa quando o peixe fica abrindo e fechando a boca?

Perguntado por: ncorte . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

A falta de oxigênio no tanque é a razão mais comum pela qual os peixes abrem a boca na superfície do tanque.

Como identificar o estresse em peixes
Quando os peixes estão estressados, é possível notar mudanças em sua coloração original: um peixe vermelho pode ficar branco, e um azul pode ficar preto, por exemplo.

Os olhos fundos indicam que o peixe está morto ou à beira da morte. Veja se os olhos estão acinzentados, que é um sintoma clássico de morte para muitos peixes de aquário. Caso seu peixe seja um baiacu, picão-verde, um peixe da família siganidae ou um peixe-escorpião, um olho com a cor acinzentada pode ser normal.

Quando os peixes põem a cabeça para fora e ficam de boca aberta, eles estão tentando em busca de oxigênio. Se isso acontece, é importante aumentar a oxigenação da água e uma das soluções principais é o uso de aeradores.

A oxigenação da água dos tanques de criação de peixes é fator determinante para que eles se mantenham vivos. Na criação de peixes, a oxigenação da água é realizada por sistemas artificiais, como aeradores com pás, aeradores com injetores, aeradores de ar difuso ou aeradores tipo chafariz.

Diferentemente do que alguns podem pensar, o oxigênio utilizado na respiração dos peixes não é aquele da própria água, cuja famosa fórmula é H2O. Na verdade, a oxigenação ocorre por meio de trocas gasosas que ocorrem com o ar atmosférico.

Bom seria se os peixes pudessem nos avisar verbalmente que há algo de errado com eles.
...
Como saber pela aparência se o peixe está doente

  1. Perda de cor;
  2. Desgaste das barbatanas;
  3. Feridas pelo corpo;
  4. Inchaço;
  5. Olhos saltados,
  6. Ventre retraído.

A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico. Existe um equilíbrio entre a quantidade de gás que fica na água que é chamado ponto de saturação.

Se um peixe-zebra é deixado em um aquário e, após cinco minutos, estiver parado na metade inferior do recipiente, por exemplo, é sinal de que ele está deprimido. Se está nadando pela parte de cima do aquário significa que está "explorando novas experiências" e, logo, está feliz.

-Condições inadequadas da água: Água contaminada com amônia, nitrito, nitrato, metais pesados, matéria orgânica em excesso, pouca oxigenação, grande quantidade de gás carbônico. Ou mesmo temperatura, pH, salinidade, dureza geral, dureza de carbonatos incompatíveis com os peixes provocam estresse.

Como saber se meu peixe está doente?

  1. inchaço;
  2. desgaste das barbatanas;
  3. feridas pelo corpo;
  4. falta de disposição para nadar;
  5. perda de cor.

Com o aumento da disponibilidade de nutrientes, temos um aumento considerável no número de algas e cianobactérias. Num primeiro momento, há mais alimento disponível para os heterótrofos, mas há pouca troca de gases entre o corpo d´água e a atmosfera, ocasionando uma baixa oxigenação da água.

Recomenda-se trocar 15% da água do aquário todas as semanas (ou 30% a cada 2 semanas). É necessário remover regularmente a matéria orgânica em decomposição do aquário, caso contrário, podem ocorrer desequilíbrios químicos na água e matar os peixes.

"O sal é um anti-bactericida, um antifúngico e auxilia a gente neste processo de transporte para que nos peixes não ocorram surto de fungo ou de bactéria durante o transporte entre os tanques.

Ou seja, um aqua com poucos peixes pode ficar horas e horas sem que eles sintam, um lotado vai conseguir isso por meia à uma hora apenas.

Entre os fatores naturais, estão alterações bruscas de temperatura, tempestades (inundações), decomposição de matéria orgânica natural, alteração na salinidade, alta mortalidade de crias e eclosões de parasitas, bactérias, vírus e fungos.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

O oxigênio é obtido industrialmente por meio do processo de destilação criogênica, isto é, que envolve baixas temperaturas. A matéria-prima dessa produção é o ar atmosférico, que tem aproximadamente 20% de oxigênio em sua composição. “Após a captação na atmosfera, o ar é comprimido e resfriado até se liquefazer.